Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Ps4 slim/fonte bivolt ADP-160ER AAA não sai 12v

Avalie este tópico:


Henry9881

Posts em destaque

Olá amigo @Henry9881 bom dia seja bem vindo ao fórum, olha essas fontes de alimentação possuem vários níveis de proteção ativas, então primeiramente será necessário a substituíção dos componentes que estão em curto e permitindo a corrente circular em ambas direções, somente após o reparo do circuito será possível realizar testes e medições caso a fonte ainda não estiver funcionando. Faça uma busca mais detalhada por curtos no primário e secundário da fonte, e após anotar as falhas sempre nos conte todos os dados que você coletou o tipo de componente e o nome da serigrafia ou com uma foto nos mostre sua posição, quanto maior o nível de informação puder nos passar sobre qual procedimento já foi feito e qual as ferramentas e nível de conhecimento você possui mais fácil chegaremos à uma solução. Ex:(curto nos mosfets q101 e q102, fiz a substituíção o curto continua)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim existe uma maneira de testar os C.i.'s difícil é tentar lhe ajudar se você não realizar nenhum procedimento básico antes, você novamente postou algo sem nenhuma informação relevante para tomarmos um rumo e preparar um protocolo de diagnóstico. Tente imaginar que não estamos com uma placa desse modelo em mãos, e ela possui curtos generalizados conforme você mencionou que TODOS OS MOSFETS que mediu estão passando corrente em todas as direções, aí você não remove os MOSFETS para saber se o curtos vêm deles, nem começa nenhum procedimento básico para remover os curtos existentes, nem sequer menciona quais são os mosfets que estão apresentando curto, não descreve qual c.i. você quer testar, não posta nem uma foto da placa em questão mostrando com o dedo os mosfets que estão apresentando curto, dessa forma você está criando uma barreira enorme entre o problema e as pessoas que estão tentanto lhe ajudar você entende? Se você ainda não têm conhecimento sobre essas fontes chaveadas então vamos fazer um passo-a-passo para que você possa ir com o tempo adquirindo conhecimento e poder ajudar outras pessoas aqui do fórum.

1 => Começe nos contando se você têm conhecimento do que é PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO, COM A FONTE DESLIGADA DA ENERGIA, meça todo o primário em busca de curto e nos fale o que encontrou dando nome aos componentes, caso você encontre e saiba como removê-lo faça a eliminação dos curtos e nos conte o que foi feito e se já não possui mais nenhum curto no primário;

2 => Repita o procedimento no Secundário, aí nos conte como se encontra no momento atual e quais componentes foram trocados ou não;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henry9881 disse:

@MSoler ok vou fazer perdão pela falta de informação é que eu moro longe do centro e eu vou uma vez por semana,novamente muito obrigado 

@Henry9881  não precisa sair comprando nenhum componente desesperadamente, só o que têm que fazer é medir a placa achar o curto e REMOVER o componente em curto, com ele fora da placa meça novamente a placa e verifique se o curto sumiu. Com o componente em curto fora da placa o curto sumirá das trilhas onde ele estava soldado aí você já saberá que a principio aquele componente precisa ser subsituído, REPITA esse processo até não encontrar mais curtos. Depois pense em comprá-los e substituí-los ok, senão você acaba gastando dinheiro desnecessário.

P.S.: Agora vi em seu perfil e sua apresentação que está começando na eletrônica, de antemão posso lhe falar que você pegou um trabalho árduo logo de início e que você vai precisar ter muita força de vontade para estudar eletrônica se quiser trabalhar com fontes chaveadas que possuem PFC, LLC HALF BRIDGE E RETIFICADOR SÍNCRONO, você literalmente está puxando o leão pelo rabo, pode ser que ele seja manso, mas só descobrirá se começar a puxar. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Henry9881 disse:

@MSoler obrigado pelo apoio e sim desistir nunca, só mais uma coisa que eu não entendi como é que vou saber se o componente que tirei está em curto é que de equipamento eu só tenho o multimetro por em quanto 

Coloque o multimetro em escala de continuidade e meça os terminais de solda do componente com ele fora da placa, se o multimetro apitar dependendo do componente é curto, aí saberá, agora se não têm conhecimento sobre o que é cada componente e não possui nem estação de solda para mexer nessa placa eu sugiro que deixe a fonte como está não mexa nela, faça um curso pra ir adquirindo conhecimento, leia livros, aos poucos aprenda a utilizar 100% da capacidade seu multimetro, adquira uma estação de solda pra só depois desses passos comece a mexer em circuitoss eletrônicos, pois, você pode estar correndo risco de se machucar, essa fonte de PS4 quando ela está ligada e funcionando o seu PFC passa dos 400v e após desliga-la essa tensão permanece na placa por um bom tempo em seus capacitores, caso você encoste na parte viva do PRIMÁRIO levará uma descarga elétrica muito forte, recomendo que deixe esse projeto para um futuro até se familiarizar mais com a eletrônica.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado e eu fiz um curso mas perdi umas aulas práticas pq tive que sair mais cedo para pegar o último ônibus, eu tenho o básico para lidar com placa,  e tambem eu já estou conversando  aparelhos elétricos, só que a fonte do ps4 é mais complexa assim que nem vc mencionou. Novamente muito obrigado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...