Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP270E4E - Lampard14/15int Rev 1.0 / BA41-02206A - Tela azul

Avalie este tópico:


floripa-info

Posts em destaque

Olá pessoal.

 

Estou com esse notebook na bancada, o mesmo da video, porém assim que coemça a carregar o sistema operacional já da tela azul.  Já tentei colocar pra instalar o sistema operacional (win10) e logo que aparece a logo do windows já da uma tela azul e reinicia.  Já deixei sem HD, já tentei com um hd meu que uso pra testes que o sistema está bom, já troquei memorias, (essa maquina usa DDR3, já tentei DDR3 e DDR3L que inclusive a do cliente é DDR3L). Já troquei elas de slot e nada.

 

Daí partir pra BIOS, já regravrei 4 bios diferentes, troquei inclusive o chip da Eprom e também não resolveu.

 

Já resetei a BIOS, mudei configuração na bios de UEFI e Legacy e também não adiantou.

 

Uma coisa que ta me chamando atenção nela é a tensão na bobina e na propria memoria, que está em 1.6V, já que as memorias DDR3 trabalham com 1.5V, não sei se essa pequena diferença seria o suficiente pra causar esse problema.

 

De qualquer forma troquei o capacitor que tem logo após a PL da memoria e também não resolveu

 

Alguém tem alguma sugestão, idéia?

 

Desde já obrigado pela atenção

 

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Tela Azul" é como "Caneta Azul"...  uma coisa irritante e um mistério ao mesmo tempo.

Se me permite...

Primeiro, reponha todo componente que foi retirado da placa deixando-a completa. Conecte um CABO DE REDE, com acesso a internet(no seu acaso irá necessitar de um adaptador USB-RJ45), e deixe ligado o note por algumas horas.

Segundo, 1V6 na malha da memória vai sem problema. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gercino Satiro disse:

"Tela Azul" é como "Caneta Azul"...  uma coisa irritante e um mistério ao mesmo tempo.

Se me permite...

Primeiro, reponha todo componente que foi retirado da placa deixando-a completa. Conecte um CABO DE REDE, com acesso a internet(no seu acaso irá necessitar de um adaptador USB-RJ45), e deixe ligado o note por algumas horas.

Segundo, 1V6 na malha da memória vai sem problema. 

vou tentar fazer isso deixar ele ligado algumas horas pra ver se acontece algo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ha um problema de hardware, suspeito. Pelo erro houve falha no acesso a arquivos de paginação geralmente usados no buffer do hd e no próprio disco como memória Ram dizendo a grosso modo. Se ja trocou o HD e persistiu pode estar na cotroladora do HD, na pch, memória Ram. Essa comunicação esta falhando, acredito. Na bios uma chance seria ter ide e ahci. Tente trocar se houver. Se houver como desabilitar a controladora sata na bios, faça e tente um SO no pen drive para testes tbm.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods já está sem HD sem nada, somente dando boot pelo pendrive. Coloquei pra rodar o mentest pelo pendrive e o mesmo acusou diversos errado na memória, sendo que a memória não é pq já testei 5 memórias diferentes. Tô desconfiado da PCH, alguma comunicação dela com a memória que tá fazendo isso

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Gercino Satiro disse:

"Tela Azul" é como "Caneta Azul"...  uma coisa irritante e um mistério ao mesmo tempo.

Se me permite...

Primeiro, reponha todo componente que foi retirado da placa deixando-a completa. Conecte um CABO DE REDE, com acesso a internet(no seu acaso irá necessitar de um adaptador USB-RJ45), e deixe ligado o note por algumas horas.

Segundo, 1V6 na malha da memória vai sem problema. 

Amigo, qual a explicação técnica aqui de deixar a maquina ligada por algumas horas conectada através de um Rj45 usb em uma maquina que não sobe o sistema operacional, fiquei curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Rods disse:

Amigo, qual a explicação técnica aqui de deixar a maquina ligada por algumas horas conectada através de um Rj45 usb em uma maquina que não sobe o sistema operacional, fiquei curioso.

Prezado @Rods entendi que a iniciação do O.S. existe chegando ao ponto de apresentar o logo, e depois apresenta um resposta de anomalia, uma resposta tratada, e "teoricamente" aguarda uma ação de reparo ou para abortar o processo. Há aproximadamente um ano atrás enfrentei uma situação exatamente igual, já não sabia mais o que fazer, então relaxei e refleti sobre o processo teórico de inicialização do kernel de um O.S., e sabendo da "caixinha de surpresas" que é o Windows decidi deixar o uma conexão WEB no notebook e o processo ativo em tela azul. No meu caso deu certo, o sistema subiu e aplicou atualizações de driver.
Para mim foi um daqueles casos que chamo de "vai tu mesmo"...  baixo risco, e uma esperança. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pedro paulo morgado disse:

tentou subistituir o processador em seus testes

 

sei que pode parecer basico mas verifico em detalhes os slots de memoria

O processador é integrado na placa, BGA.

