Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Itautec Infoway A7520 - 6 -71-W2400 - D03 GP - dúvida sobre tensão secundária.

Avalie este tópico:


Rafael Balota Gomes

Posts em destaque

Boa tarde amigos.

Estou com esta placa do itautec que ligava e não apresentava imagem, regravei a BIOS e voltou sem problemas. Porém na análise para encontrar o defeito,  ela possuía 3.3V sempre presente na PL1 e não apresentava 5V na PL2 (pois ela é secundária)  e no esquema a tensão de 3v é VD D3 e 5v é VD D5. No esquema está o mesmo nome sem nenhum sufixo "s" para informar que ela é secundária, não deveria ser VD D5s? ou 5VS? como eu saberia que esta tensão só é despertada após a placa startar (no esquema não possui a sequência de start). Seria a critério de estudos, pois fiquei um tempão medindo as linhas de 5v para ver se existia algum curto, e no fim não havia problema.

 

Obrigado. 

 

imagem placa.png

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!
Alguns diagramas infelizmente possuem uns erros que acabam atrapalhando bastante a analise, então devemos sempre ficar atentos durante a analise.
Esse esquema por exemplo tem espaços no meio em locais totalmente aleatórios na identificação dos componentes, diferente da serigrafia imprensa na placa mãe.

E nem sempre possuem todas as informações que gostaríamos, sendo necessário busca-las de forma alternativas como datasheet.

 

Geralmente tensões sempre presentes, são acompanhadas do prefixo "ALW" (always) que significa sempre presente.

Algumas placas o 3.3V e 5V ficam em standby, e só aparecem após startar a placa, ou 3.3V fica high (presente) e o 5V fica low (não presente), ativando após o start.

Eu apenas me preocupo com tensões com a placa totalmente desligada (S5), quando apresentam no diagrama "ALW".

 

Se o circuito não possui curto, e as tensões aparecem após o start do equipamento, e não possui consumo ao ficar standby, eu já presumo que seja característico do projeto.

Resumindo, as tensões secundárias não necessariamente serão acompanhadas de "s, como VS, SUSP que é o mais comum.

Se a tensão aparece após o start, então entende-se que aquele circuito funciona dessa maneira.

 

Espero que tenha conseguido ajudar de alguma forma.
E sucesso nos reparos!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Balota Gomes 

16 horas atrás, Rafael Balota Gomes disse:

como eu saberia que esta tensão só é despertada após a placa startar

Pra você saber se a tensão deveria ou não está presente no S5 da placa (standby) quando o esquema não informa isso com clareza, você pode na tentativa de identificar isso apertando o botão de ligar e com o multimetro aferi se vai aparecer ou não a tensão na bobina. Se você conhecer como o circuito funciona, facilita bastante esse entendimento pra junto com o esquema, você consiga desvendar todo funcionamento do circuito, e com isso tirar essa dúvida, isso claro depois de confirmar se a linha vai está em curto ou não.

 

Mesmo que as siglas do esquema não faça muito sentido as vezes, ou seja, quando não se sabe qual é o significado dessa sigla, você não deve se apegar muito nessa questão, pois o conhecimento de como tudo funciona facilita a vida no dia a dia. As tensões 3.3V e 5V podem ser geradas de fontes chaveadas ou podem ser geradas de reguladores de baixa potência no próprio integrado do circuito. Então, não estranhe quando você pegar uma placa e não achar 3.3v ou 5v nas bobinas. Outra coisa que você deve aprender na leitura de esquemas, é entender como e em qual momento essas fontes são habilitadas...

 

Nesse circuito que você postou a imagem, a fonte que gera a tensão 5V só é habilitada depois do start da placa pelo o regulador EN1 do integrado, tem um circuito que ajuda nessa habilitação. Esse esquema também informa que alguns componentes não estão presentes na placa, então, isso deve ser levado em conta, pois você pode pegar uma placa com outra revisão que a tensão 5V vai está presente e não vai tem a sigla (alws) como essa tem os 3.3v presente sem essa sigla.

 

Sobre a sigla VDD, eu me arisco em mencionar que VDD seja ( Voltagem DC-DC = Direct Current ou Control power supply ) ou seja, tensão do conversor DC-DC, mas posso está errado, vendo que em algumas pesquisas que realizei essa sigla vem com outro significa na eletrônica. Veja que tem outra sigla antes do jumper em cada saída da fonte DC-DC (SYS) que não tenho ideia do que possa ser.

 

Editado: por LEONTEC
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, LEONTEC disse:

Sobre a sigla VDD, eu me arisco em mencionar que VDD seja ( tensão DC-DC ) ou seja, tensão da fonte DC-DC

Mais sobre abreviação VDD: VDD -> é referente a alimentação dos circuito digitais, que basicamente utilizam MOS-Fets, então VDD= tensão
de Dreno. Também pode ser chamada extra-oficialmente de Vcore. Normalmente quando dizemos “tensão do
processador” estamos nos referindo à tensão VDD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Itautec Infoway A7520 - 6 -71-W2400 - D03 GP - dúvida sobre tensão secundária.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...