Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Legion Y540-15RH - NM-C221 - luz de fundo (backlight) da tela queimada?

Avalie este tópico:


dlcorrea

Posts em destaque

Olá a todos, estou com um notebook de uma cliente, é um Lenovo Legion Y540-15IRH que ao ligar a tela não acende, o painel está ok (dá pra ver a imagem usando uma lanterna) e aí conectar um monitor externo a imagem aparece sem problemas. Minha dúvida é se o fusível abriu ou se o próprio backlight queimou... Não faço ideia onde fica esse fusível, sem o esquema fica mais difícil saber onde está localizado. Alguém já teve esse problema? Muito obrigado.

Editado: por FLAVIOTECH
Título fora de conformidade com as regras do fórum
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tem testar as tensões na placa se não tiver outra tela pra teste. Segue as marcações das tensões da imagem que vou manda. Pegue um multímetro com a placa liga teste cada ponto de vermelho que marquei e mande essas informações pra nós lhe ajudar.

Pontos

+Led_vdd

+Lcd_vdd

+3vs

+3vs

 

Sinal

Bkoff#

Invt_pwm

Edp_hpd

Polish_20230423_210858334.png

Editado: por ferreirasm2
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo!

Agradeço imensamente pela indicação mas eu não tenho condições técnicas para fazer essas medições no momento. Não tenho essas pontas tipo agulha para o multímetro e também precisaria de uma lupa iluminada no mínimo pra enxergar a área, o ideal seria um microscópio.... Existe um fusível para proteção do backlight? Porque pelos vídeos de troca de tela que eu vi, o backlight faz parte da tela. Então pode acontecer de trocar a tela e continuar sem iluminação? Uma alternativa seria a contratação de uma garantia estendida para o notebook, que está na faixa de 200 reais, a tela acredito que custe mais do que isso. Com a garantia eu acredito que eles façam o conserto sem problemas.... Mais uma vez muito obrigado!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dlcorrea Vc pode amigo, testar o fusível da tela. É facil de acha-lo e pode ser o seu problema. Não precisa medir tensão e pode ser com ela desconectada da placa. Meça se ele esta aberto. Nessa foto postada acima, note que tem um ali. o F101. Claro que outra tela seria ótimo para esse diagnóstico, mas vc pode testar todos os fusiveis que encontrar na placa da tela. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o fusível F1 mas ele tá ok, tá conduzindo, então é provável que tenha que trocar a tela sim, o back light deve estar queimado.... O nível de integração é tão grande que não vale a pena desmontar a tela pra descobri o problema, mais fácil trocar mesmo.... E a questão da extensão de garantia não rola porque a mesma já acabou tem muito tempo e não existe essa possibilidade. A troca da tela pela Lenovo vais custar quase 1200 reais... Muito obrigado meu amigo!IMG_20230424_111719_599.thumb.jpg.6d90e9bb173d13a0f00495f874cd1271.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo se não tem ponta agulha. Eu particularmente uso literalmente uma agulha somente na ponta de prova vermelha. Pra fica firme eu coloco a agulha na ponta de prova e enrolo com linha de costura mesmo pra a agulha fica entrando em contato com a ponta de prova. Já a ponta preta não precisa pq fica no terra no conector 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pinos marcados com nome 

Usei o multímetro na escala de 20v

Ponteira preta a carcaça do conector de metal 

E vermelha nos pinos que marquei. Manda os resultados de cada cor que marquei no caso verde, azul, rosa e vermelho !

 

Power supply pinos 12 e 13 cor  verde💚 são os mesmo medindo um já basta

 

BL enable pino 22 cor azul 💙

 

BL pwm pino 23 cor rosa

 

BL Power pinos 26, 27, 28 e 29 cor vermelha  ❤️

 

IMG-20230424-WA0008.jpg

Editado: por ferreirasm2
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, repeti as medições e agora eu consegui (devia estar colocando a ponta preta em outro lugar...), vamos lá:

Power supply 3.21 V

BL enable 3.24 V

BL PWM 3.24 V

BL Power 1.9 V

Foi o que apareceu aqui, não sei se isso faz sentido, mas é complicado medir esse conector, minhas condições são bem precárias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...