 

Os slots memoria verifiquei ambos, tudo ok, nada de oxidação.  De qualquer forma ainda limpei com álcool isopropílico, mas nada resolve, ou ele dar tela azul e reinicia ou trava na tela azul.

 

No mentest ele não trava, mas o programa encontra mais de 3 mil erros no endereçamento da memoria

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu espremi meus neuronios aqui mas sinceramente não achei uma explicação técnica mesmo. A não ser um 'Santo binario' ter baixado pela net 😅. Não é um confronto ok, acredito por um pouco de coincidência nessa sua solução que teve deixando conectado. Se o sistema operacional não carrega por interrompimento por falha de hardware como fazer ele interagir e buscar uma solução sozinho. Outra questão nesse post, são os 1,6V na memória. Se o multímetro do amigo esta preciso e marcando 1,6V deve se sim investigar essa fonte. 1,6V em memórias de 1,5V aparecem quando ha um ação externa como o  'BIOS' forçando um overclock. Considero essa tensão de 1,6V sem uma configuração como citei, alterada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rods disse:

Consideramos ai um problema realmente em memórias voláteis, se ja trocou o pente e persistiu. Memórias voláteis são aquelas que se apagam quando desligamos a maquina. Cache do processador, buffer do Hd/Ssd, Ram e a dedicada se houver claro, da GPU.

Pois é ta parecendo ser problema no processador dele, pena que é integrado.  Ela não tem GPU não.  O cliente relatou que já aconteceu de queimar um pente de memoria nessa máquina, mas já faz tempo, não acredito que tenha ligação, mas vou trocar os componentes que controlam a alimentação da memoria pra desencargo de consciência

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Também tava considerando ela estranha, fiz a troca do PWM dela e continua a mesma coisa.  Vou partir pra trocar os componentes ligados diretamente a essa linha, resistores, capacitores e transistor (tenho uma placa sucata igual pra tirar essses componentes).  Já peguei um acer que tava queimando memoria com tensão proxima de 1.6v funcionava por algumas semanas e queimava, ele resolvi trocando o pwm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Rods disse:

Eu espremi meus neuronios aqui mas sinceramente não achei uma explicação técnica mesmo. A não ser um 'Santo binario' ter baixado pela net 😅. Não é um confronto ok, acredito por um pouco de coincidência nessa sua solução que teve deixando conectado. Se o sistema operacional não carrega por interrompimento por falha de hardware como fazer ele interagir e buscar uma solução sozinho. Outra questão nesse post, são os 1,6V na memória. Se o multímetro do amigo esta preciso e marcando 1,6V deve se sim investigar essa fonte. 1,6V em memórias de 1,5V aparecem quando ha um ação externa como o  'BIOS' forçando um overclock. Considero essa tensão de 1,6V sem uma configuração como citei, alterada!

Perfeito @Rods 👍 Este é um debate engrandecedor.
Veja, ao que entendi dos relatos não tenho como confirmar se temos uma falha de hardware impedindo a total inicialização do O.S., além disso não tem como afirmar que o processo de inicialização está interrompido... apenas está aguardando... e neste momento, até que exista uma instrução comprovada e confiável, teremos uma dúvida com relação a resposta esperada pelo aguardo: Se é para abortar o processo, ou se o sistema pode seguir outra instrução após um tempo de espera ou resposta de um serviço externo. Me parece um tentantiva bem fundamentada.
Já a questão 1V6 neste momento me parece irrelevante, mas poderá sim trabalhada após o equipamento ligar completamente. Mesmo tratando de outro comportamento elétrico vale destacar que a NBR-5410 cita 4% de queda de tensão em pontos terminais de circuito(é o que lembro...), e microcontroladores toleram muito, muito mais mesmo, a variação de tensão em sua alimentação. Então 6% de variação não me parece preocupante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tela azul com um STOP CODE é um claro impedimento de uma falha de hardware nesse caso. Isso nos da 100% de certeza que o processo de inicialização foi interrompido. Essa é uma perfeita instrução comprovada. O processo foi abortado. Linhas de alimentação permitem sim uma tolerância como vc citou ali.  Tratando-se do circuito da memória RAM e com todos o sintoma, considero sim relevante.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Samsung NP270E4E - BA41-02206A - Tela azul

Olá @floripa-info . Você chegou a verificar as outras tensões que chegam nos slots de memória (0.75V e 3.3V) ? Normalmente nos preocupamos com os 1,5V e esquecemos das outras, qualquer problema dessas tensões (ripple alto, valores alterados) também podem causar um funcionamento errático.

Mais uma pergunta, o notebook está sendo alimentado pela fonte original ou pela fonte de bancada ? Se for pela fonte original, sugiro testar com outra sabidamente boa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Samsung NP270E4E - Lampard14/15int Rev 1.0 / BA41-02206A - Tela azul

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...