Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo - 71R-A14HV6-T840 - Não liga e Componente fazendo Barulho

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa Tarde meus amigos!

 

sou iniciante na area de reparo de placa de notebook, mas ja trabalhei com eletronica na epoca da TV Telefunken, tinha 12 anos quando comecei a trabalhar com informatica e agora estou apliando para area de reparo em placa. Gostaria de uma ajuda caso possa, ja li alguns foruns mas nada me ajudou.

Estou com uma placa mãe 71R-A14HV6-T840 não da sinal nenhum, as tensões, 3.3va e 5va estão nascendo normalmente e ela não liga.

Apresenta um consumo de 110mAh quando a fonte chega aos 6v aproximadamente, sendo que se passar dessa tensão a corrente cai e não esquenta nenhum componente, como se estivesse entrando em proteção 

reparei tambem que quando eu alimento a placa 2 regióes da mesma fica fazendo um barulho, como se fosse um interferencia magnetica proximo as areas circuladas, ja tirei mosfet, capacitor e nada.

quando eu coloco a bateria o barulho para, mas a placa não liga

tem um duplo mosfet na entrada de alta (q15 - APM4910K), sera que eu poderia injetar uma baixa voltagem e seguir para tentar ligar?

Alguem pode me dar alguma dica ou ja pegou algum problema desse?

 

71Rz97guOJL.png

Editado: por Luiz Augusto Lossio Seiblitz
notebook devolvido para o cliente
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Pode injetar tensão diretamente no dc-jack, poderia passar a medições das tensões dos pinos do charger? Se não me engano nessa placa ele é o U8, aquele com formato de espinha de peixe entre as duas regiões circuladas. Verifique também se tem tensão na bios (pinos 1, 3, 7 e 8 ) e se tem tensão no botão power. Caso tenha tensão no power informe se ela zera ao pressionar o botão. Essa placa dá muito problema no charger. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite meu amigo! 

acabei de chegar em casa e voltar a missão! primeiramente muito obrigado pela sua prontidão e atenção!

Descobri agora que é exatamente ele que esta chiando quando estabilizo a fonte em 19v ela zera o consumo e ele começa a chiar!

as mediçoes no U9 de acordo com que eu entendi do esquema eletrico são, vou passar a mediçao de todos os pinos

pino 1 - 0v

pino 2 - 0v

pino 3 - 0,24v

pino 4 - 1,08v

pino 5 - 0v

pino 6 - 0v

pino 7 - 5,40v

pino 8 - 3,3v

pino 9 - 19v

pino 10 - 19v

pino 11 - 19v

pino 12 - 3v

pino 13 - 0,73v

pino 14 - 0,73v

pino 15 - 19v

pino 16 - 19v

 

-----

 

no power esta com tensão de 0,77v e zera ao pressionar mas a placa não arma nada!

 

desde ja agradeço a atenção

 

Editado: por Luiz Augusto Lossio Seiblitz
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NaassomDourado disse:

Boa noite. Pode injetar tensão diretamente no dc-jack, poderia passar a medições das tensões dos pinos do charger? Se não me engano nessa placa ele é o U8, aquele com formato de espinha de peixe entre as duas regiões circuladas. Verifique também se tem tensão na bios (pinos 1, 3, 7 e 8 ) e se tem tensão no botão power. Caso tenha tensão no power informe se ela zera ao pressionar o botão. Essa placa dá muito problema no charger. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

Boa noite meu amigo! 

acabei de chegar em casa e voltar a missão! primeiramente muito obrigado pela sua prontidão e atenção!

Descobri agora que é exatamente ele que esta chiando quando estabilizo a fonte em 19v ela zera o consumo e ele começa a chiar!

as mediçoes no U9 de acordo com que eu entendi do esquema eletrico são, vou passar a mediçao de todos os pinos

pino 1 - 0v

pino 2 - 0v

pino 3 - 0,24v

pino 4 - 1,08v

pino 5 - 0v

pino 6 - 0v

pino 7 - 5,40v

pino 8 - 3,3v

pino 9 - 19v

pino 10 - 19v

pino 11 - 19v

pino 12 - 3v

pino 13 - 0,73v

pino 14 - 0,73v

pino 15 - 19v

pino 16 - 19v

 

-----

 

no power esta com tensão de 0,77v e zera ao pressionar mas a placa não arma nada!

 

desde ja agradeço a atenção

 

Aparentemente as tensões estão ok, tem tensão na bios?  É aquele próximo da usb que tem um ponto vermelho. Passe a tensão dos pinos 1,3,7,8  precisamos ter 3,3v aqui.

