Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Seagate Barracuda ST4000LM024 - Não Gira

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos do fórum EletronicaBR, saudações a todos!!!
 

Gostaria de saber se algum amigo aqui do fórum já se deparou com esse problema, esse ST4000LM024 depois de alguns meses de uso parou de funcionar, não há barulho de clique, mas tem um som contínuo que dá a impressão que o motor quer girar mas ele não consegue !!!
 

Fiz o básico até agora , limpei os 3 contatos do motor tanto na placa lógica quanto na caixa do motor , montei novamente mas continuou a mesma coisa , ai fiz algumas medições , uma delas foi medir as bobinas do motor , me parece um motor brushless na topologia triangulo pois só tem 3 terminais e a resistência deu exatamente o mesmo valor de 2,0 ohms para as possíveis combinações de medição entre os terminais, então acredito que este motor esteja OK.

Então fui medir na placa lógica para tentar encontrar algum problema como um curto ou alguma anomalia, para minha surpresa tanto medindo a resistência de cada um dos três terminais do conector do Motor em relação ao terra quanto medindo a resistência entre os terminais do conector todos eles apresentaram praticamente um curto circuito (0,5 ohms)!!!
 

Alguém poderia me dizer se isso é alguma peculiaridade desse Driver Smooth fabricado pela ST para Seagate ou se realmente me deparo com um Chip queimado !!!

Se for isso teria para comprar esse CI ?? ele é da Silicon Technologi ( ST ) feito para Seagate , segue foto abaixo do CI !!!
 

Eu ficaria muito grato por qualquer ajuda!!!
 

Segue foto abaixo também de como fiz as medições ( visualmente o Motor Driver CI não apresenta sinais de queima )

ST4000LM024(Board).thumb.jpg.1e8ba878e2184dbb717fddfcd71c2253.jpg

 

ST4000LM024(Driver).jpg.2af214add674e18edc128ab81f705b57.jpg

Editado: por dumaster
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, elias.girardi disse:

Bom dia, poderia testar com outra placa igual para eliminar a hipótese do motor. Sei que é difícil conseguir, pois para funcionar precisa ser outro HD exatamente do mesmo modelo deste seu. Por acaso não teria?

Boa sorte!


Era o que eu queria ter mas não tenho, pelo que andei lendo mesmo uma placa igual o motor até iria girar e reconheceria o HDD mas não seria possível ler os dados , você tem que colocar o firmware do HDD na placa doadora porque ao que tudo indica a alguma informação que fica nos discos do HDD que tem que casar com informações dentro da flash , acho que deve ser algo relacionado a segurança dos dados !!!

Mas eu avancei na analise , com a ajuda em um outro forum , um amigo de la mencionou que os gates dos mosfets demoram a descarregar , ai eu manualmente descarreguei todos os capacitores da placa e o curto sumiu , voltou a apresentar resistencias altas nos terminais o que indica com alguma probabilidade de que a placa esta OK e o problema ou é no motor ou as cabeças travaram no disco , estou muito desanimado pois eu tenho backup desse HDD recente , é só poucos gigas que precisaria fazer backup , que raiva da Seagate , ja não é o primeiro disco que me deixa na mão dessa marca !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@elias.girardi analisando tudo até agora o problema mais plausível pra minha unidade é que ela esta com as cabeças presas ( stuck ) nos pratos , por algum motivo tocaram o prato e ai como é tudo muito plano gera vácuo e elas literalmente grudam como ventosas e não soltam só com a força do motor e do braço , tem que ajudar manualmente , não sei se é isso mas o som do meu HDD é bem parecido com o do vídeo , e num fórum gringo que postei o mesmo problema 3 técnicos já disseram acreditar que há grandes chances de ser " stuck head " que é cabeças presas !!!

Parece loucura, mas estou propenso a fazer como neste vídeo abaixo !!!

Mas estou pensando em fazer uma caixa de ar limpo pra tentar correr o menor risco possível !!!

Caso eu faça isso vou tirar fotos e fazer vídeo e se der certo posto aqui o resultado , quem sabe ajuda mais técnicos !!!
 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dumaster Se o barulho do seu HD for parecido com o do vídeo, deve ser mesmo que as "agulhas" estão presas e não se movem.

No passado eu também já abri um HD, apenas para ver por dentro e ele funciona bem aberto, porém, não dura muito tempo, logo ele começa a dar problema, deve ser por causa do contato com o oxigênio do ar.

Mas pode dar certo no seu caso, se você abrir e desbloquear o braço das agulhas e na sequência ligar, pode ser que ele acesse e você consiga copiar o que precisa.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, elias.girardi disse:

Se o barulho do seu HD for parecido com o do vídeo, deve ser mesmo que as "agulhas" estão presas e não se movem.

