Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Supressores de ruído em rede A/C

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Salve, salve!

Senhores(as),

Tenho trabalhado com aplicações industriais há alguns meses e tenho tido enorme dor de cabeça com a validação de um projeto.
O problema são ruídos causados na rede elétrica em que o equipamento fica ligado e os sintomas são que a comunicação serial falha, monitor desliga e religa... é um caos. 
Tenho avaliado o uso de supressores de ruído e parece que a melhor saída são os transformadores isoladores, mas tem um detalhe duro da vida que é lidar com o aumento de custo do projeto.

Há alguém que lide com problemas nesse sentido e possa dar sugestões ou indicar material técnico sobre o tema?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...o que eu teria pra dizer não deve acrescentar muito ja que ja considerou o uso de transformadores isolando...atuo com manutençao e numa determinada empresa que presto apoio a harmonica causada pelos motores industriais afetam em muito. Nao faz muito tempo que tivemos um problema terrivel com comunicacao. Só foi minimizado com a analisa do ponto de entrada da rede e um aterramento mais eficaz. Isolando até mesmo o bastidor de placas de toda a "carcaça" de uma preformadora (empresa de aneis de vedaçao). Penso que no seu projeto, a sua fonte tenha em sua entrada um filtro de rede ?!  Em modo comum e em modo diferencial 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Raimundo Alencar de Souza disse:

Pois é...o que eu teria pra dizer não deve acrescentar muito ja que ja considerou o uso de transformadores isolando...atuo com manutençao e numa determinada empresa que presto apoio a harmonica causada pelos motores industriais afetam em muito. Nao faz muito tempo que tivemos um problema terrivel com comunicacao. Só foi minimizado com a analisa do ponto de entrada da rede e um aterramento mais eficaz. Isolando até mesmo o bastidor de placas de toda a "carcaça" de uma preformadora (empresa de aneis de vedaçao). Penso que no seu projeto, a sua fonte tenha em sua entrada um filtro de rede ?!  Em modo comum e em modo diferencial 

O aterramento é primordial...  vamos pensar melhor a respeito.  O assunto é interessante !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Raimundo!
Agradeço pela resposta.

Nesse projeto é usado uma fonte linear, um filtro com varistor na entrada, nucleo de ferrite até nos pensamentos, mas a combinação não tem o resultado esperado.
A parte metalizada do produto está aterrada, mas no ambiente há partida de motores e essa EMI está causando problemas.
O equipamento está sendo validado ainda e o ambiente de uso real é uma incógnita, entretanto, o tema se tornou tão crítico que quero entender mais o que seria uma solução efetiva.

Vi alguns filtros do tipo LRC no mercado-livre, mas estou engantinhando no tema.

Referências:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo...fonte linear nao era pra ter estas irregularidades. Em se tratando da EMI, a unica e barata saida seria blindagens. Tanto sobre a area do processador (por desencargo de consciencia...faça este teste e coloque uma folha de cobre em torno de tudo ooooooooooou, adote um gabinete que possa pintar por dentro de tinta metalica...aterrando esta area....tendeu a ideia ?!) e principalmente quanto à qualidade dos cabos de comunicação...neste, vai ter de gastar um pouco mais. Nao poderia ser um simples cabo manga....como citou ter uma comunicacao RS232 (presumo ser)...senao, RS485 (mais confiavel). Enfim...tente fazer em blocos, sem desenhar o circuito...só pra entendermos qual a aplicação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não querendo violar as regras daqui...folha de cobre para blindagem pra "teste"....mas pesquise com este assunto ....pra ir direto no que acredita ser a causa das irregularidades  "

Tecido de cobre faraday transparente claro líquido pano reduzindo emf rf emi radiação eletromagnética blindagem 200 malha"  Bom que está tentando gerar todas as condições possiveis em laboratorio...muito bom !!!   Até furadeira na msm tomada é válida !!  rs  PS> "Ferrite até nos pensamentos"....kkkkk    Muito bem lembrado o emprego deles...tinha esquecido disso !!!  Convem mesmo !!!  Em se falando de fonte linear...logo me vem a mente algo que para o seu projeto deve ser indiferente....a dispersão magnetica. Era um problemão em projetos de monitores CRT...sofri muito com isso !!!  Kkk (saudosista) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Raimundo.

