Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Tv philco ph39e31dg tem som acende o backligth porém fica sem imagem.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos estou com uma tv philco ph39e31dg ela apresenta som, acende o backligth mas fica sem imagem, percebi na régua que vai ao display que as tensões de VGL e VGH não estão presentes alguém poderia me dizer o que fazer neste caso? Desde já agradeço se alguém puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Adriano. As outras tensões estão presentes? Se esta faltando VGL e VGH o ci Pwm pode esta com defeito ou esta entrando em proteção devido a curto circuito em uma dessas linhas. Muitas vezes a tela entra em curto e mata estas tensões. Se for a tela não tem jeito, só trocando. Veja se tem algum curto, fazendo o teste de continuidade do VGL e VGH em relação ao terra. Veja se não tem algum capacitor em curto. Pode também injetar tensão de 5v (tensão positiva) no VGH e -5v (tensão negativa) no VGL e ver se algum componente esta aquecendo. Se tiver algum COF esquentano muito, está com problema na tela.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@Adriano Presley A chances de ser a tela é muito grande. Atualmente não estou mais deparando com capacitares cerâmicos em fuga derrubando as tensões e sim a tela. Mesmo que nao perceba curto entre vgh e terra,ou vgl e terra pode ser sobre consumo. Se deu display permitir desconectar o flat, veja se as tensões ausentes surgem.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, jsant284 disse:

Boa noite Adriano. As outras tensões estão presentes? Se esta faltando VGL e VGH o ci Pwm pode esta com defeito ou esta entrando em proteção devido a curto circuito em uma dessas linhas. Muitas vezes a tela entra em curto e mata estas tensões. Se for a tela não tem jeito, só trocando. Veja se tem algum curto, fazendo o teste de continuidade do VGL e VGH em relação ao terra. Veja se não tem algum capacitor em curto. Pode também injetar tensão de 5v (tensão positiva) no VGH e -5v (tensão negativa) no VGL e ver se algum componente esta aquecendo. Se tiver algum COF esquentano muito, está com problema na tela.

Boa noite meu amigo, agradeço por vir comentar, irei fazer o que me disse nem tinha pensado nisto ver continuidade do Vgl e do Vgh, o que eu fiz foi ver se tinha tensão somente com a placa ligada sem conexão aos leds e sem conexão com a V con, e não surgiu nada, e conectando tudo também nada, esta TV é uma placa somente com fonte e principal juntas e não tem T con, desta única placa vai com um flat somente para a V con, farei o que me disse e depois retornarei e como não tenho esquema elétrico nem sei qual é este ci Pmw e nem onde ele fica. Na placa V con que vai direto para a tela encontrei em duas bobinas as tensões de quase 12 v e em outra 3 v, mas ali próximo do Vgl e Vgh tudo zerado sem tensão.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Adriano Presley disse:

Boa noite meu amigo, agradeço por vir comentar, irei fazer o que me disse nem tinha pensado nisto ver continuidade do Vgl e do Vgh, o que eu fiz foi ver se tinha tensão somente com a placa ligada sem conexão aos leds e sem conexão com a V con, e não surgiu nada, e conectando tudo também nada, esta TV é uma placa somente com fonte e principal juntas e não tem T con, desta única placa vai com um flat somente para a V con, farei o que me disse e depois retornarei e como não tenho esquema elétrico nem sei qual é este ci Pmw e nem onde ele fica. Na placa V con que vai direto para a tela encontrei em duas bobinas as tensões de quase 12 v e em outra 3 v, mas ali próximo do Vgl e Vgh tudo zerado sem tensão.  

 

10 minutos atrás, ohm disse:

Olá,

 

@Adriano Presley A chances de ser a tela é muito grande. Atualmente não estou mais deparando com capacitares cerâmicos em fuga derrubando as tensões e sim a tela. Mesmo que nao perceba curto entre vgh e terra,ou vgl e terra pode ser sobre consumo. Se deu display permitir desconectar o flat, veja se as tensões ausentes surgem.

