Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Placa mãe ASUS P6TD Deluxe queimando fonte

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, não sou especialista em reparo de placas, mas costumo montar meus próprios desktops. Montei um desktop com placa mãe ASUS P6TD Deluxe há uns 13 anos, e funcionou muito bem até recentemente, quando queimou a fonte Thermaltake de 600W da máquina. Troquei a fonte por uma outra (mais barata), também de 600W, e também queimou logo na primeira vez, depois de alguns minutos de funcionamento.
Resolvi então gastar um pouco mais, e comprei uma fonte de maior capacidade (Gigabyte de 850W, com circuitos de segurança). Liguei tudo direitinho, e o computador não arranca (a fonte dá um estalo, que imagino ser o circuito de proteção contra curtos). Desconectei a alimentação da placa de vídeo, e nada mudou. Desconectei então a alimentação do EATX 12v (conector de 8 pinos da placa mãe), e a placa ligou, porém não bootou (como esperado, por haver desconectado esse ponto de alimentação). Minha conclusão, portanto, é que deve haver algum componente em curto na parte da placa alimentada pelo conector EATX 12v. 

Como sou engenheiro e gosto de "fuçar" para tentar consertar minhas coisas, pensei em obter o diagrama dessa placa para poder analisar as conexões usando o BoardView (já fiz o download).

Ficaria bastante grato se pudesse baixar esse arquivo, e também se pudesse receber alguma outra dica nesse grupo.
Desde já, obrigado!
 

Anderson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma linha em curto amigo, estranho pois a fonte deveria se desarmar. Confira no próprio conector de 24 pinos se alguma linha que não seja GND (preta) esta com uma resistência baixa em relação ao próprio GND. Tente tbm, ligar a placa sem a alimentação do processador, veja se vai ligar!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce precisa primeiramente colcoar a placa para funcionar, para isso voce vai testar com tudo desconectado (placa "pelada" kkkk)

Se até mesmo sem CPU e RAM a placa ligar significa que está OK, se mesmo assim ligar há algo errado. Se ela ligar ai vai conectando as coisas de volta

 

Resumindo, seus HDs vão estar desconectados, então estarão intactos. Somente se a placa ligar e der vídeo que vc conecta eles novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer unidade de armazenamento em massa deve ser desconectada quando fazemos qq tipo de analise. Nunca deixe de alertar seu cliente, oralmente e visualmente na sua loja, na ordem de serviço,  em relação aos arquivos. O técnico jamais deve se responsabilizar pelos arquivos dos cliente! Oriente-os a trabalhar com  redundância, sempre tendo suas coisas salvas em duas midias diferentes. Por mais cuidado que devemos ter, esse alerta é importante.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2023 às 16:10, Anderson Markiewicz disse:

Muito obrigado MJVFC e Rods pelas dicas, irei fazer o que vocês sugeriram. Uma dúvida:  durante os testes para identificar o curto, devo me preocupar com a integridade dos dados armazenados?  Uso dois SSD´s em RAID 0.

Ligar os HDs/SSDs, só no final quando estiver tudo consertado e pronto. Até lá, tudo desligado!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Medi com meu multímetro simples (vide foto em anexo), usando a escala de resistência, e deu o valor mostrado no visor.

Observação:  Essa é a leitura com polaridade invertida na ponta de teste (ponta vermelha no negativo do conector, ponta preta no positivo). A medição invertendo a polaridade não mostra nada (resistência muito alta)

 

20230609_131026.jpg

Editado: por Anderson Markiewicz
Explicar melhor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se tem curto nos pinos do conector de alimentação do processador. Faz a medição sem o cabo da fonte conectado, somente no conector da placa.

Já peguei uma placa que era problema no processador. Ela acusava curto com o processador mas nao acusava sem...Troquei o processador e resolveu

Editado: por MJVFC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Coloquei o processador de volta e travei. Nova medição: (foto em anexo)

Novamente, só mede a resistência quando inverto os polos das pontas de medição. Se colocar vermelho com positivo e preto com negativo, aparecem valores que vão crescendo, e depois sai da escala (resistência cresce rápido, até ficar bem alta).

20230609_131933.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valores normais aí. Essa alteração de ir crescendo e sair da escala chamamos de 'efeito capacitivo' e ela diz que não há curto, ao menos no primeiro estagio. Vc esta usando um Xeon nessa placa? Outro processador seria interessante sim nesse seu cenario para testes. Meu próximo passo, nesse caso ja que a fonte permanece ligada com o conetor Eatx fora, seria injetando uma tensão ali nesse conector e ir subindo aos poucos. O processador precisa estar na placa. Sei q mencionou esses testes no primeiro post, mas precisamos saber como fez. O teste que a placa permaneceu ligada sem os 12V, o processador estava na placa travado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Muito obrigado pela explicação e pela paciência...

Vamos lá:

- Já testei a placa "pelada", com e sem processador. Em todas as configurações possíveis (pelada ou colocando componentes de volta, um a um), o mesmo acontece:  a placa liga (e os fans giram) sempre que o conector EATX 12v de 8 pinos não esteja conectado.  É só conectar a alimentação nele, que a fonte não arranca (faz ruído de desconexão, entendo que seja o circuito de segurança da fonte, contra curtos). Nota: essa fonte é boa, é uma Gigabyte de 850W novinha, que comprei depois que a minha fonte original Thermaltake de 600W queimou, e uma outra nova e barata de 600W, sem proteção, também queimou depois de um minuto de ligada).

- Esse teste de ligar uma fonte de testes e ir aumentando a corrente, eu não fiz, apenas vi em um video no Youtube. 

- Talvez fosse o caso de analisar quais componentes estão conectados a essa linha de alimentação, para ver se algum está queimado ou danificado (no visual). Mas neste fórum só tem um arquivo de Boardview para a placa P6T V.2 (a  minha é P6TD Deluxe), mas nem consigo fazer download, por falta de créditos.

 

Caso não haja nenhuma outra alternativa para descobrir onde está o defeito, talvez seja o caso de eu levar a placa a uma oficina especializada em reparo de motherboards, e esperar que não saia muito caro (ou que não condenem a placa). Comprar uma fonte de alimentação de teste, de corrente variável, acho que não vem ao caso (talvez saia mais caro do que o reparo em si, em alguma oficina). 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se não tem mesmo muita experiência seria a melhor opção mesmo, considerando que sua placa tem um valor bom no mercado. Vc ainda investiu em uma fonte que nao deu certo e comprou ainda uma melhor, ou seja, ja esta saindo um pouco mais caro. Seu diagnóstico esta quase certo, quando conecta a alimentação do processador a fonte ativa sua proteção. Iria no 2º, 3º estagio, injetando sim tensões, mas ai sabendo a tensão correta da linha. Sem uma fonte assimétrica complica  um pouco resolver quando temos um curto na placa. Minha próxima dica seria remover os mosfets dos estagios e ir testando um a um, verificando se algum esta em curto. Mas ai precisa de uma estação de retrabalho, um bom fluxo e os componentes para substituir. Se for levar, comente sobre ela acionar a proteção quando alimenta o processador. De uma pesquisada sobre usar lâmpadas incandescente em série na entrada AC da fonte, para evitar de queimar outra. Eu uso quando me deparo com algo assim. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...