Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sony PlayStation 4 SAB-001 - Chipset Super aquecendo, luz azul

Avalie este tópico:


Bruno Bassi

Posts em destaque

To com um PS4 na bancada que tem um consumo de 0,010A deligado, quando liga eu ligo o chipset começa esquentar a corrente começa a subir e em seguida ele desliga novamente, gostaria de saber testes que poderia ser feito antes de eu pensar em fazer o reballing, não tenho esta maquina no momento e nem muito conhecimento em ps4.

Edit 1: Eu estou ligando ele direto na minha fonte de bancada

Editado: por Bruno Bassi
Para seguir padrões do forum
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Bruno Bassi , olha primeiramente gostaria de pedir para ajustar o título do post de acordo com as regras do fórum para que ele ganhe muito mais visibilidade por pessoas que já tenham passado pelo mesmo problema, não esqueça de colocar a versão de sua placa.

tittv.png

Agora necessitaria de algumas informações para que possamos entender melhor seu caso:

=> Você está alimentando ele com uma fonte de bancada, você já fez isso antes, você sabe qual o funcionamento da placa com sua fonte?

    (você alimenta a linha 4,85v e a linha de 12v simultâneamente ou você assim como eu têm um aparato para ligar o console automaticamente quando ativa o pOn?)

=> Se a resposta anterior for não, então pare de injetar tensão para não piorar o problema, caso a resposta for sim (você já ligou outros consoles deste modo) então possívelmente você têm um curto Pós-PowerOn em algum setor da placa lógica, então desmonte completamente o console e saia em busca de curto em todos os capacitores cerâmicos e bobinas indultoras que encontrar.

=> Em relação ao southbridge aquecer fica muito vago este relato, pois, é normal que ele se aqueça quando estiver alimentado, o problema é identificar se realmente está com super-aquecimento, agora sobre o procedimento de reballing você precisa primeiro estabelecer um protocolo de diagnóstico, examinar a fundo o defeito, a caracteristica e o que causou, dependendo do que causou o defeito não adianta fazer reballing a única maneira é substituír o chip.

Nos aponte qual procedimento já foi realizado e qual o conhecimento e ferramentas que possui para podermos avançar mais rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Bruno Bassi alterou o título para Sony PlayStation 4 SAB-001 - Chipset Super aquecendo, luz azul

Bom dia Pessoal! Eu me formei no curso Técnico em eletrônica pelo Senai RS (Ensino que foca na parte industrial), trabalho a 2 anos com conserto de balanças analíticas industriais e comerciais (faço pequenos reparos nessas placas mas em grande maioria somente troca de peças), tenho um desejo enorme em adquirir o máximo de conhecimento em conserto de placas eletrônicas (Eletronica de bancada). Já investi muito dinheiro na minha bancada (Estação de Retrabalho, Osciloscópio, multímetro e sei usar esses instrumentos de medição 100% sem nem uma dificuldade). Fiz um curso avançado em reparos de celular ano passado e nas horas vagas aplico este conhecimento. 

 

Eu comprei este PS4 com este defeito, somente com o intuito de aprender, e sim ligo o equipamento com o dissipador na APU (Que fazendo uma pesquisa acabo de saber o que é APU). Por isso vim aqui neste forum pedir ajuda e dica de pessoas que tem o que eu quero ter, no caso o conhecimento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Bruno Bassi disse:

Bom dia Pessoal! Eu me formei no curso Técnico em eletrônica pelo Senai RS (Ensino que foca na parte industrial), trabalho a 2 anos com conserto de balanças analíticas industriais e comerciais (faço pequenos reparos nessas placas mas em grande maioria somente troca de peças), tenho um desejo enorme em adquirir o máximo de conhecimento em conserto de placas eletrônicas (Eletronica de bancada). Já investi muito dinheiro na minha bancada (Estação de Retrabalho, Osciloscópio, multímetro e sei usar esses instrumentos de medição 100% sem nem uma dificuldade). Fiz um curso avançado em reparos de celular ano passado e nas horas vagas aplico este conhecimento. 

 

Eu comprei este PS4 com este defeito, somente com o intuito de aprender, e sim ligo o equipamento com o dissipador na APU (Que fazendo uma pesquisa acabo de saber o que é APU). Por isso vim aqui neste forum pedir ajuda e dica de pessoas que tem o que eu quero ter, no caso o conhecimento. 

O que ele faz quando tenta ligar? Liga e desliga rapidamente ou com 3 segundos, 4 segundos... Quantidades de bips

Editado: por FábioJSilva86
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Bruno Bassi disse:

Bom dia Pessoal! Eu me formei no curso Técnico em eletrônica pelo Senai RS (Ensino que foca na parte industrial), trabalho a 2 anos com conserto de balanças analíticas industriais e comerciais (faço pequenos reparos nessas placas mas em grande maioria somente troca de peças), tenho um desejo enorme em adquirir o máximo de conhecimento em conserto de placas eletrônicas (Eletronica de bancada). Já investi muito dinheiro na minha bancada (Estação de Retrabalho, Osciloscópio, multímetro e sei usar esses instrumentos de medição 100% sem nem uma dificuldade). Fiz um curso avançado em reparos de celular ano passado e nas horas vagas aplico este conhecimento. 