A placa acende algum led? Pelo consumo que você citou e minha experiencia com essas placas eu chutaria ser o I/O em curto, mas precisamos continuar a analise para chegar nessa conclusão

Editado: por NaassomDourado
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, NaassomDourado disse:

Aparentemente as tensões estão ok, tem tensão na bios?  É aquele próximo da usb que tem um ponto vermelho. Passe a tensão dos pinos 1,3,7,8  precisamos ter 3,3v aqui.

A placa acende algum led? Pelo consumo que você citou e minha experiencia com essas placas eu chutaria ser o I/O em curto, mas precisamos continuar a analise para chegar nessa conclusão

Todos os pinos citados acima na Bios estão com tensão de 3.3v 

entretando o U8 continua chiando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

Boa noite meu amigo!

encontrei um resistor de 100k que esta direto! amanha pela manha vou trocar ele e volto aqui para dar o parecer

provavelmente é ele 100k para diretão é complicado!

Qual a serigrafia do resistor? Tem 2 resistores que ficam ligados nos pinos 15 e 16 do charger que são conhecidos por alterarem o valor ou abrir

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, NaassomDourado disse:

Qual a serigrafia do resistor? Tem 2 resistores que ficam ligados nos pinos 15 e 16 do charger que são conhecidos por alterarem o valor ou abrir

Resitor normal! acabei de testar! não consegui testar de manha

 

ainda sigo na luta! se alguem puder me ajudar fico muito agradecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite meu amigos

troquei um capacitor que estava com a aparencia bem ruim entretanto com a medida correta (obs: o menor valor do meu multimetro para resistecia é 200 ohm - a medidad estava dando 00.1 o capacitor R033) agora o ci de charge começou a esquentar consumindo 45mah na fonte em 19v onde não estava consumindo nada.

a luz de energia chegou a acender mas depois de desligado e alimentada novamente a placa não voltou mais a acender e o CI de charge começou a esquentar alterando as tensões.

 

segue a nova medição dos pinos do U8

 

pino 1 - 0v

pino 2 - 0v

pino 3 - 0,24v -> 0v

pino 4 - 1,08v -> 0.35v

pino 5 - 0v

pino 6 - 0v

pino 7 - 5,40v -> 1.40v

pino 8 - 3,3v -> 1.07v

pino 9 - 19v

pino 10 - 19v

pino 11 - 19v

pino 12 - 3v -> 3.24v

pino 13 - 0,73v -> 1.01v

pino 14 - 0,73v -> 1.01v

pino 15 - 19v

pino 16 - 19v

 

as tensões de 3.3va e 5va continuam normais!

os pinos da BIOS continuam alimentado com 3.3v a alteração que encontrei foi no pino 1 que esta com 3.12v

 

 

 

o botão de power alterou de 0,77v  para 0,90v

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses resistores estão horriveis de aparencia, trocando o que esta fora da placa conforme as imagens as tensões no post anterior foram alteradas.

R033 - Trocado

R100 - Continua original - Vou tentar conseguir outro para trocar e verificar se alguma coisa altera

 

conforme meu multimetro tem por escala menor 200 ohm, segue as mediçoes abaixo

R033 - 00.1

R100 - 00.2

 

mediçoes aferidas na placa e fora da placa para evitar qualquer intereferencia!

 

 

 

PS: Deus me livre se fosse na época das valvulas ja tinha resolvido! acredito eu! kkkkk

Captura de Tela 2023-04-26 às 23.09.37.png

Captura de Tela 2023-04-26 às 23.10.16.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2023 às 23:15, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

Esses resistores estão horriveis de aparencia, trocando o que esta fora da placa conforme as imagens as tensões no post anterior foram alteradas.

R033 - Trocado

R100 - Continua original - Vou tentar conseguir outro para trocar e verificar se alguma coisa altera

 

conforme meu multimetro tem por escala menor 200 ohm, segue as mediçoes abaixo

R033 - 00.1

R100 - 00.2

 

mediçoes aferidas na placa e fora da placa para evitar qualquer intereferencia!

 

 

 

PS: Deus me livre se fosse na época das valvulas ja tinha resolvido! acredito eu! kkkkk

Captura de Tela 2023-04-26 às 23.09.37.png

Captura de Tela 2023-04-26 às 23.10.16.png

Conseguiu trocar o R100? Resolveu o problema? 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Positivo - 71R-A14HV6-T840 - Não liga e Componente fazendo Barulho
Em 01/05/2023 às 19:01, NaassomDourado disse:

Conseguiu trocar o R100? Resolveu o problema? 

Espero consegui trocar hoje. como estava sem sucata eu comprei e estou aguardando chegar


acredito que esse final de semana eu consiga trocar e ja comprei o CI de Charge tbm caso precise.