Boa noite amigo, fico imaginando também sobre a tela mas o engraçado é que a tela acende só não vem a imagem, farei o teste de continuidade como o nosso amigo jsant284 indicou quem sabe. A Tv não tem placa T con e sim uma direto de uma placa somente fonte principal juntas vai direto com um flat para a V Con que vai direto para a tela da TV. Fiz até uma limpeza boa ali próximo ao cof que tem mas nada resolveu. E ali está aparentemente tudo em ordem pois as vezes pode estar queimado ou cortado mas não vi nada disto também.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano Presley Acho que tenho uma desse modelo aqui, se tiver um prazinho olha amanhã, tiro algumas formas de ondas da vcon e fotos indicando quais os ic’s.

 

10 minutos atrás, Adriano Presley disse:

Fiz até uma limpeza boa ali próximo ao cof

Eu particularmente nem chego perto desses cof… sao muito sensíveis!!! Não tento nenhuma intervenção neles. Ao desmontar a tela até evito de ficar dobrando os flats.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ohm disse:

@Adriano Presley Acho que tenho uma desse modelo aqui, se tiver um prazinho olha amanhã, tiro algumas formas de ondas da vcon e fotos indicando quais os ic’s.

 

Eu particularmente nem chego perto desses cof… sao muito sensíveis!!! Não tento nenhuma intervenção neles. Ao desmontar a tela até evito de ficar dobrando os flats.

Oh rapaz se vc conseguir mandar eu te agradeço de coração. Grande final de noite e dia a seguir a vc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ohm disse:

@Adriano Presley Acho que tenho uma desse modelo aqui, se tiver um prazinho olha amanhã, tiro algumas formas de ondas da vcon e fotos indicando quais os ic’s.

 

Eu particularmente nem chego perto desses cof… sao muito sensíveis!!! Não tento nenhuma intervenção neles. Ao desmontar a tela até evito de ficar dobrando os flats.

Bom dia amigo fiz o teste de continuidade nos pontos Vgl e Vgh e não apitou, significa nada em curto pelo que entendi, tem na régua a Vcon dois diodos, fiz o teste um deles em um sentido da um valor no outro nada é o correto, mas tem outro menor conforme foto anexa ai que medindo de um lado da em torno de 200 e pouco e medindo do outro virando as ponteiras do multimetro também da um valor de 900 e pouco, este diodo D5,  não deveria dar nada também? 

1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, jsant284 disse:

Boa noite Adriano. As outras tensões estão presentes? Se esta faltando VGL e VGH o ci Pwm pode esta com defeito ou esta entrando em proteção devido a curto circuito em uma dessas linhas. Muitas vezes a tela entra em curto e mata estas tensões. Se for a tela não tem jeito, só trocando. Veja se tem algum curto, fazendo o teste de continuidade do VGL e VGH em relação ao terra. Veja se não tem algum capacitor em curto. Pode também injetar tensão de 5v (tensão positiva) no VGH e -5v (tensão negativa) no VGL e ver se algum componente esta aquecendo. Se tiver algum COF esquentano muito, está com problema na tela.

Bom dia amigo então fiz o teste de continuidade no Vgl e Vgh e não apitou significa que tá bom, na régua a Vcon tem tensões de quase 12 V em uma bobina e em outra encontrei os 3 V, e como eu faço para injetar estas tensões no Vgl e no Vgh? Se uma tensão é positiva e outra negativa? Tenho uma fonte de bancada mas acredito que tenha somente tensão positiva.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano Presley a que tenho não é o mesmo modelo. 
 

Para o ic pwm que geram as fontes proteger não necessariamente o vgl ou vgl devem estar em curto com o gnd. Se tiver teremos certeza que é esse o motivo.

 

Esses diodos tem baixa “resistência” mesmo.

 

qual código desse ic? 
 

Quando liga ela veja se aparece alguma tensão, mesmo que rápida. Se tiver multímetro analógico acaba que é mais fácil de perceber. 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, ohm disse:

@Adriano Presley a que tenho não é o mesmo modelo. 
 