 

Eu comprei este PS4 com este defeito, somente com o intuito de aprender, e sim ligo o equipamento com o dissipador na APU (Que fazendo uma pesquisa acabo de saber o que é APU). Por isso vim aqui neste forum pedir ajuda e dica de pessoas que tem o que eu quero ter, no caso o conhecimento. 

Amigo @Bruno Bassi , vamos fazer assim, comece testando a fonte de alimentação do console, retire ela do console, deixe ela com o chicote de fios (4 ou 5) da linha de 5v standby plugado nela, com o multímetro em escala de continuidade, procure pelo terra do chicote, aí meça com o multimetro em escala de tensão DC com a fonte plugada na energia quais os outros pinos que terão aproximadamente 5V e me passe o resultado que estarei no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de pressionar o botão power, a palca consome 16mA. após pressionar o botão a placa da um bip e começa a desligando e ligando o led azul, na fonte ela consome 1,270A e se mantem nisso, limitei a corrente da fonte pra 2,5A que é o que a fonte do próprio ps4 fornece @FábioJSilva86

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MSoler Fala meu querido, tudo certo?

Liguei a fonte do console em uma lâmpada em série e no primeiro momento não indicou curto no primário.

Medição do 5VSB com 4,79. 

Jumpeei os terminais 5VSB com ACDC_STBY para acionar a saída 12V.

Nesse momento a lampada começa a piscar e não tem 12V na saída.

então coloquei uma lampada de 12V automotiva na saída 12v e tambem fica piscando, tensão oscilando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia você estaria limitando a corrente e não deixa o pfc trabalhar tá limitando a corrente ,nem muito menos habilita os 12 volts o circuito desarma, se tem osciloscópio tu podes medir no gate do mosfet se tem algum pulso armando e desamando lembrando que quando medir o primário da fonte do osciloscópio tenha cuidado pra não danificar seu equipamento .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BLOD é um termo geral para uma luz azul ao ligar que desliga sem passar para uma luz branca. Pode haver muitas submanifestações disso. Um exemplo é uma luz azul que não pulsa, que se apaga após 6 segundos.

Para um BLOD, você precisará cronometrar quanto tempo a luz permanece acesa, quaisquer ruídos, cliques, bipes e observar se o ventilador gira ou não.

Se a fonte estiver funcionando ligue com a fonte dele.

 

Screenshot_20230521-142415.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/05/2023 às 18:21, Bruno Bassi disse:

@MSoler Fala meu querido, tudo certo?

Liguei a fonte do console em uma lâmpada em série e no primeiro momento não indicou curto no primário.

Medição do 5VSB com 4,79. 

Jumpeei os terminais 5VSB com ACDC_STBY para acionar a saída 12V.

Nesse momento a lampada começa a piscar e não tem 12V na saída.

então coloquei uma lampada de 12V automotiva na saída 12v e tambem fica piscando, tensão oscilando.

O que está acontecendo é que sua lâmpada em série teria que ter 2.5X a 3X a potência de saída para suportar ligar o pfc, então neste caso pode ligar direto a fonte sem a lâmpada de série pra ver se habilita os 12V, mas de antemão posso dizer que 4,79 está um pouco baixa a tensão standby, pode estar com fuga em algum capacitor ou diodo zener. Post o modelo da fonte de alimentação para que possamos analisar melhor.

Em relação à sua placa mãe estar com consumo inicial de 0,016mAh isso não quer dizer muita coisa, pois, o sistema de standby da placa está operando, quando você alimenta a fonte ela gera os 5v para o sistema de standby da placa-mãe ficar ativos, Chipset carrega a firmware do módulo bluetooth que está guardado na NOR e após processá-lo armazena na memória ram dedicada do chipset, por sua vez alimenta e habilita o módulo bluetooth/wifi que fica ligado aguardando o sinal do controle ou um sinal do chipset através do botão power. Portanto, isso requer algum consumo mínimo que seja ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MSoler disse:

O que está acontecendo é que sua lâmpada em série teria que ter 2.5X a 3X a potência de saída para suportar ligar o pfc, então neste caso pode ligar direto a fonte sem a lâmpada de série pra ver se habilita os 12V, mas de antemão posso dizer que 4,79 está um pouco baixa a tensão standby, pode estar com fuga em algum capacitor ou diodo zener. Post o modelo da fonte de alimentação para que possamos analisar melhor.

Em relação à sua placa mãe estar com consumo inicial de 0,016mAh isso não quer dizer muita coisa, pois, o sistema de standby da placa está operando, quando você alimenta a fonte ela gera os 5v para o sistema de standby da placa-mãe ficar ativos, Chipset carrega a firmware do módulo bluetooth que está guardado na NOR e após processá-lo armazena na memória ram dedicada do chipset, por sua vez alimenta e habilita o módulo bluetooth/wifi que fica ligado aguardando o sinal do controle ou um sinal do chipset através do botão power. Portanto, isso requer algum consumo mínimo que seja ok.

Tudo bem meu amigo? Esse 4.79v é normal, reparei aqui várias fontes e essa tensão está perfeita.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Bruno Bassi disse:

 O Blod está em dois segundos

@FábioJSilva86

Já verificou se tem 12v na fonte?

Tem resistência baixa no conector 12v da placa PS4?

Ele liga e desliga e quando você tenta ligar liga e desliga novamente sem precisar tirar a fonte da tomada?

Essas três informações já te dou um norte onde você possa verificar. 2 segundos sempre foi fácil o reparo nesses modelos de PS4.

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...