No passado eu também já abri um HD, apenas para ver por dentro e ele funciona bem aberto, porém, não dura muito tempo, logo ele começa a dar problema, deve ser por causa do contato com o oxigênio do ar.

Mas pode dar certo no seu caso, se você abrir e desbloquear o braço das agulhas e na sequência ligar, pode ser que ele acesse e você consiga copiar o que precisa.


@elias.girardi obrigado pelo retorno, você foi o único a aparecer neste tópico e eu acho o assunto muito bacana porque acredito que muitos técnicos já devem ter passado por isso e mais deve ter HDD guardados nessa mesma situação , era e é uma oportunidade de debater o assunto , as reparadoras e recuperadoras de dados parecem fazer um misticismo em cima desse assunto pra por medo nos técnicos em trabalhar na recuperação de dados e roubar seus clientes , o problema é que eles cobram uma fortuna e as vezes fazer processos semelhantes ao do vídeo diferenciando só no que tange a sala limpa , mas do resto mesmo processo e cobram 3 mil , 5 mil reais e até mais para recuperar os dados usando do desespero da pessoa que precisa das informações que estão na unidade com problema !!!

Eu vou ver essa semana o que vou fazer , de repente construir uma caixa para simular uma pequena sala limpa ( air clean room ) e tentar o processo caso após abrir o HDD ele estiver na mesma situação do vídeo , se eu obter sucesso vou publicar aqui assim mais técnicos podem se beneficiar do debate !!!

Grande abraço e bom feriado !!!

Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dumaster disse:


@elias.girardi obrigado pelo retorno, você foi o único a aparecer neste tópico e eu acho o assunto muito bacana porque acredito que muitos técnicos já devem ter passado por isso e mais deve ter HDD guardados nessa mesma situação , era e é uma oportunidade de debater o assunto , as reparadoras e recuperadoras de dados parecem fazer um misticismo em cima desse assunto pra por medo nos técnicos em trabalhar na recuperação de dados e roubar seus clientes , o problema é que eles cobram uma fortuna e as vezes fazer processos semelhantes ao do vídeo diferenciando só no que tange a sala limpa , mas do resto mesmo processo e cobram 3 mil , 5 mil reais e até mais para recuperar os dados usando do desespero da pessoa que precisa das informações que estão na unidade com problema !!!

Eu vou ver essa semana o que vou fazer , de repente construir uma caixa para simular uma pequena sala limpa ( air clean room ) e tentar o processo caso após abrir o HDD ele estiver na mesma situação do vídeo , se eu obter sucesso vou publicar aqui assim mais técnicos podem se beneficiar do debate !!!

Grande abraço e bom feriado !!!

Eduardo.

@dumaster parece ser mesmo agulhas presas. Se fosse problema lógico você teria que achar uma placa de mesmo código. Não dá para ir somente pelo modelo do HD, porque as placas mudam sutilmente de versão, e isso muda o firmware.
Eu comprei no aliexpress uma placa para resolver o problema de um HD meu e funcionou. Apenas tive que trocar as bios. Colocar a bios antiga na placa que comprei. Nâo são caras as placas. Para pesquisar a placa tem que procurar pelo código na placa controladora incluindo a versão. Placas de mesmo modelo e versão diferente nao funciona. ESte teste eu já fiz.
Quanto a recuperar dados e tal, alem do lado psicologico que o pessoal aplica, tem o lado custo mesmo. Uma placa decente para recuperação de dados é mais de 5.000 dólares.... A camara de fluxo laminar também nao sai muito barata para fazer. Fora isso as ferramentas para trocar discos e agulhas são caras também. Dois anos atrás eu pesquisei valores e no Aliexpress era mais de R$2.000,00 as ferramentas.... Isso ajuda a aumentar o custo da operação de recuperar dados.

Existem sites só de discussão de HD, tipo o www.hddguru.com Vi bastante coisa legal lá deste assunto. Se você conhece outros sites publica aqui.
Aquele chip da smooth nao se consegue comprar. Ele vai em quaso todas as marcas de HD, mas mudam o codigo com o modelo da placa controladora. Por isso que acaba sendo
Se tu conseguir fazer a camara de fluxo laminar posta aqui pra ver.

@elias.girardi o HD não é mantido sob vácuo, tanto que ele possui um furo com um filtro de ar na carcaça. Talvez o que ocorra com ele girando aberto seja algum tipo de vibração ou fluxo de ar pelo giro que faça as agulhas baterem na superfície do disco, já que a distância é abaixo do milimetro.... Mas isso é somente conjectura minha.

 

Abraço.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2023 às 22:53, argl disse:

parece ser mesmo agulhas presas.


