Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica O Básico da Gestão e Comportamento - Ordem de Serviço

Avalie este tópico:


Gercino Satiro

Posts em destaque

Não só de eletrônica vive uma assistência técnica, e na gestão do negócio a Ordem de Serviço ('OS') tem uma grande importância.
Uma 'OS' mau elaborada pode ser a origem de uma grande dor de cabeça, já a falta desta é imperduável. Basicamente uma 'OS' tem por finalidade documentar a trajetória do objeto a ser consertado, buscando sempre um equilíbrio em seu conteúdo para não se tornar confusa, ou seja um monte de dados desencontrados, ou inexpressiva, sem informações importântes para o técnico e administrador. A alquimia está aqui, em uma composição que seja eficaz. Mas então basicamente o que deve ter em uma 'OS'?
Uma 'OS' deve vincular os agentes envolvidos, então minimamente teremos referência da empresa assistência ou responsável pelo acordo, o cliente obviamente e o técnico responsável. As datas são importantes, então teremos data de entrada e saída, e lembro que este é "um modelo básico" mas muitas outras datas e dados podem ser inclusos. Espaço para descrever qual aparelho está entrando, seu modelo e número de série e observação sobre sua conservação e assessórios. Área para anotar a descrição do problema citado pelo cliente. Nome do técnico responsável. Descrição do serviço realizado, e para mim o mais importante: o termo de serviço.
Este termo de serviço é aquele texto 'genérico' que descrevem responsabilidades e obrigações envolvidas no acordo 'OS', então se empenhe muito na elaboração deste texto! Normalmente é citato que 'não nos responsabilizamos pela origem do aparelho'; 'após a finalização desta OS o cliente avisado terá "tantos dias" para retirar e após este período será cobrada taxa de permanência'; 'que pequenos arranhões ou avarias provenientes do serviço serão toleradas'; 'que o cliente na retirada aprova totalmente todos os serviços realizados e seus resultados"; etc etc etc e tal.
Guardem as 'OS' como um tesouro! Mantenha todas bem armazenadas e pelo máximo de anos que poder, é um documento que poderá lhe salvar de grandes problemas futuros. Com o passar do tempo sua 'OS' vai aprimorando, algumas informações que podem lhe colocar em situação ruim serão retiradas, outras serão adicionadas e assim segue até a maturidade deste documento. Se poder manter um cópia em sistema informatizado será melhor ainda.
Sucesso a todos.:.

Sem título1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossas OS contém os dados:

image.thumb.png.ac8e249c5d543b7de00854cb38cac5be.pngimage.thumb.png.4a175d6666b49dd823dbfe7fb536fc4f.pngimage.thumb.png.0141944de0daa96fd1d5658a5c7b1e0b.pngimage.thumb.png.6a8228c4c5af4c60bb533a6ebe3d8886.pngimage.thumb.png.7bd8ad2ec9c0c53372ec9f627ae2d00f.png

 

Cada vez que um equipamento entra é gerado uma OS dessa, uma via é entregue para o cliente.

Quando montamos o orçamento com descrição de serviços e peças então enviamos novamente a ele para aprovação ou reprovação.

Editado: por xandy_73
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, xandy_73 disse:

Nossas OS contém os dados:

 

 

Cada vez que um equipamento entra é gerado uma OS dessa, uma via vai para o cliente.

Quando montamos o orçamento com descrição de serviços e peças então enviamos para o cliente para aprovação ou reprovação.

Ótimo padrão, muito bom 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...