Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido [Resolvido] duvida sobre componente K6N27


Posts em destaque

Olá.
Muito grato por usar seu tempo lendo meu topico.

Eu nao sou profissional de eletronica.
Eu esperava um dia se isso for possivel estudar eletronica. Entretanto isso se eu tiver chance de ter equipamentos que realmente funciona de bom nivel.
Em outras palavras ... meu topico é somente para tirar uma duvida.

Eu tenho um equipamento com defeito e um amigo que é profissional de eletronica analizou e disse que somente tinha um unico componente com defeito.
O componente é muito pequeno ... foi feito um captura de imagem com zoom e foi possivel ler a nomeaçao desse componente.

O nome do componente é um K6N27 e tem 6 pinos ( 3 de cada lado).
Ficou no acordo que eu teria que encontrar esse componente para que fosse feito algum reparo.

Fazendo uma pesquisa em sites com banco de dados de componentes que esse K6N27 é um transistor SOT-363.
Depois tentei fazer pesquisa aonde se compra esse componente e começou as duvidas.

Lendo os PDFs abaixo mostrou as informaçoes diferentes entre alguns sites de fabricantes.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.




MMDT3904
MMDT3904-7-F
SOT-363

O equipamento é uma placa de video de computador ou seja em meu conhecimento na mainboard tem voltagens de 3, 5 e 12 volts.
Entretanto no datasheet desse componente mostrou

Collector-Base Voltage 60 V
Collector-Emitter Voltage 40 V
Emitter-Base Voltage 6 V
94 V em um pdf e 40 V em outro pdf.

Eu pensei que seria somente eu pedir um MMDT3904 e pronto ...
Por causa dessas informaçoes minhas duvidas sao as seguintes :

Em todos os sites de datasheet mostram que K6N27 ( K6N é transistor part numero e 27 sao algum codigo da data de fabricaçao que nao foi possivel identificar) é SOT-363 MMDT3904 e SOT-363 MMDT3904-7-F.

- MMDT3904 e MMDT3904-7-F sao exatamente o mesmo nome do mesmo componente ?
- SOT-363 , SOT-363-3 e SOT-363-6 sao exatamente o mesmo nome do tipo de componente ?
- Esse K6N27 é um NPN , N-channel ou P-channel ?
- Apesar dos datasheet mostrar 40 e 94 volts e outras voltagens altas (Collector-Base Voltage 60 V , Collector-Emitter Voltage 40 V e
Emitter-Base Voltage 6 V) nao é exatamente usado essa alta voltagem ou seja é como se fosse o maximo de voltagem que esse componente pode alimentar e se o equipamento trabalha com voltagem baixa sera exatamente alimentando com voltagens baixas como por exemplo o valor mencionado base emissor 6 volts ?

Eu somente queria ter certeza para nao comprar componente errado apesar que alguns forums disseram que esse transistor duplo N é generico.

Eu agradeço qualquer resposta.
Tenha um bom dia.

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto7744 o componente é MMDT3904, tem no Mercado Livre baratinho.
Como já existe um profissional em eletrônica, que até identificou o defeito, saberá esclarece todas as dúvidas com plena segurança, pois além de conhecer o componente ele com a placa em mãos sabe as tensões e correntes envolvidas no circuito.
Sucesso no reparo 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agradeço sua resposta.

Infelizmente eu nao tenho como entrar em contato com esse profissional para tirar as duvidas desse componente.

Como eu disse no datasheet desse MMDT3904 tem valores de voltagem muito altas para um componente que é usado em placa de video ( placa usa 3 , 5 e 12 volts). Os valores de voltagem sao 40 e 94 volts.

Eu somente queria saber se esses valores muito alto de voltagem 40 e 94 volts na verdade sao o maximo que esse componente suporta ou emite e tambem se esse componente é NPN , N-channel e P-channel ?

 

Como eu disse sou novato em eletronica e nao quero abusar da boa vontade de qualquer que coloca uma resposta aqui.