Único fórum além daqui que postei meu problema foi no HDD Guru , e dois membros por lá já me desanimaram bastante , o risco de danificar as cabeças é grande , densidade de 4TB é muito maior do que 250GB do vídeo , tipo de gravação pode ser diferente ( mais simples no de 250 GB do vídeo ) agora estou bem desanimado em prosseguir com essa tentativa , o grande problema é que pra mim as informações que vou perder são poucas , num contexto de mais de 3TB de espaço ocupado meu backup desta unidades esta desatualizado em uns 50 GB de algo que tenha alguma importância e mais uns 250 GB de arquivos que posso baixar novamente mas se eu recuperasse evitaria eu ter que fazer a busca pelos torrents ( eu já tinha limpado a lista do cliente torrent ) , então é muito pouco , eu vi na UTI dos Dados mais de 3 mil reais se tiver que fazer transplante de cabeças ou dos pratos , esses dados não valem pra mim nem 10% desse valor e a unidade já esta perdida mesmo , se eu tentar e danificar vai dar na mesma do que não tentar e jogar o HDD no lixo !!!

Uma coisa que pensei foi que quando deu problema o motor estava girando e não houve queda de energia , tenho ainda duvidas se não pode ser a placa logica , perguntei la no HDD Guru se existe alguma forma de eu girar o motor ( só girar sem necessidade de mover cabeças nem nada ) pra ter certeza que não é a placa logica , porque se o motor girar com algum circuito que possa inicializar o motor ( driver brushless de 3 fios ) ai seria uma felicidade pois seria defeito na placa logica e era encontrar uma e compra igual você disse e depois transplantar o firmware da placa minha pra nova e instalar no HDD , mas se o motor não girar ai vai estar confirmado que algo esta impedindo ele mecanicamente de girar e a grandes chances de ser cabeças presas mesmo 😥

Valeu pela postagem e vou atualizando aqui o que eu for fazendo e também se fizer algo atualizo se deu ou não certo kkkkkkkkkkkkk

 

Abraçoss.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/05/2023 às 05:00, dumaster disse:


Único fórum além daqui que postei meu problema foi no HDD Guru , e dois membros por lá já me desanimaram bastante , o risco de danificar as cabeças é grande , densidade de 4TB é muito maior do que 250GB do vídeo , tipo de gravação pode ser diferente ( mais simples no de 250 GB do vídeo ) agora estou bem desanimado em prosseguir com essa tentativa , o grande problema é que pra mim as informações que vou perder são poucas , num contexto de mais de 3TB de espaço ocupado meu backup desta unidades esta desatualizado em uns 50 GB de algo que tenha alguma importância e mais uns 250 GB de arquivos que posso baixar novamente mas se eu recuperasse evitaria eu ter que fazer a busca pelos torrents ( eu já tinha limpado a lista do cliente torrent ) , então é muito pouco , eu vi na UTI dos Dados mais de 3 mil reais se tiver que fazer transplante de cabeças ou dos pratos , esses dados não valem pra mim nem 10% desse valor e a unidade já esta perdida mesmo , se eu tentar e danificar vai dar na mesma do que não tentar e jogar o HDD no lixo !!!

Uma coisa que pensei foi que quando deu problema o motor estava girando e não houve queda de energia , tenho ainda duvidas se não pode ser a placa logica , perguntei la no HDD Guru se existe alguma forma de eu girar o motor ( só girar sem necessidade de mover cabeças nem nada ) pra ter certeza que não é a placa logica , porque se o motor girar com algum circuito que possa inicializar o motor ( driver brushless de 3 fios ) ai seria uma felicidade pois seria defeito na placa logica e era encontrar uma e compra igual você disse e depois transplantar o firmware da placa minha pra nova e instalar no HDD , mas se o motor não girar ai vai estar confirmado que algo esta impedindo ele mecanicamente de girar e a grandes chances de ser cabeças presas mesmo 😥

Valeu pela postagem e vou atualizando aqui o que eu for fazendo e também se fizer algo atualizo se deu ou não certo kkkkkkkkkkkkk

 

Abraçoss.

Olha o valor até não subiu muito então. A única vez que usei o serviço de recuperação de dados foi há uns 10 anos atrás e paguei pouco mais de 2 mil mais o custo do HD. No meu caso era o HD com as fotos da família, incluindo as dos meus filhos desde recém nascidos. Aí na época o desespero bateu e mandei recuperar. Nâo sei exatamente o que fizeram, mas recuperaram todas as fotos....
Se os caras do HDD Guru falaram, pode confiar. Tem una caras la que são engenheiros de hardware e pelo conhecimento trabalham justamente com HD.

Se te posso dar uma sugestão seria trocar a placa e ver se ele gira o motor, e quem sabe reaviva o HD para você copiar o que precisa.
Eu comprei a placa deste cara aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...