 

vou mandando aqui assim que tiver um posicionamento 

obrigado e boa tarde e otimo final de semana a todos

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

Espero consegui trocar hoje. como estava sem sucata eu comprei e estou aguardando chegar


acredito que esse final de semana eu consiga trocar e ja comprei o CI de Charge tbm caso precise.

 

vou mandando aqui assim que tiver um posicionamento 

obrigado e boa tarde e otimo final de semana a todos

Fico no aguardo

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

curiosamente como havia dito anteriormente, quando coloco a bateria o chiado para e o led de carga acende. no entando não liga a placa.

sendo assim liguei junto com a fonte assimetrica a bateria e o notebook ligou sem pressionar o power e deu video. consumindo 1.8 a 2.1 Ah na fonte assimetrica

deliguei pois estava sem dissipador e tentei fazer o mesmo procedimento. a mesma não deu mais video e não ligou...

estou precisando muito de ajuda para reparar esse notebook! 

agradeço a todos pela ajuda que puderem me dar!

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia meus amigo!

deixei um tempo a fonte com a bateria na placa e estava consumindo 800 a 900 mAh na assimetrica, depois que ficou um tempo na carga com o led aceso, eu desconectei a bateria e a fonte assimetrica, em seguida eu conectei somente a bateria e ligou sozinho e deu video

ja com a fonte não esta ligando nem dando video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, thiago lucena disse:

 

Obrigado meu amigo mas eu tenho o esquema, mas como não tenho muito pratica ainda estou estudando o esquema.

mas continua ligando ao conectar a bateria e carregando a bateria desligado, mas ainda não liga com a fonte conectada

fico no aguardo de algum amigo me ajudar com isso. 

li em outros tópicos esse defeito pode ser da SIO, acham que devo comprar uma outra SIO para trocar e testar.

 

At.

Luiz Augusto de Lossio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continua ligando quando está apenas na bateria? Dê uma olhada no mosfet comutador (é o Q7) no pino 12 do charger deve ter em torno de 3V.  "Podemos deduzir a Razão de não existir nível Alto no Pino 12 ( sinal de indicação ADAP(tador)_IN) com quando os resistores ligados ao pinos 15  16 estão abertos: O OZ não reconhece a corrente de consumo e desliga o circuito para proteção" dê uma lida nesse tópico, é um dos mais uteis aqui do forum:  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

Obrigado meu amigo mas eu tenho o esquema, mas como não tenho muito pratica ainda estou estudando o esquema.

mas continua ligando ao conectar a bateria e carregando a bateria desligado, mas ainda não liga com a fonte conectada

fico no aguardo de algum amigo me ajudar com isso. 

li em outros tópicos esse defeito pode ser da SIO, acham que devo comprar uma outra SIO para trocar e testar.

 

At.

Luiz Augusto de Lossio

Como está  ligando na bateria pode não ser I/O, dá uma olhada no tópico que mandei acima. 

Editado: por NaassomDourado
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 08/05/2023 às 08:53, NaassomDourado disse:

Continua ligando quando está apenas na bateria? Dê uma olhada no mosfet comutador (é o Q7) no pino 12 do charger deve ter em torno de 3V.  "Podemos deduzir a Razão de não existir nível Alto no Pino 12 ( sinal de indicação ADAP(tador)_IN) com quando os resistores ligados ao pinos 15  16 estão abertos: O OZ não reconhece a corrente de consumo e desliga o circuito para proteção" dê uma lida nesse tópico, é um dos mais uteis aqui do forum:  

 

Boa Tarde meu amigo!

voltando a saga agora na nossa queria assistência técnica (quartinho só pra isso) tirei o Q7 comutador e realmente ele não esta chaveando. vou substituir entre hoje a noite e amanha, estou sem sucada de mosfet canal P e hoje vou pegar algumas sucatas para encontrar um compatível e verificar e em seguida posto o resultado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

Boa Tarde meu amigo!

voltando a saga agora na nossa queria assistência técnica (quartinho só pra isso) tirei o Q7 comutador e realmente ele não esta chaveando. vou substituir entre hoje a noite e amanha, estou sem sucada de mosfet canal P e hoje vou pegar algumas sucatas para encontrar um compatível e verificar e em seguida posto o resultado.

Boa tarde, meu amigo

Possivelmente seja o comutador mesmo, fico no aguardo das novidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2023 às 14:56, NaassomDourado disse:

Boa tarde, meu amigo

Possivelmente seja o comutador mesmo, fico no aguardo das novidades.

Boa noite meu amigo!

então, troquei o comutador, realmente não estava chaveando e estaca em curto entre o G / S , só que agora entra no S corrente dos 19v e do outro lado a corrente não estabiliza e quando estabiliza fica em 16v Aproximadamente.

 

Mais uma vez venho agradecer toda atenção e apoio que os amigos do forum tem me dado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...