Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Compaq Presario CQ-27 / MB: NK53-VER03 / Não Liga.

Avalie este tópico:


yatm

Posts em destaque

Olá, estou com esse notebook Compaq que não liga! conecta o carregador o led vermelho (de status carregando) acende, porém nem ligando pelo teclado (Power) como ligando direto no conector do teclado na placa mãe (fechando um curto nos pinos) o equipamento não liga! não dá sinal de nada! 

 

como mostra em anexo segue as voltagens na placa! Não encontrei esquema e nem Boardview... uma coisa que achei estranho é que na Bios pino 8 está dando somente 0.11V encontrei somente os 3v e 5v nas PLs as demais bobinas encontram tudo zerado! 

 

Bios é Winbond 25Q64JVSIQ o i/o KB3930QF... 

 

Alguém pode me ajudar nessa placa? 

IMG_20230326_130945.jpg

IMG_20230326_131535.jpg

IMG_20230326_131548.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Essa BIOS é de 3,3V, segundo o próprio datasheet. Algumas placas só liberam os 3,3V nos pinos 1 e 8 quando a placa-mãe é iniciada

 

O pino 8 é o VCC e o pino 1 é CS que é comunicação com o Super I/O

 

Qual é a tensão ENTRE os pino de liga e desliga? Essa informação é bastante pertinente, pois eu não sei qual é o pino que recebe o bit neste Super I/O, então, vamos esperar algum usuário conhecedor dizer qual é... desconfio que seja o ECRST que ativa o Super I/O ao cair no nível lógico baixo (0V). O teste é feito com o multímetro no referido pino em relação ao GND. Para isso, aperte o botão power. Se for este mesmo o pino, o sinal ficará em 0V.

E qual a tensão ENTRE os pinos 9 (VCC) e 11 (GND) do Super I/O? Nos ajudará a ver se o Super I/O está intacto

Veja na página 8 do datasheet do Super I/O:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, 14bis disse:

Olá

 

Essa BIOS é de 3,3V, segundo o próprio datasheet. Algumas placas só liberam os 3,3V nos pinos 1 e 8 quando a placa-mãe é iniciada

 

O pino 8 é o VCC e o pino 1 é CS que é comunicação com o Super I/O

 

Qual é a tensão ENTRE os pino de liga e desliga? Essa informação é bastante pertinente, pois eu não sei qual é o pino que recebe o bit neste Super I/O, então, vamos esperar algum usuário conhecedor dizer qual é... desconfio que seja o ECRST que ativa o Super I/O ao cair no nível lógico baixo (0V). O teste é feito com o multímetro no referido pino em relação ao GND. Para isso, aperte o botão power. Se for este mesmo o pino, o sinal ficará em 0V.

E qual a tensão ENTRE os pinos 9 (VCC) e 11 (GND) do Super I/O? Nos ajudará a ver se o Super I/O está intacto

Veja na página 8 do datasheet do Super I/O:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

os pinos do conector do teclado está com 3v 

eu falo pq essa placa fechando curto entre o GND e o pino correto do power de (3v) no conector do teclado a placa liga sem o teclado...

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatm Também não tenho o esquema desta placa, mas deixo uma sugestão... após se verificar o bom funcionamento do botão power.
Com a placa energizada faça aferição das tensões de dreno das half-bridge que conseguir encontrar. Creio que todos os mosfets que encontrar em bridge os drenos serão facilmente identificados por 4 pinos ligados entre si.
Cuidado com a ponta do multimetro ao medir estes componentes, não deixe encontar em outros componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Gercino Satiro disse:

@yatm Também não tenho o esquema desta placa, mas deixo uma sugestão... após se verificar o bom funcionamento do botão power.
Com a placa energizada faça aferição das tensões de dreno das half-bridge que conseguir encontrar. Creio que todos os mosfets que encontrar em bridge os drenos serão facilmente identificados por 4 pinos ligados entre si.
Cuidado com a ponta do multimetro ao medir estes componentes, não deixe encontar em outros componentes.

 

eu testei todos os mosfet e encontra-se bons, não vi nenhum em curto testado pelo multimetro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me permita uma sugestão.
Não me parece eficaz o modelo de teste que está realizando, ao menos para análise de uma inicialização de placa.
Será importante conferir o máximo de TENSÕES dreno e souce dos mosfets que encontrar, principalmente dos em configuração half-bridge. Estas estrutura garantem as CORRENTES indispensáveis para o 'start' da placa, e como não temos o esquema da mesma devemos partir de uma "estrutura comum", sendo assim a conferencia dos mosfets ajudará bastante.... ao menos é um início bem fundamentado e dará uma base para o segundo passo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Compaq Presario CQ-27 / MB: NK53-VER03 / Não Liga.
  • 2 meses depois...
Em 28/03/2023 às 10:37, yatm disse:

Alguém pode me ajudar?

Bom Dia!

Esse modelo CQ27 e CQ25 são bem complicados, esse ano peguei 5 máquinas.

3 Delas com situações iguais a sua, 1 dela detectei que o chip de bios estava queimado, troquei o chip por um novo e já gravado, resolveu.

 

As outras duas não liava e nem apresentava nenhum sinal ao plugar a fonte, lavei as placas e passou da sinal (led referente ao botão power acende, 3 segundos desliga.

 

Minha conclusão no meu caso é agora regravar a bios, comprei um gravador, porém o arquivo bin ainda estou pendente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...