Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Reciclagem de baterias: 70% do lítio é recuperado

Avalie este tópico:


elias.girardi

Posts em destaque

010125230403-reciclagem-litio-baterias-1.jpg.e2e823332fb98d930011357c50c805b9.jpg

Materiais analisados pela equipe em diversas etapas do processo.
[Imagem: Amadeus Bramsiepe, KIT]

 

Recuperação do lítio das baterias

 

Uma nova tecnologia de reciclagem de baterias conseguiu recuperar até 70% do lítio presente no resíduo das baterias recarregáveis, e sem usar químicos corrosivos.

 

Oleksandr Dolotko e seus colegas do Instituto Karlsruhe de Tecnologia, na Alemanha, combinaram processos mecânicos com reações químicas para criar um processo de reciclagem de baixo custo que funciona em qualquer tipo de bateria de lítio.

 

"O método pode ser aplicado para recuperar lítio de materiais catódicos de várias composições químicas e, portanto, para uma grande variedade de baterias de íons de lítio disponíveis comercialmente," disse Dolotko. "Ele permite uma reciclagem barata, energeticamente eficiente e compatível com o meio ambiente."

 

Atualmente, o processo de reciclagem das baterias envolve basicamente a recuperação do níquel, cobalto, cobre e alumínio, além do aço. A recuperação do lítio, por sua vez, o material essencial e mais caro das baterias, ainda é cara e pouco lucrativa.

 

Os métodos de recuperação do lítio existentes são principalmente de caráter metalúrgico e consomem muita energia ou produzem subprodutos perigosos. Foi por isso que a equipe alemã se voltou para abordagens mecanoquímicas, baseadas em processos mecânicos para induzir reações químicas, que prometem alcançar maior rendimento e sustentabilidade com um gasto menor.

 

010125230403-reciclagem-litio-baterias-2.jpg.713641404d25203ecd06d50171a80f2b.jpg

Foram desenvolvidos dois processos de reciclagem das baterias, sendo o melhor deles, à direita, uma simplificação da técnica originalmente criada pela equipe.
[Imagem: Oleksandr Dolotko et al. - 10.1038/s42004-023-00844-2]

 

Reação à temperatura ambiente

 

Os pesquisadores usaram o alumínio como agente redutor na reação mecanoquímica. E, como o alumínio já está contido no eletrodo positivo da bateria, nenhuma substância adicional é necessária.

 

Tudo começa com a trituração da bateria velha, o que é feito em um moinho de bolas tradicional. Durante o processo, o material reage com o alumínio, formando compósitos metálicos nos quais estão presentes compostos de lítio.

 

Como esses compostos de lítio são solúveis em água, o lítio é recuperado acrescentando água e aquecendo a mistura, para fazer a água evaporar e deixar o metal depositado, que fica na forma Li²CO³.

 

Como a reação mecanoquímica ocorre à temperatura e pressão ambiente, o método é altamente eficiente em termos de energia. Outra vantagem é a sua simplicidade, que facilitará o uso em escala industrial.

 

A técnica funcionou para várias composições do cátodo, presente em diferentes tipos de baterias, incluindo LiCoO², LiMn²O4, Li(CoNiMn)O² e LiFePO4.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=reciclagem-baterias-70-litio-recuperado&id=010125230403#.ZC79h3bMKM8

  • Joinha 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • djsync destacou este tópico
  • 2 meses depois...

Pessoal, aqui no Brasil isso já é realidade. E os técnicos podem ter uma renda extra.

 

Procurem pela empresa Lorene (https://www.lorene.com.br/). Eles compram baterias de smartphones, celulares e notebook ou de qualquer outro equipamento que use baterias de lítio

 

Essa empresa está nas capitais de quase todos os estados, mas possuem caminhões que transitam para o interior de cada estado para coleta de material

 

É necessário ter um volume alto. Aqui no Paraná o caminhão passa no extremo oeste do estado

Editado: por 14bis
  • Joinha 4
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...