Em meu pequeno conhecimento é como se esse componente faz alguma proteçao ou faz amplificaçao na voltagem pegando voltagem pequenas e transformando em altas voltagem no ponto emissor.

 

Confirmado alguns detalhes vao comprar esse componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, não é porque um componente tem a tensão máxima de 30 Volts, ainda mais em transistores, que se você utilizá-lo em 5 Volts ele não vá funcionar.


É isso o que quer dizer, tensão máxima é a tensão máxima suportada sem problemas. Isso não quer dizer que ele gera ou produz tensão ou corrente do nada também, por exemplo, tem pessoas que acham que o transistor ligado em 3V sairá 40V na saída ou se utilizar em um circuito que use uma fonte de 1 Ampere, usando um transistor com corrente máxima de 20Amperes, saiam os 20 Amperes. Na maioria das aplicações, ele pode é usado como uma chave. No datasheet geralmente, temos as características das tensões suportadas, ou seja, mínima e máxima.

 

Não me leve a mal, mas se você não é técnico e não tem tempo, ferramenta, ou sei lá o motivo para fazer um curso de eletrônica, conforme seu primeiro post, leve seu equipamento para um técnico qualificado, para que ele possa realizar o reparo, pois você não tendo conhecimento técnico, poderá piorar a situação do seu produto.

 

Te indico dar uma estudada em transistores: Seguem alguns vídeos com explicações.

 

 

 

 

Existem outros artigos e vídeos sobre o assunto... só  pesquisar.

 

Boa sorte.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Augusto7744 . 

18 horas atrás, Augusto7744 disse:

SOT-363 , SOT-363-3 e SOT-363-6 sao exatamente o mesmo nome do tipo de componente ?

Esse códigos identificam o tipo de encapsulamento do componente e não o componente em si, há vários transistores diferentes que usam esse tipo de encapsulamento.
 

18 horas atrás, Augusto7744 disse:

Esse K6N27 é um NPN , N-channel ou P-channel ?

De acordo com o datasheet o K6N é composto por dois transistores NPN no mesmo encapsulamento, cada um deles com seus terminais separados. Geralmente ele é usado como amplificador, como chaveador ou como inversor de sinal.
 

 

1 hora atrás, Augusto7744 disse:

Como eu disse no datasheet desse MMDT3904 tem valores de voltagem muito altas para um componente que é usado em placa de video ( placa usa 3 , 5 e 12 volts). Os valores de voltagem sao 40 e 94 volts.

40 volts é a tensão máxima que ele suporta sem danificar, assim não há qualquer problema em usa-lo em circuitos alimentados por 12 volts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nagkiller
"Não me leve a mal, mas se você não é técnico e não tem tempo, ferramenta, ou sei lá o motivo para fazer um curso de eletrônica, conforme seu primeiro post, leve seu equipamento para um técnico qualificado, para que ele possa realizar o reparo, pois você não tendo conhecimento técnico, poderá piorar a situação do seu produto"

Eu agradeço sua resposta .. Eu nao farei a troca e mesmo que tentasse nao seria feito isso.
Estou aqui com um soldador e multimetro da marca Hikari. Nao tinha condiçao eu comprar soldador ou estaçao de solda acima de 200,00 para fazer soldagens simples ... entretanto eu vi como é perigoso comprar soldador de preço baixo !!! Isso pode enviar uma voltagem alta queimando tudo !
Sinceramente eu nao confio em usar esse soldador para fazer algo em qualquer circuito ... eu levei um choque nao tao leve possivelmente uns 50 ou 60 volts ao tocar em um fio que tocava nesse soldador e o multimetro fica oscilando em alguns valores de um modo que mostra que tem algo de errado ali ... ajuda mesmo a saber se tem carga em bateria e continuidade.

