Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Monitor Asus MG278Q - tela branca tracejada

Avalie este tópico:


Andre Ponzoni

Posts em destaque

Bom dia para todos. Este é meu primeiro post neste fórum (tirando aquele de apresentação). Caso algo esteja em desacordo com alguma regra, me avisem que eu conserto! :D

 

Tenho em meu computador 3 monitores idênticos (Asus MG278Q), o qual um deles deu problema e estou tentando consertá-lo já fazem alguns meses. O fato de eu não achar mais esse monitor a venda (novo ou usado) me faz mais ainda querer consertar e continuar dispondo de 3 monitores 2K iguais em meu setup.

 

Pois bem, meu monitor começou a dar problema aos poucos (a imagem perdia definição por algum tempo e voltava ao normal). Logo esse defeito foi ficando mais frequente até que não consegui mais utilizá-lo. Depois de muita luta, consegui abrir o monitor com poucos danos na carcaça plástica (eu sou da época dos parafusos pra abrir aparelhos...), enfim um mal necessário pra consertar.

 

Meu primeiro diagnóstico foi que a fonte está OK, pois ele entrega todas as tensões sinalizadas na placa fonte. Contudo na placa principal (715G7660-M01-000-005Y) localizei vários capacitores SMD em curto. Tirei uns 4 ou 5 para testar e estavam OK ao testar eles fora da placa, então concluí que era o processador em curto, afinal de contas eram muitos capacitores em vários locais distintos da placa. Como se trata de um chip BGA, comecei a procurar este modelo de placa para comprar e salvar meu monitor.

 

A única placa deste modelo disponível para venda estava na Inglaterra, e é claro que o EBAY não despachava para o Brasil. Felizmente tenho alguns contatos no UK, e depois de alguns atravessadores ( e uns 6 meses de espera) a placa chegou em minhas mãos, e sem os curtos circuitos que minha placa original ainda tem.

 

Contudo o que era pra ser apenas uma troca de placa e correr para o abraço, infelizmente não solucionou o problema. Esse monitor quando liga, ele aparece momentaneamente escrito no centro ASUS. Mas o que temos no lugar é uma tela toda branca com algumas linhas horizontais bem fraquinhas (não vão aparecer na foto em anexo).

 

Tentei também trocar os cabos que ligam a placa principal na placa TCOM (são 4 cabos flexíveis com soquete, semelhante aos cabos IDE de HDs de antigamente), mas o defeito persiste. Em minha análise visual não encontro nada, nem na placa TCOM nem na placa que comprei por estar funcionando.

 

Procurando pela internet, esse modelo de monitor não é comum. Não se acha relatos de defeitos ou similares para este modelo, muito menos encontra-se o manual técnico dele (tentei em ingles também). Caso alguém tenha alguma dica de conserto ou alguma ideia de onde posso conseguir o manual técnico fico no aguardo! Conforme já mencionei antes, gostaria MUITO de salvar esse meu monitor, que é muito bom, diga-se de passagem!

 

Obrigado por ler até aqui.

tela_branca.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, como vc tem mais dois monitores idênticos, te aconselho remover a placa de uma delas (Utilizando luvas de borracha, pois a placa principal é muito sensível a energias estáticas produzidas pelo corpo humano) e colocar na que esta com defeito e verificar se resolve o problema, se sim, defeito na placa que comprou, se não, defeito na placa VCOM ou ate mesmo nos CIs que tem na fica que faz ligação da tela com a VCOM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, CentroTech Furegato disse:

Bom dia, como vc tem mais dois monitores idênticos, te aconselho remover a placa de uma delas (Utilizando luvas de borracha, pois a placa principal é muito sensível a energias estáticas produzidas pelo corpo humano) e colocar na que esta com defeito e verificar se resolve o problema, se sim, defeito na placa que comprou, se não, defeito na placa VCOM ou ate mesmo nos CIs que tem na fica que faz ligação da tela com a VCOM.

 

Obrigado pela sugestão. Eu vou usar isso como ultimo recurso por dois motivos. Primeiro que pra mim é impossível abrir esses monitores sem quebrar alguma coisa, eu não me dou bem com esses encaixes e sempre acabo danificando bem mais do que deveria. Sinto uma falta danada do tempo que para abrir um aparelho era só soltar 4 ou 5 parafusos! :(

 

Meu segundo motivo é normalmente sou bem desastrado com essas coisas. Por exemplo, teve uma parte da historia que eu omiti pra nao ficar muito longa. Mas basicamente enquanto mexia no monitor,  voou um fio do nada e fechou um curto na placa da fonte ( o capacitor de filtro estava carregado, embora nem estivesse na tomada). Pois bem, foram longos 3 meses tentando consertar a placa da fonte, o que só consegui ontem, muito tempo depois de chegar a placa nova (maldito CI oscilador que nao se acha em qq lugar). Enfim, meu medo é ficar com 2 monitores parados ao invés de apenas um...

 

Por acaso alguém saberia me dizer onde posso encontrar esse esquema técnico? No google não acha! 

 

No mais continuo no aguardo de quaisquer sugestões... obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que a BIOS (Firmware) da placa nova não seja compativel com a sua tela.  Se ambas placas logicas forem identicas, sugiro a troca dessa memoria.

 

O pior que sem documentação fica complicado de ajudar, pois não sei se ela eh uma FLASH convencional ou uma do tipo NAND :(

 

Boa sorte ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2023 às 17:43, William_R disse:

Pode ser que a BIOS (Firmware) da placa nova não seja compativel com a sua tela.  Se ambas placas logicas forem identicas, sugiro a troca dessa memoria.

 

O pior que sem documentação fica complicado de ajudar, pois não sei se ela eh uma FLASH convencional ou uma do tipo NAND :(

 

Boa sorte ;)

 

Bom dia. Acho pouco provável de não ser compatível, pois estava anunciado como placa retirada do modelo MG278Q, além de vir também o modelo escrito a canetinha em uma parte da placa. Então isso me leva a crer que realmente saiu de um Asus MG278Q.

 

Tenho buscado por tudo esse manual técnico, mas como acho que é um monitor que vendeu pouco, acha muita pouca coisa online, infelizmente! Inclusive esse monitor não se acha nem novo nem usado para vender (tenho buscado por isso também).

 

De qualquer maneira, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou te dar um exemplo, nos aparelhos da linha SA300 da Samsung durante o processo produtivo quando falta um modelo de tela eles substituem por uma de outra marca trocando alguns componentes e gravando a BIOS com dados compativel com a nova tela.  Veja em exemplo na tabela abaixo:

 

FirmwareSA300SA550.png.a5ba5f0304a607f514aeb1895ab1eebb.png

 

Por falta de documentações, não saberia dizer se no seu modelo de aparelho acontece isso, mas.......

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma atualização... hoje pela manhã consegui dar mais uma analisada no problema.

 

Com a placa original de dados original, não chega alimentação 12V na placa TCOM;

 

Com a placa de dados que comprei, ela alimenta os 12V na TCOM (qdo há sinal);

 

Embora ambas as placas apresentam exatamente o mesmo sintoma, tela toda esbranquiçada com umas linhas horizontais no lugar do logo da ASUS (por hora não estou inserindo sinal, apenas testando com o escrito ASUS mesmo).

 

Isso me chama atenção para o que o William_R comentou, que talvez seja uma questão de firmware. Imagino que seja esses dois CIs maiores ao lado do dissipador do processador.

 

Vou ver se consigo descobrir mais alguma coisa hoje a tarde! Me desejem sorte! rss.

 

IMG_20230603_114820.jpg

IMG_20230603_114800.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...