Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Caixa de acionamento de Telas Elétricas GAIA-RS com defeito. Ela parece não reconhecer a tensão que vem do transformador Shunt

Avalie este tópico:


Herbert Lopes

Posts em destaque

O problema sempre é o mesmo... não temos esquema do circuito nem sabemos onde encontrar. 
Os PICs que vieram nela parecem estar funcionando, estou terminando de levantar o esquema do circuito, mas ainda vou ter que estudar como fazer os programas (são dois PICs, um 12F675 e outro 16F428)
Alguém por acaso saberia onde encontrar o esquema, ou algum dos programas ? O esquema até estou terminando de levantar, mas se for contar tudo que daria de trabalho, vou ter que cobrar o preço de 3 aparelhos novos só para consertar esse !
😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Herbert Lopes disse:

O problema sempre é o mesmo... não temos esquema do circuito nem sabemos onde encontrar. 
Os PICs que vieram nela parecem estar funcionando, estou terminando de levantar o esquema do circuito, mas ainda vou ter que estudar como fazer os programas (são dois PICs, um 12F675 e outro 16F428)
Alguém por acaso saberia onde encontrar o esquema, ou algum dos programas ? O esquema até estou terminando de levantar, mas se for contar tudo que daria de trabalho, vou ter que cobrar o preço de 3 aparelhos novos só para consertar esse !
😄

Se os Pic's estão funcionais, verificou se há tensão na saída do Shunt??? se não terá de trocar o mesmo, quais tensões encontrou no circuito??? poste mais informações e algumas fotos do mesmo, assim facilitará em muito te ajudar ok.

 

Boa Sorte       :)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na loja aparece muitas assim, eu pego os PICs e coloco em outra placa de nós desenvolvemos, só jogar a gravação p dentro no 16f628 e ser feliz...

ahh só lembrando que essas telas ela precisa da carga, se vc estiver testando sem carga (projetor) ela não vai funcionar..

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maru Bom, há tensão na saída do shunt sim, ela passa por 2 diodos em paralelo e vai para o pino 7 do PIC12F675. Sim, testei com carga leve (projetos com lâmpada desligada e adega com a pastilha de peltier desligada) e carga pesada (lâmpada do projetor ligada e adega com a peltier conectada).
Os 5 volts do PIC também estão presentes. Mas a saída que aciona a tela não dá sinal de vida, apenas funciona o relé que comuta subida e descida.
Se até no meio da semana não resolver essa bagaça, vou levantar o esquema inteiro... e aí coloco aqui no site. Que falta faz um esqueminha, putz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ascent Tecnologia e info Acho que dá muito trabalho, para consertar um dispositivo apenas. Se aparecesse um monte, até pensaria no assunto. Eu até agora não entendi por que a Gaia-RS usa DOIS PICs, a meu ver apenas com um deles daria pra fazer tudo. É, talvez eu brinque de fazer outro projeto que caiba na mesma caixinha e desempenhe as mesmas funções. 
Acho que vou começar a levantar o schematic logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Herbert Lopes disse:

@Maru Bom, há tensão na saída do shunt sim, ela passa por 2 diodos em paralelo e vai para o pino 7 do PIC12F675. Sim, testei com carga leve (projetos com lâmpada desligada e adega com a pastilha de peltier desligada) e carga pesada (lâmpada do projetor ligada e adega com a peltier conectada).
Os 5 volts do PIC também estão presentes. Mas a saída que aciona a tela não dá sinal de vida, apenas funciona o relé que comuta subida e descida.
Se até no meio da semana não resolver essa bagaça, vou levantar o esquema inteiro... e aí coloco aqui no site. Que falta faz um esqueminha, putz!

Eu nunca mexi com um destes ainda, mas se quiser posta a imagem da placa, e veremos o que poderemos fazer pra lhe ajudar.

 

Boa Sorte       :)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maru Eu nunca tinha visto isso antes... o primário do shunt funciona, dá continuidade e tals... mas o secundário estava mortinho. Sempre achei que só primários torrassem nos transformadores. Vivendo e aprendendo... o moço já voltou à vida.
A tensão que eu achava existir na saída do shunt não vinha dele, mas de uma solda mal feita que tinha dado curto na placa. Eu devia ter desconfiado daqueles 5 Volts permanentes, não importando que carga eu colocasse na saída.
Tinha curto na linha do R29 para VCC. image.thumb.png.96fabd0ace92ee66a6d3764707c864f2.pngValeram as dicas !Insert a stock photo

Editado: por Herbert Lopes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Herbert Lopes disse:

@Maru Eu nunca tinha visto isso antes... o primário do shunt funciona, dá continuidade e tals... mas o secundário estava mortinho. Sempre achei que só primários torrassem nos transformadores. Vivendo e aprendendo... o moço já voltou à vida.
A tensão que eu achava existir na saída do shunt não vinha dele, mas de uma solda mal feita que tinha dado curto na placa. Eu devia ter desconfiado daqueles 5 Volts permanentes, não importando que carga eu colocasse na saída.
Tinha curto na linha do R29 para VCC. image.thumb.png.96fabd0ace92ee66a6d3764707c864f2.pngValeram as dicas !Insert a stock photo

Show, bom trabalho meu nobre. que bom, conseguiu resolver. Pois muitas das vezes o problema é óbvio e mesmo assim deixamos passar, mas faz parte. kkkk

 

Boa Sorte        :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...