Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica DICA!!! Nobreak SMS Power Vision NG upv3000Bi Placa PCIV020042 Não liga fora da tomada e desliga sozinho no Inversor e apresenta comportamentos estranhos!

Avalie este tópico:


pcrock

Posts em destaque

Peguei um Nobreak SMS Power Vision NG upv3000Bi Placa PCIV020042 com comportamento muito estranho. Não liga fora da tomada (se colocar na tomada ele liga) mas aí quando ele entra no modo inversor tem vezes que funciona normal, tem vezes que funciona um pouco e desliga e tem vezes que desliga sozinho imediatamente e apresenta comportamentos estranhos!

Infelizmente por não possuir o esquema elétrico eu penei muito pra encontrar o problema.

Atenção pois esse modelo tem uma quantidade enorme de versões da placa e os esquemas elétricos não batem absolutamente NADAAA com esse aqui. Creio que o único esquema parecido é o de versão PCIV020041, que parece que existe aqui no fórum mas eu não tenho crédito pra baixar...

Encontrei o resistor smd R63 aberto e com muito custo identifiquei que seu código é 01b (1K). Esse resistor conecta dois transistores entre si. Pude notar que a corrente que circula nele é muito alta, o que faz ele trabalhar pelando de tão quente!!! Então notei que esse é um problema crônico desse modelo e um erro grotesco de cálculo da engenharia responsável pelo circuito. Após muita pesquisa, um amigo de outra cidade, ex autorizada da marca, me disse que o fabricante estava recomendando usar 2 watts pra esse resistor.... Meu Deus...se  for verdade isso os caras erraram por uma razão de bem mais 10 vezes!!!!

Resolvi super dimensionar então.

Usei dois resistores de 1k9 x 3w cada um em paralelo e, devido às tolerâncias, constatei que a resistência final ficou em 989 ohms. E vou dizer uma coisa!!! Após isso conectado na placa, tudo passou a funcionar perfeito!! Deixei uma noite e um dia inteiro em teste e e pude notar que os engenheiros erraram feio mesmo pois mesmo agora vi que os resistores ficam consideravelmente quentes. Depois de uma semana funcionando perfeitamente em todos seus recursos, envolvi o arranjo de resistores em espaguete  termo retrátil e com fios mais longos conectei ao circuito. Com presilha plástica o prendi em um lugar no fluxo de ar das ventoinhas.

Ficou ótimo.

Se a dica for útil pra alguém, peço deixem um joinha!!

 

IMG_20230524_153552788_HDR~2.jpg

IMG_20230524_154114837_HDR.jpg

IMG_20230524_154133119.jpg

IMG_20230524_154419042~2.jpg

IMG_20230524_154502092~2.jpg

IMG_20230524_154419042.jpg

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria o resistor da figura abaixo ?

 

R63-1K.thumb.png.ba7d26bdb7fd866412c7b65e829f026d.png

 

R631KSMDcritico.thumb.png.ae58cdb677e2e9921fd796bf7e9084c1.png

 

Pelo que pude ver o colega tem creditos, e so entrar na loja e comprar o Download Gratis:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

E o esquema que voce cita, creio ser este:

 

 

 

Editado: por William_R
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, William_R disse:

Seria o resistor da figura abaixo ?

 

R63-1K.thumb.png.ba7d26bdb7fd866412c7b65e829f026d.png

 

R631KSMDcritico.thumb.png.ae58cdb677e2e9921fd796bf7e9084c1.png

 

Pelo que pude ver o colega tem creditos, e so entrar na loja e comprar o Download Gratis:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

E o esquema que voce cita, creio ser este:

 

 

 

Sim senhor William. O resistor é esse mesmo!!

Já sobre o crédito, eu tento fazer o download e diz que não tenho crédito. Entro na loja e não consigo renovar minha assinatura pois diz que não tenho crédito. Será que não sei fazer? O senhor pode me ajudar? Será que tô entrando no link certo? Sempre achei confuso esse sistema... Sou meio tapado pra isso . Não sei se tô sabendo fazer.

 

5 horas atrás, joao lima RV disse:

O R63 é o que vai do coletor de Q8 a base de Q6 ?

 

image.thumb.png.6726ccbac581dcd87b63238a128cb72d.png

Sim. Esse mesmo amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 29/05/2023 às 13:37, pcrock disse:

Peguei um Nobreak SMS Power Vision NG upv3000Bi Placa PCIV020042 com comportamento muito estranho. Não liga fora da tomada (se colocar na tomada ele liga) mas aí quando ele entra no modo inversor tem vezes que funciona normal, tem vezes que funciona um pouco e desliga e tem vezes que desliga sozinho imediatamente e apresenta comportamentos estranhos!

Infelizmente por não possuir o esquema elétrico eu penei muito pra encontrar o problema.

Atenção pois esse modelo tem uma quantidade enorme de versões da placa e os esquemas elétricos não batem absolutamente NADAAA com esse aqui. Creio que o único esquema parecido é o de versão PCIV020041, que parece que existe aqui no fórum mas eu não tenho crédito pra baixar...

Encontrei o resistor smd R63 aberto e com muito custo identifiquei que seu código é 01b (1K). Esse resistor conecta dois transistores entre si. Pude notar que a corrente que circula nele é muito alta, o que faz ele trabalhar pelando de tão quente!!! Então notei que esse é um problema crônico desse modelo e um erro grotesco de cálculo da engenharia responsável pelo circuito. Após muita pesquisa, um amigo de outra cidade, ex autorizada da marca, me disse que o fabricante estava recomendando usar 2 watts pra esse resistor.... Meu Deus...se  for verdade isso os caras erraram por uma razão de bem mais 10 vezes!!!!

Resolvi super dimensionar então.

Usei dois resistores de 1k9 x 3w cada um em paralelo e, devido às tolerâncias, constatei que a resistência final ficou em 989 ohms. E vou dizer uma coisa!!! Após isso conectado na placa, tudo passou a funcionar perfeito!! Deixei uma noite e um dia inteiro em teste e e pude notar que os engenheiros erraram feio mesmo pois mesmo agora vi que os resistores ficam consideravelmente quentes. Depois de uma semana funcionando perfeitamente em todos seus recursos, envolvi o arranjo de resistores em espaguete  termo retrátil e com fios mais longos conectei ao circuito. Com presilha plástica o prendi em um lugar no fluxo de ar das ventoinhas.

Ficou ótimo.

Se a dica for útil pra alguém, peço deixem um joinha!!

 

IMG_20230524_153552788_HDR~2.jpg

IMG_20230524_154114837_HDR.jpg

IMG_20230524_154133119.jpg

IMG_20230524_154419042~2.jpg

IMG_20230524_154502092~2.jpg

IMG_20230524_154419042.jpg

Dica sensacional amigo, entrou uma agora na assistencia aonde cliente trocou bateria por nova e o nobreak ligava e desligava sem tensao saida, olhei o r63 ele nem estava no lugar mais tava derretido kkkk
só coloquei um outro resistor e pronto ligou 100% obrigado ajudou muitoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...