Para o ic pwm que geram as fontes proteger não necessariamente o vgl ou vgl devem estar em curto com o gnd. Se tiver teremos certeza que é esse o motivo.

 

Esses diodos tem baixa “resistência” mesmo.

 

qual código desse ic? 
 

Quando liga ela veja se aparece alguma tensão, mesmo que rápida. Se tiver multímetro analógico acaba que é mais fácil de perceber. 
 

 

O que vc tem não é o mesmo modelo entendi. Olha eu andei refazendo testes aqui e descobri que o Ci ali próximo é o ci 6861aaq, e ele fica mesmo próximo ao ponto Vgl e Vgh, achei um cara no youtube falando algo sobre este ci, mas era tudo em Inglês não entendi quase nada, mas deu pra ver alguns pontos pra medir a tensão ai vi que nos pinos de entrada dele o ci consegue receber a tensão correta mas as saidas para o Vgl e o Vgh não tem por isto que estes pontos estão sem alimentação, só deve ser mesmo este ci o culpado ou outra coisa matando a saida. O que vc acha? Segue a foto deste ci em anexo.

WIN_20230510_12_01_24_Pro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o esquema desse ci. Observe que o pino 9 é o Enable (En). Esse pino precisa ter 3v pra funionar.

Observe também que o pino 45 é a saída do VGL. Seguindo essa linha (pino 45) veja se não tem um resistor de 0 ohm (fusível). Se tiver, retira ele pra ver se as tensões voltam. E no pino 39 tem a saída do VGH. Veja se nessa linha (pino 39) também tem um resistor de 0 ohm. Se tiver você tira também pra ver se voltam as tensões. Quando você mede e não acha curto neles, em relação ao terra não significa que essas linhas não estejam em curto dentro da tela.

06b66948b13722171a489c2baf027bff.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra injetar tensão no VGH, você usa uma fonte de até 12v. Com o flat da placa principal desconectado e a tv desligada da tomada, coloque o fio negativo da fonte em qualquer terra da v-con e coloque o fio positivo no ponto do VGH. Pra injetar tensão no VGL, que é negativa, você usa uma fonte de até 5v. Coloca os fios invertidos. o fio positivo coloque no terra da v-com e o fio negativo no ponto o VGL. Não po esquecer de desconectar a placa principal da placa da tela e retirar da tomada pra não correr risco de danificar ela. Injetando tensão nesses pontos você pode ver se tem algum componente esquentando. Se tiver algum curto na tela, algum COF vai esquentar ou vai matar a tensão injetada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, jsant284 disse:

Pra injetar tensão no VGH, você usa uma fonte de até 12v. Com o flat da placa principal desconectado e a tv desligada da tomada, coloque o fio negativo da fonte em qualquer terra da v-con e coloque o fio positivo no ponto do VGH. Pra injetar tensão no VGL, que é negativa, você usa uma fonte de até 5v. Coloca os fios invertidos. o fio positivo coloque no terra da v-com e o fio negativo no ponto o VGL. Não po esquecer de desconectar a placa principal da placa da tela e retirar da tomada pra não correr risco de danificar ela. Injetando tensão nesses pontos você pode ver se tem algum componente esquentando. Se tiver algum curto na tela, algum COF vai esquentar ou vai matar a tensão injetada.

Rapaz vc é bom mesmo nos procedimentos hein, parabéns pela sabedoria. Esta de inverter os fios pra dar tensão negativa ao Vgl nem tinha idéa de como fazer, maravilha, li tudo que me passou e irei fazer os procedimentos, muito obrigado mesmo pelas explicações e ter passado ai o mapa da região, eu medi hoje as entradas deste ci e as tensões chegam porém as tensões não sai nem para o Vgh e nem para o Vgl, mas farei o que me disse pra ver que bicho vai dar, depois volto pra comentar, boa noite e boa quinta feira a seguir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, jsant284 disse:

😁😁 Muito obrigado meu amigo. Espero que dê tudo certo. 👍

Boa tarde meu amigo enão fiz o procedimento que me falou e deu certo injetei as tensões de 5 volts no Vgh e - 5 volts no Vgl, e fiz a medição nos pinos de saida e permaneceram, e nada esquentou nenhum compomente e nem este ci e nem os cofs, eu só vi um resistor de marcação (0) está interligado no Vgh fiz o teste de continuidade, mas perto do Vgl não vi nenhum resistor igual, tem uns miudinhos lá que nem consegui ver se tem algo escrito no corpo. O que pode se concluir que é o Ci que não está gerando a tensão de saída? Ou tem alguma outra idéia? Obrigado pela ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ohm disse:

@Adriano Presley esse procedimento de injetar a tensão é para saber se existe consumo excessivo nas malhas vgl e vgh. Também se existe aquecimento. 
 

O teste com multímetro não deu certo ? Ver se por breve instante a tensão surge. 
 

 

Boa tarde meu amigo então fiz o teste como o nosso amigo Jsant284 disse e deu certo a tensão apareceu no ponto Vgh e Vgl e permanceu nada esquentou nenhum compomente, nem o ci e nem os cofs, tudo indica o ci que não está liberando as tensões necessárias para o Vgl e o Vgh?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que está dando resultado. Se nada esquentou e as tensões injetadas permaneceram normais é bem possivel que o ci PWM está com problema relmente. Há uma chance também de algum componente nos outros pinos do ci estarem com defeito. Isso poderia fazer o ci não gerar as tensões corretamente. Analise os diodos e os transistores em volta do Ci ( principalmente na saída dos pinos 5, 6, 36 e 49) . Qualquer falha nesses componentes pode deixar de gerar o VGH e o VGL. Como nada está aquecendo e a tensão injetada permanece, você pode também usar o VGH e o VGL de uma outra t-con, com a placa principal conectada e a tv ligada pra ver se gera imagem. Se abrir imagem normalmente, o problema vai estar no ci PWM mesmo, se os diodos e transisores etiverem ok. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ci é bem chato de trocar e os pinos também podem dar mal contato na solda. Se for possível, seria até bom tentar resoldar ele. Mais é sempre bom ter certeza que os componentes em volta dele estão ok pra não correr o risco de tirar e não ser ele o problema, porque a troca dele é bem crítica mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jsant284 disse:

Esse ci é bem chato de trocar e os pinos também podem dar mal contato na solda. Se for possível, seria até bom tentar resoldar ele. Mais é sempre bom ter certeza que os componentes em volta dele estão ok pra não correr o risco de tirar e não ser ele o problema, porque a troca dele é bem crítica mesmo.

Vc acha que dando um calor ali ele pode se assentar melhor e resolver? E nem me fala deve ser um terror pra trocar ele, bem pequeno e os terminais quase todos juntos, terminais bem pra dentro, e fora isto é que ele está a régua da tv não tem como tirar ela, se fosse em uma Tcon ainda vai. Não tem jeito de tirar com ferro de solda né? Se a tensão apareceu ali injetando, provavelmente ele não tá liberando as tensões de saida pelo menos eu acho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano Presley conseguiu fazer o teste com o multímetro (analógico) se ao ligar apresenta tensão de vgh e vgl ? Pergunto porque se existir, mesmo que por um breve instante, o defeito não é o ic e sim o display. 

 

Ocorre o seguinte. O ic que é responsável por gerar as tensões de alimentação do display é muito criterioso. Já peguei display danificado que derrubava as tensões, entretanto, não havia curto o resistência baixa entre as saídas e o gnd. Com osciloscópio consegue perceber que por frações de segundos as tensões sobem próximo do valor nominal e em

seguida é interrompido. 
 

Se não tiver osciloscópio e possuir um ic desse para substituir, será ideal. 
 

A solda de smd em invólucro qfn  necessita de experiência e é impossível removê-lo com o ferro de solda. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...