O circuito é um módulo de I/O transistorizado com comunicação via Modbus RS485 e TCP/IP.
A parte elétrica esta isolada dentro de uma caixa de metal.
Fizemos vários testes aqui e algo surpreendente ocorreu: coloquei um módulo simples da clamper (me parece ser um filtro LRC + varistor) e os problemas com interferência desapareceram. 😊

Estamos há 2 dias rodando uma batelada de testes e não identificamos mais falhas relativas a ruído.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola´amigo @Raimundo Alencar de Souza ( RAS) como eh bom vê-lo por estas paragens dando seus pitacos!

 

Sim os filtros indicados abaixo por voce @Carlos Almeida Jr.  são uma boa solução ao meu ver:

 

- https://embarcados.com.br/ruidos-e-filtros-de-modos-comum-e-diferencial/
- https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1934518822-filtro-de-linha-profissional-supressor-ruido-emi-10-a-_JM

 

Mas quando eu trabalhava na manutenção de chão de fabrica (Philips) a melhor solução era eliminar ou reduzir o ruido direto na fonte geradora !!!!

 

No seu projeto eu sugeriria colocaria a supressão de modo diferencial  que você citou anteriormente e o restante da solução passe para area de manutenção da fabrica para encontrar as fontes geradoras e solucionar o problema em in  loco.  Eh o mais barato ao meu ver.

 

Boa sorte ;)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá aos colegas, vi que estão tendo problemas com interferências eletromagnéticas interferindo em equipamentos eletrônicos, Tivemos este problema em um Hospital que atendemos aqui da região com um problema parecido e achamos a solução viável utilizando estas informações neste link abaixo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

e por se tratar de um link externo não sei se serei punido por isto, mas traz inúmeras alternativas que poderão ser úteis ao colega  com este problema.

Em nosso caso ao fazer um tomógrafo funcionar em seu plenitude, tudo ao redor era afetado pelo seu funcionamento, sendo que a sala onde o mesmo foi montado é uma sala especial e blindada recoberta de chumbo, mas mesmo assim havia i problema, até descobrirmos que um simples cabo elétrico de baixa qualidade era o culpado por fazer com que metade dos equipamentos naquele andar parassem de funcionar quando o mesmo era ligado, trocamos o cabo de alimentação principal para um cabo blindado e revestido, e o problema foi resolvido

image.png.6cf79a69d6bb70cf48865d20585eb171.png, esta é a imagem do cabo que usamos e que resolveu o problema.

No seu caso e como há motores elétricos no local, sugiro que os mesmos tenham em sistema de aterramento mais efetivo e barreiras de faraday nos mesmos.

 

Boa Sorte      :)

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2023 às 13:01, William_R disse:

Ola´amigo @Raimundo Alencar de Souza ( RAS) como eh bom vê-lo por estas paragens dando seus pitacos!

 

Sim os filtros indicados abaixo por voce @Carlos Almeida Jr.  são uma boa solução ao meu ver:

 

- https://embarcados.com.br/ruidos-e-filtros-de-modos-comum-e-diferencial/
- https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1934518822-filtro-de-linha-profissional-supressor-ruido-emi-10-a-_JM

 

Mas quando eu trabalhava na manutenção de chão de fabrica (Philips) a melhor solução era eliminar ou reduzir o ruido direto na fonte geradora !!!!

 

No seu projeto eu sugeriria colocaria a supressão de modo diferencial  que você citou anteriormente e o restante da solução passe para area de manutenção da fabrica para encontrar as fontes geradoras e solucionar o problema em in  loco.  Eh o mais barato ao meu ver.

 

Boa sorte ;)

 

Mestre Willian....eu, mais feliz por ve-lo por aqui...seeeeeeempre abrilhantando !!!  rs Show !!  O assunto é interessantissimo...e concordo plenamente contigo de que os ensaios inloco são os melhores. Forte abraco !!

Acabamos sempre aprendendo mais....muito mais !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...