As pontas de teste desse multimetro sao muito frageis e precisa fazer pressao para conduzir alguma tensao para teste. O cabo acabou se soltando muito facilmente .... qualidade ruim mesmo ... depois comprei uma ponta de teste na multi comercial na sta ifigenia foi uma guerra para a soldar o cabo nessa ponta de teste. material muito ruim ... serio eu nao sou profissional de eletronica e do pouco vejo que é grande a quantidade de componente e material para eletronica de pessima qualidade que é importada para aqui ... tem peça que nem aguenta uma simples soldagem ... nao reclamando com raiva, mas apenas compartilhando essa experiencia que eu tive tentando consertar o cabo e a ponta de teste desse multimetro.
Assim sendo no dia que eu tiver equipamentos que realmente sao de nivel proximo a profissional em minhas maos tentarei entender eletronica. Talvez menos de R$ 1000,00 dá para comprar alguns equipamentos para fazer testes ?
Muito grato pelos links de videos. Eu vou ver isso 😃

@JoeRob
"De acordo com o datasheet o K6N é composto por dois transistores NPN no mesmo encapsulamento, cada um deles com seus terminais separados"
Isso significa que por ser duplo pode ser montado de qualquer um dos dois lados ?

"Geralmente ele é usado como amplificador, como chaveador ou como inversor de sinal"
Eu tinha imagindo isso porque ficou enconstado um cabo do cooler por varios segundos nesse componente e nao causou danos em outras partes da placa. Derreteu e queimou o componente.

Esse transistor é muito pequeno ... tem no mercadolivre ...
Eu estive na sta ifigenia algumas semanas atraz ... para mim é lamentavel o estado de algumas lojas ... lojas de componentes ... estava ocorrendo problemas de vendas e depois os politicos conseguiram piorar ainda mais.
Será que esse componente encontra facilmente na sta ifigenia ? se sim talvez é naquelas lojas que fica nos andares do numero 295.

 

Eu agradeço muito por cada pessoa que leu meu topico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Augusto7744 disse:

Isso significa que por ser duplo pode ser montado de qualquer um dos dois lados ?

A minha primeira resposta seria "não", mas olhando o datasheet verifiquei que ele pode sim ser colocado em qualquer posição na placa.
 

 

6 horas atrás, Augusto7744 disse:

Eu estive na sta ifigenia algumas semanas atraz ... para mim é lamentavel o estado de algumas lojas ... lojas de componentes ..

Aqui no RJ não é muito diferente. Há muitos anos a maioria das lojas de venda de componentes fechou ou se transformou em lojas de som automotivo ou de iluminação e som para festas. Restaram apenas os sites como Mercado Livre, AliExpress ou Shopee, mas as vezes a quantidade mínima para o pedido e o preço do frete tornam inviável a compra, sem contar o risco de comprar componentes falsificados.

Sugiro que você dê uma pesquisada no Google usando a frase "acheicomponentes mmdt3904" (sem as aspas), o primeiro link que aparece é de uma loja online de SP, veja se lhe atende. Segundo o site, eles tem um stand próximo a Sta Ifigênia mas é apenas para retirada, a compra deve ser feita pelo site.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoeRob

"Sugiro que você dê uma pesquisada no Google usando a frase "acheicomponentes mmdt3904" (sem as aspas),"
Encontrei o componente nessa loja. Muito grato pela dica.

Eu andei muito na sta ifigenia tentando encontrar o componente ... infelizmente fecharam muitas lojas de componentes ...

Realmente o transistor é o MMDT3904.
Foi removido o componente queimado e usado esse MMDT3904. A placa de video ligou. Entrentato nao foi feito testes deixando por muito tempo ligado e 100 % de uso para ver se esta sendo alimentando corretamente.

Eu agradeço a todos que colaboraram em tentar me ajudar em achar uma soluçao para o topico.
O problema foi resolvido.
Muito grato.
Tenham uma boa semana.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Augusto7744 alterou o título para [Resolvido] duvida sobre componente K6N27

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...