Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung - NP530XBB / Glide-13 BA41-02678A Rev. 1.1 / SSD Somente leitura

Avalie este tópico:


Querosergrande

Posts em destaque

Pessoal, recebi de uma senhorinha aqui na assistência esse notebook com essa mencionada placa. O sistema não inicia e rodei um sistema pelo pen drive, e verifiquei que a saúde do SSD BGA estava baixa, entretanto, havendo um slot M.2. 

Verifiquei que a unidade Flash NAND de 64 GB soldada BGA na placa estava em somente leitura, excluindo a partição ela retornava.

Instalei mesmo assim um SSD M.2 SATA (pois é Celeron e não reconhece NVMe), realizei a instalação do Windows nesse e após a cópia dos arquivos, o Windows não finaliza automaticamente a instalação, buscando boot no SSD danificado.

Resumindo, não sei se somente removendo fisicamente a memória Flash NAND que eu conseguiria proceder, mas isso seria invasivo para a placa.

Alguém já pegou esse problema ou parecido?

 

Grato desde já,

 

JB

Imagem do WhatsApp de 2023-05-09 à(s) 14.54.50.jpg

Editado: por Querosergrande
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Querosergrande alterou o título para Samsung - NP530XBB / Glide-13 BA41-02678A Rev. 1.1 / SSD Somente leitura

@Querosergrande No Setup vc não consegue mudar o boot ou desativar o boot securit para ver se ele consegue mudar. Ja tive um equipamento mais antigo porem era um 530u aquele com segunda e geração, e ele tinha o ssd de 32gb que quando dava pau ele nao deixava ligar, naquele caso eu retirei e funcionou

Editado: por thiago lucena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiago lucena Na BIOS eu só tenho a opção de desativar o boot seguro, e daí configurar o boot pelo Windows boot manager ou por um pen drive por exemplo. O SSD M.2 SATA não aparece para sequencia de boot, apesar de ser reconhecido na própia BIOS nas exibições do sistema, e a instalação do Windows ter copiado os arquivos de instalação para lá. Aí, o SSD defeituoso assume e dá o erro que tem apresentado na inicialização do Windows ;/

Meu medo é remover esse SSD BGA e apresentar algum mau funcionamento na placa. Expliquei para a cliente que pode ocorrer algum problema secundário em decorrência da possível necessidade de remoção e ela se amedrontou.

O que me aconselharia? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Querosergrande Faça como o amigo @FLAVIOTECH falou, pois ele ta aqui mais tempo e com mais experiencia. O que pode tentar burlar o windows é formatar ele em outra maquina e depois colocar nele, para ver se la ja aparece o boot do m2, nao sei se nessa bios ai tem a opção de legacy que dai o cara consegue mudar a ordem do hd, porem se tiver serial do windows na bios ele nao vai reconhecer como original.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só, 
  

Uma solução seria inslar o gerenciador de BOOT GRUB em um pendrive, dar boot com ele e depois escolher a unidade que quer da boot, ele vai te dar as opções, se tiver windows instalado em algum dispositivo conecto  como seu M2, ele vai aparecer na lista, depois basta escolher e continuar com o processo de boot.
  Talvez ele tenha que ficar com o pendrive conectado na máquina sempre para que o gerenciador venha  a assumir e mostrar seu windows, mas é melhor que qualquer tentiva invasiva. 

    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguiu resolver?

Peguei um equipamento igual com a placa: Glide-13 BA41-02678A Rev. 1.1

Só que no meu caso ele liga, mas não acha na BIOS o SSD nativo da placa, Sandisk de 128gb. Coloquei tanto o M.2 NGFF, quanto o NVME e não aparece nada, tentei formatar e não vai, só fica carregando e depois de um longo tempo reinicia. 

Não tenho o esquema, queria ver se é possível retirar alguma bobina e "desligar" o SSD nativo (acho que é ele o problema).

Se alguém tiver alguma sugestão???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso estar equivocado, mas se a função do componente é apenas armazenamento, eu já teria sacado fora, o q me parece q aconteceu com ele é o que acontece com esses sdds que estão com defeito de ficar somente leitura o q é um ultimo recurso para fazer bkp das informações, daí como existe a instrução de boot nele msm formatando em outro ssd a bios vai dar "preferência" para tentar bootar nessa unidade.
Agora se existe alguma outra informação nesse componente eu ficaria com o pé atrás. 
Eu sei que é difícil e ficamos com medo de lidar com situações onde pode haver alterações no sintoma inicial, mas o cliente tem q entender tb que se não tentar fazer nd, o equipamento continuará sem sua função, não existe milagre informático, existe tentativas, erros e acertos (muitos erros). 
Procura se existe uma placa dessa para compra, e passa os dois cenários para o seu cliente, eu posso tentar remover e se der certo fica tanto, e se td der errado fica X da placa. Boa sorte desculpe o texto extenso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 13/05/2023 às 01:36, taboas disse:

Conseguiu resolver?

Peguei um equipamento igual com a placa: Glide-13 BA41-02678A Rev. 1.1

Só que no meu caso ele liga, mas não acha na BIOS o SSD nativo da placa, Sandisk de 128gb. Coloquei tanto o M.2 NGFF, quanto o NVME e não aparece nada, tentei formatar e não vai, só fica carregando e depois de um longo tempo reinicia. 

Não tenho o esquema, queria ver se é possível retirar alguma bobina e "desligar" o SSD nativo (acho que é ele o problema).

Se alguém tiver alguma sugestão???

Amigo estou com um notebook desse com mesmo problema você conseguiu resolver ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, regigomes disse:

Amigo estou com um notebook desse com mesmo problema você conseguiu resolver ?

Não teve jeito e fiquei com receio de arrancar fora o MMC, não achei nada na internet referente esquema elétrico, a ultima opção foi colocar um M.2 sata NGFF e instalar o Windows 11 (não consegui instalar o 10, ficava em loop o logo e não avançava).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@taboas e, fiz isso ontem e foi de boa, doidera ne?! nao instala nem por um raio o win10,, nem boota pra instalar, so fica a bandeirinha e a rodinha rodando infinito ate reiniciar, o win 11, vai rapidaço, sem complicaçoes.. vai entender. notebook bem ruinzinho, unica coisa q pode mexer eh no ssd, e bem limitado ainda.. pra mim isso eh um tablet e não um note kkkkk

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 09/05/2023 às 15:14, Querosergrande disse:

Pessoal, recebi de uma senhorinha aqui na assistência esse notebook com essa mencionada placa. O sistema não inicia e rodei um sistema pelo pen drive, e verifiquei que a saúde do SSD BGA estava baixa, entretanto, havendo um slot M.2. 

Verifiquei que a unidade Flash NAND de 64 GB soldada BGA na placa estava em somente leitura, excluindo a partição ela retornava.

Instalei mesmo assim um SSD M.2 SATA (pois é Celeron e não reconhece NVMe), realizei a instalação do Windows nesse e após a cópia dos arquivos, o Windows não finaliza automaticamente a instalação, buscando boot no SSD danificado.

Resumindo, não sei se somente removendo fisicamente a memória Flash NAND que eu conseguiria proceder, mas isso seria invasivo para a placa.

Alguém já pegou esse problema ou parecido?

 

Grato desde já,

 

JB

Imagem do WhatsApp de 2023-05-09 à(s) 14.54.50.jpg

A unica forma que consegui resolver isso foi rodando o windows 11 pelo pendrive, usando o Rufus.

Esta meio lento mas funciona.

Pode se usar também um hd externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...