Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo N8080 ---- 15BFC2 -011000 MB40IA1 Rev: 01 -----Não liga apos troca CMOS

Avalie este tópico:


Antonio vm

Posts em destaque

boa tarde amigos, estou com esta placa que só entrou para troca bateria Cmos, apos e troca a placa não liga mais

me ajudem e não tomar este prejuizo kkk

 

ao alimentar consumo ok 0.008 mah

 

apos aperta o power consumo avança para 0,114mah  cai e trava em 0,030mah

 

tenho 5v na bobina

 

no mosfet entra os 5v e sai os 3v normal

 

bios eu tenho os 3v

 

só regravei a bios mais sem sucesso

Editado: por Antonio vm
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antonio vm disse:

boa tarde amigos, estou com esta placa que só entrou para troca bateria Cmos, apos e troca a placa não liga mais

me ajudem e não tomar este prejuizo kkk

 

ao alimentar consumo ok 0.008 mah

 

apos aperta o power consumo avança para 0,114mah  cai e trava em 0,030mah

 

tenho 5v na bobina

 

no mosfet entra os 5v e sai os 3v normal

 

bios eu tenho os 3v

 

só regravei a bios mais sem sucesso

imagino já ter feito, porém por não estar citado no post vou perguntar, já fez uma verificação visual? algum cabo desconetado, alguma partícula metálica onde não deveria estar, etc. Acabei de perder um dell xps l502x por respingo de solda na placa que não tinha visto, enfim, trocar a bateria cmos não deveria causar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Antonio vm disse:

@João Gabriel Gonçalves  obrigado pela ajuda, esta somente a placa no bancada

já limpou os slots de ram? já tentou deixar ligado por uns 2~3 minutos para ver se ela reconhece a bios e boota? às vezes por resetar a bios ela demora a reconhecer o hardware e não dá vídeo de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio vm , mas o modelo da sua placa tem mesmo o número 1 no final (MB40IA1) Alves da letra X (MB40IAX) no final? Eu não estava encontrando o esquema aqui no meu PC com o modelo do titulo. Tenho esse aqui já!

 

2 horas atrás, Antonio vm disse:

apos aperta o power consumo avança para 0,114mah  cai e trava em 0,030mah

Quais bobinas apresentam tensão depois do power, não precisa mencionar a fonte de 3 e 5V que está sempre presentes, só as fontes que devem subir depois do start da placa. Isso é importante pra saber até onde a sequencia de start está subindo. 

 

Outra coisa é verificar se o circuito do RTC está funcionando, ou seja, se todas as linhas estão com as tensões que deveriam ter. O circuito do RTC alimenta o bloco da PCH do oscilador do cristal 32k, se esse bloco não chegar as tensões devidas, o cristal pode não funcionar e assim apresentar um baixo consumo quando a placa tentar ligar. 

 

Faz analise e post aqui....

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio vm , bom dia! Sem a sua analise detalhando o que está de fato acontecendo no start da placa, vai ficar muito ruim de informar quais passos a serem seguidas no reparo da placa. Se eu ficar aqui só passando dicas, pode ser que não teremos êxito no reparo do equipamento. Ainda mais quando o problema parece ser mais complexo do que imaginamos. Se eu ficar aqui só dizendo, faz isso, faz aquilo sem uma base solida do que está acontecendo de fato no equipamento na tentativa de adivinhar o problema, eu não estarei lhe ajudando, mas sim fazendo vc perder seu tempo, pois nem você e muito menos eu vai chegar ao problema do equipamento.

 

Sempre que tem alguma linha (tensão) faltando, é porquê tem algum componente que não está funcionando adequadamente, mas pra chegar nesse componente tem que existir uma analise antes pra chegar ao culpado, se sair trocando peças sem analisar, no meu modo de ver, é perda de tempo e sei muito bem que seu tempo é bem corrido. ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2023 às 18:21, Antonio vm disse:

@LEONTEC esculpe a demora, apos o start, consumo trava em 0.030 mah e so a bobina PL10 tem 1.5v .

 

descobri algo, apos ressolda o SIO e placa liga normal por 3x depois volta o defeito isso seria problema no SIO ou na solda

HA! Eureka! BGA, certeza. Muito comum de dar problema de bga depois de mexer em QUALQUER besteira no note, o calor da ressolda ressoldou a esfera trincada e funcionou as 3 vezes, depois trincou novamente! (minha conclusão)

Editado: por João Gabriel Gonçalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Antonio vm disse:

@João Gabriel Gonçalves mais eu não ressoldei BGA e sim o super IO.

 

Mais eu já entreguei, funcionando. Mais se vc der só um clique no Power acontece isso. Mais se vc clicar e segurar o Power ela liga normal

vai entender. falei do bga porque o calor aplicado no io poderia ter passado para a pcb e aquecendo a solda do bga do chip conjuntamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...