Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo Yoga 520 / LA-E541P / Liga sem vídeo

Avalie este tópico:


Mauricio Estudier

Posts em destaque

Bom dia!

Estou trabalhando num YOGA 520 que não ligava nada.

Logo que abri identifiquei o PWM de 5V carbonizado. Removido da placa, reconstruídas as trilhas, curto resolvido, reposto componente e 5V reestabelecido.

Porém, máquina fica em standby com 0,032A na fonte. Quando liga, sobre pra 0,153A e mais nada...

Medindo as bobinas, as únicas tensões ausentes são do VCCCORE e VCCGT.

VRON e DRVON ativos, habilita todos os drivers, VCCSA presente, mas nas saídas do PUI1 NCP81218 (16 e 22) não tenho nenhuma oscilação de PWM, apesar de subirem para 1,99V, não oscila.
Comparando com o pino 36, tenho cerca de 630kHz...

Não consegui mapear pelo datasheet se estes 1,99V estão corretos e não sei se perdi alguma coisa para entender a habilitação da oscilação.

image.png.c9031097005e20eb88e18d82808d1821.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é a mesma do fórum (LA-E541P DIUYA_YB_SA_SB_SD)... Página 45/46, referente a alimentação e saídas do NCP81218 e ligação dos drivers...

Vou subir o arquivo que tenho aqui e já atualizo o link aqui no post.

 

Editado: por Mauricio Estudier
complementar esquema
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anexos inseridos na área Downloads do fórum.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu analisaria o PUI1 (NCP81218MNTXG) por ser um importante regulador de tensão e corrente, depois de certificado sua alimentação passaria para os pinos 38 e 37 com destaque para PCI35. Importânte também certificar o clock que segundo o datasheet o componente trabalha na faixa de 300 kHz a 1.4 MHz(a documentação e extensa e não li se possui clock interno...). Note que este componente gera VR_PWRGD e que destina do U11(NPCE388NA1DX).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Gercino Satiro disse:

Eu analisaria o PUI1 (NCP81218MNTXG) por ser um importante regulador de tensão e corrente, depois de certificado sua alimentação passaria para os pinos 38 e 37 com destaque para PCI35. Importânte também certificar o clock que segundo o datasheet o componente trabalha na faixa de 300 kHz a 1.4 MHz(a documentação e extensa e não li se possui clock interno...). Note que este componente gera VR_PWRGD e que destina do U11(NPCE388NA1DX).

A saída para os drivers são nos pinos 16 e 22, que sobem para 1.99V mas não oscilam. 
a saída 36 oscila na faixa de 630kHz e habilita a saída de 1V normal. 
a dúvida é se o start da oscilação no 16 e 22 dependeriam de mais algum sinal fora o svid?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mauricio Estudier disse:

A saída para os drivers são nos pinos 16 e 22, que sobem para 1.99V mas não oscilam. 
a saída 36 oscila na faixa de 630kHz e habilita a saída de 1V normal. 
a dúvida é se o start da oscilação no 16 e 22 dependeriam de mais algum sinal fora o svid?

Não tenho maiores experiências neste setor, mas observo que PUI3(NCP81253MNTBG) habilita normal em 5V e PWM "normal" igual a 400kHz, destacando que isso é informação de datasheet mas não significa que o componente não atue em frequencias próximas. Já o PU42(NCP81151MNTBG) habilita normal em 4V5 e PWM
é orientado em tensão e não frenquencia, fica em HIGH 3V4...  como não cita frequencia e está acomodado na mesma fonte de sinal esperamos que atenda aos mesmo 400kHz.  Analisaria dreno de PQI2 e U42 esperando 19V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Mauricio Estudier disse:

não é presente nesta placa.

 

Interessante, seu esquema é um pouco diferente do meu...  mas tudo certo.
Veja, considerando que o drive PUI4 possui +5VS um sinal 'qualquer' em PWM e recebe high via DRVON [Lembrar: DRVON surge de PUI1(NCP81218MNTXG)].... teoricamente resta +19VB_CPU
Tento +19VB_CPU, DRVON e +5VS em PUI4 vamos trabalhar na half-bridge PQI9 e 10. 

 

OBS: O capacitor que citei está presente na imagem que você desenhou o X...  veja com atenção.

Editado: por Gercino Satiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vou explicar melhor...
O esquema está completo, mas pode ver que tem @U42@ em toda a área. Isso se refere à diferenças em modelos da placa.

Na que está aqui comigo, não há esta fase +VCCCORE via PUI4... Apenas a fase via PUI2.

Nos posts anteriores citei que tenho +VCCSA (PUI5), mas falta +VCCGT e +VCCCORE, PUI3 e PUI2 respectivamente.
Nos inoperantes, há VCC e DRVON, porém o PWM, apesar de estar 1.99V, não oscila.

No caso do VCCSA, a oscilação no PWM do PUI5 é na faixa de 630kHz, e está liberando a tensão normal na PLI6.

Minha dúvida está diretamente relacionada ao PUI1, que para algumas saídas está oscilando e outras não...
As saídas 16 e 22, correspondentes aos PUI2 e PUI3 se habilitam mas não oscilam...

image.png.d76758a980cf1b8c85cbe75ef799274f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Depois de alguns meses na gaveta, puxei a placa para reavaliar...
Passei a seguir outra lógica, verificando as transferências....

Avaliando o UC5, tinha normal a passagem do 1.0ALW para 1.0_VCCST, da mesma forma que o 1.8VAWL para 1.8VS...
Passei para o UC6 e, mesmo com a habilitação, não gerava 1.0VS_VCCIO... a saída no pin 6 ficava na ordem de 300mV...

Feita a substituição, máquina passou a iniciar, porém sem a tensão de +VCCGT. mas entra em um loop reiniciando a cada 5 segundos...

Teste no PQI2 sem apresentação de curto e resistências nos gates na ordem de 50k... normal para o tipo de circuito...
Um passo atrás, no PUI3, recebe o DRVON normal para o enable (após a correção do VCCIO o 81218 voltou a operar de acordo), tem a alimentação de +5VS, mas nada na saída SW (pin 7)... impedância de 13ohms, condizente com as demais fases do processador (entre 13 e 25R nos indutores)...

 

Alguma indicação do que eu possa estar deixando escapar?

Vou trocar este driver e avaliar se estabiliza o VCCGT e posto aqui...
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Avançando... 
UC6 - trocado. Liberou VCCIO.

UC5 com fuga. Substituído.
PUI3 sem saída mesmo com as habilitações. Tb trocado.
PUI5 - depois da troca dos demais, tb apresentou curto. Aguardando receber... 
PQI1 - Curto geral (alta e baixa)... substituído e aguardando o driver chegar pra seguir...

Essa plaquinha está sendo uma escola... kkkk ...

PQI1 é um AON7934, exatamente igual à AONH36334 ...  Mesmo fabricante, códigos diferentes, datasheet parece um COPY-PASTE de um pra outro... a pergunta é: POR QUÊ?!?
 

Só consigo imaginar em dificultar reparos... 🤣

Agora esperando chegar o driver para seguir com o aprendizado... e ainda posso me surpreender com o processador queimado... kkkk

Pelo menos agora sei que o SVID está operando no 81218, que era a dúvida inicial...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...