Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo ideapad 320 - 14ikb dg421 dg521 dg721 nm-b241 - Liga e desliga em 5 segundos

Avalie este tópico:


amorim.bardela

Posts em destaque

Boa note pessoal, estou com este notebook e vou precisar entregar amanhã (funcionando ou não) então peço ajuda aos colegas de forma emergência para tentar matar este caso.

 

O notebook liga e se desliga depois de 5segundos, no entanto ele chega a dar imagem normalmente, é basicamente como se o botão power estivesse pressionado, este modelo tem o botão "serviço" para poder acessar a cmos, e independênte se liga pelo botão (que é no teclado) ou pelo botão de serviço o resultado é o mesmo. 

Testes já realizados: 
- Tirei o flat do teclado a fim de descartar defeito no mesmo, porém mesmo sem o teclado o problema persiste (Ví vários relatos de problema similar neste modelo sendo no teclado, mas não é o caso).
- Testei as tensões e estão todas funcionando normalmente, não sinto também nenhum componente esquentando de forma anormal. 
- No conector do teclado os pinos 30 e 31 são responsáveis pelo acionamento do botão power, localizei um diodo zener no circuito dele que esta bom, medindo a resistência deu 700oms, o que é de se esperar. 
- O cabo flat da tela esta com a trilha 3 rompida por algum motivo, mas vendo no esquema elétrico é uma trilha por sorte nula, mas o resultado ocorre com ele desconectado e ligado no hdmi (sem sem o hdmi)
- Fiz a regravação da bios com várias versões que encontrei no forum e por exclusão já que o problema ocorreu também com outros arquivos decidi restaurar o arquivo original. 

- Esta placa tem 4g de memória ram on board e não tem placa de memória extra (apenas os módulos soldados na placa), não achei curto nos capacitores em redor e o valor da impedância não causou dúvidas na peça. 

 

Se tiver alguém no corujão e puder dar uma ajuda estou aqui até o sol raiar ou desmaiar.

Editado: por amorim.bardela
Devolução sem sucesso no reparo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrei oxidação na placa, esta muito bem conservada, porém na APU vi uma coisa estranha, normalmente vem nos cantos do processador um silicone ou aquele esmalte uv para vedar e fixar o componente mas nesta placa parece que foi removida, possivelmente foi enviada para outro técnico e podem ter feito um reflow/reballing nesta placa, contudo não vi resíduo de fluxo ou qualquer indício de aquecimento na placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verifique ao redor dos cis de rede e de audio, se não tem capacitor em curto, ou remova os cis para teste.

Verifique tbm se o pino de power no conector do teclado (pino 30 pelo seu relato), não esta tendo oscilação diferente de tensão nesse momento que  liga  desliga, porque o correto é ter tensão quando ligado a fonte ou a bateria e esta tensão cair quando aperta o power e voltar com a tensão quando solta o power.

 

 

Editado: por Donini II
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão no pino do teclado é fixa em 3.3v, o outro é terra. quando aperta o botão ele vai a zero depois que solta retorna a 3.3v. 

Eu cheguei a verificar os capacitores próximos a todos os ci´s: rede, usb 3.0, chipset, audio e não encontrei nenhuma anomalia, no entanto não cheguei a retirar do circuito, vou fazer a remoção e retorno com os testes mais tarde. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Donini II Testei ele com a fonte original e na fonte assimétrica, o consumo parece estar normal. 
Na bateria eu peguei ela já descarregada, porém consegui carregar ela normalmente só deixando conectado a fonte, ela liga também o notebook e o problema ocorre da mesma forma, as tenções do circuito charge estão ok. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poderia ser que o carregador não tivesse sido reconhecido e a bateria não estivesse sendo carregada, dai ligava  e desligava em seguida por falta de carga na bateria, mas se já testou isso, agora fica a pulga atras da orelha pelo que vc comentou que esta sem a resina no chip, que leva a acreditar que o problema possa estar ali.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...