Jump to content

devolvido Samsung NP350XBE - Ba41-02737a - Desarma Fonte

Rate this topic

prcalemao

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, chegou esse notebook onde o mesmo ao ligar a fonte desarma, e na fonte de bancada acusa curto.... na foto abaixo tinha um resistor que aquecia ao conectar a fonte, retirei ele e  injetei tensão no ponto onde apresentava curto (seta vermelha) e aqueceu o processador, o problema é que não tem esquema e nem Board  dessa placa, opinião do mais experientes já devo condenar essa MB, vale a pena perder um tempo nela, pq essa é bem complicada

350xbe.jpg

Edited by prcalemao

Essa linha de +19V não chega exatamente até o processador. Depois que retirou o resistor, o curto da fonte sumiu? Como esta a resistência ali nos pads em relação ao GND? Não achei o esquema esta seguindo algum? Curto na linha da fonte de 19V não é tão difícil de achar, não condene a placa ainda!

14 horas atrás, Rods disse:

Essa linha de +19V não chega exatamente até o processador. Depois que retirou o resistor, o curto da fonte sumiu? Como esta a resistência ali nos pads em relação ao GND? Não achei o esquema esta seguindo algum? Curto na linha da fonte de 19V não é tão difícil de achar, não condene a placa ainda!

depois que retirei o resistor não desarma mais a fonte, mas fica com consumo de 0,15a e aquece o BQ24708 (foto)

, no pad do lado que apresenta curto a resistência está em 3.5 Ohms, não estou seguindo nenhum esquema não encontrei nada...... uma OBS: no lado do pad do resistor que não tem curto a tensão fica um pouco mais baixa que na entrada ficando com 18.7v

350xbe1.jpg

14 horas atrás, master7 disse:

@prcalemao se ao injetar tensão na alta o processador esquentou, é provável que o mosfet de alta do vcore esteja em curto.

Na foto abaixo, nos mosfet abaixo da GPU onde circulei em amarelo achei a resistência baixa está com apenas 3.5Ohms onde circulei em vermelho é ponto ligado ao terra, já nas 2 bobinas acima do processador tb encontrei a resistência em 3.5Ohms

Está baixo este valor? e os mosfet de alta do processador são esse 2 componentes circulador em azul acima das bobinas?

350xbe12.jpg

Se vc não tem mais o curto pela fonte, vc tem a certeza para qual lado o problema esta. Nesses casos, quando tenho um sintoma parecido aqui na loja, eu encontro injetando tensão. Sem esquema é difícil mas sabemos que linha é a +19. Eu soldaria um fio ali no pad para facilitar e começaria com uns 10V com 2A. Não sei se o @master7 ja pegou essa placa com esse problema, muita coisa que aprendi foram com os posts dele,uma ajuda dele seria melhor!

• Like 1

@prcalemao injeta 2v com 1A e vai subindo a tensão aos poucos e vendo se a tensão injetada está aparecendo nas bobinas do processador. Se estiver passando para as bobinas do processador, vc para de injetar tensão e veja se tem algum mosfet desses que vc marcou com problema, me parecem que são mosfet duplos. 

Edited by master7
  • Like 1

@Rods @master7  Injetei a tensão de 2v 1A no pad do resistor onde apresentava curto, e a tensão já caiu pra 1v e consumo foi pra 1.1A, e nas bobinas dos processador apareceram a tensão de 0.55V
lá nos mosfet que fica abaixo da GPU onde circulei em amarelo apareceu a tensão de 0.68v (nas bobinas acima desses mosfet não apareceu nenhuma tensão

@Rods @master7 bom dia amigos, retornei nessa placa hoje.... tive que tirar o atraso de outras

Nessa foto abaixo eu levantei essa Bobina nesse ponto onde está a seta e o curto sumiu.... estou injetando tensão naquele pad do resistor que retirei 10V a 2a e no lado de cima da Bobina fica com a tensão de 10v, qdo baixo ela o curto aparece e a tensão caiu, e começa a aquecer o processador, posso estar enganado mas parece que esse lado vai direto para o processador, alguma sugestão ?

350xbe13.jpg

Na minha humilde opinião, eu não levantaria essa bobina amigo, pois vc ja encontrou a linha que esta em curto. Sem o esquema não podemos atestar nada. A resistência dessas linhas de alimentação do processador e da controladora de vídeo integrada, tem a resistência muito baixa, muito mesmo na casa dos 4R. Talvez não seja um curto. Nunca meça essas linhas em escala de diodo. Use a escala ohmica. Eu  teimaria com os 19V la no pad do resistor, usando uma corrente mais alta para ver quem esquenta nessa linha. Desconfio se esses 10V foram para a PCH, possa ter queimado ela. O amigo master7 tem um conhecimento melhor do que o meu em esquemas e em situações assim. Tente aguardar uma resposta.

@Rods obrigado amigo...... sem esquema é complicado mesmo, mas não injetei tensão na Bobina ok, continuei injetado no Pad do resistor que retirei anteriormente. Nesse ponto a resistência é baixa mesmo, mas estou utilizando a escala de 200Ohms e no lado que levantei onde parece ter o curto está com 3Ohms e do outro lado da bobina a resistência está altissima, e qdo a bobina está levantada (no lado de cima da bobina ) tem a tensão que injetei que é 10v, qdo baixo ela que encosta no lado da seta a fonte desarma

10 horas atrás, prcalemao disse:

Nessa foto abaixo eu levantei essa Bobina nesse ponto onde está a seta e o curto sumiu.... estou injetando tensão naquele pad do resistor que retirei 10V a 2a e no lado de cima da Bobina fica com a tensão de 10v,

@prcalemao meu amigo, posso está enganado, mas pelo que vejo das fotos essa bobina me paresse ser uma das do vcore do processador. A tensão de alta não alimenta diretamente o processador, de forma que, se na bobina está aparecendo os 10V injetados, algum mosfet de alta deve está em curto mandando a alta diretamente para a bobina e, consequentemente, para o processador.

• Like 1

22 horas atrás, prcalemao disse:

qdo baixo ela o curto aparece e a tensão caiu, e começa a aquecer o processador, posso estar enganado mas parece que esse lado vai direto para o processador, alguma sugestão ?

Entendo que vc esta injetando no pad, mas veja, se vc abaixou a bobina usando uma fonte assimétrica no meu entendimento os 10V foram para o proc. Agora se usou a fonte do notebook, ela se protegeu e desarmou. Por isso o amigo master7 disse

Em 26/05/2023 às 10:27, master7 disse:

Se estiver passando para as bobinas do processador, vc para de injetar tensão e veja se tem algum mosfet desses que vc marcou com problema

Isso usando os 2V como ele disse antes, é uma informação valiosa, uma ótima maneira de saber se o mosfet esta transferindo essa tensão para essa linha, usando um valor que não danifique os componentes. Por todo o cenario, provavelmente um mosfet do v-core como ja mencionado ou algum componente dessa linha é o seu problema.

• Like 1