Jump to content

dúvida quanto tempo os dados duram num HD desligado?

Rate this topic

Recommended Posts

Pessoal alguem do forum sabe quanto tempo um HD guardado consegue manter o que está gravado nele?

Preciso fazer backup de coisas muito importantes dentro de um HD, embala-lo a vácuo e só utiliza-lo denovo quando for realmente necessário.

E não sei se é seguro manter os dado la por um longo perido de tempo.

OBS: Não quero usar nuvem como one drive ou google drive pois são muitos GB de arquivos.

9 horas atrás, lauderson disse:

Pessoal alguem do forum sabe quanto tempo um HD guardado consegue manter o que está gravado nele?

Preciso fazer backup de coisas muito importantes dentro de um HD, embala-lo a vácuo e só utiliza-lo denovo quando for realmente necessário.

E não sei se é seguro manter os dado la por um longo perido de tempo.

OBS: Não quero usar nuvem como one drive ou google drive pois são muitos GB de arquivos.

Pelo que seu, por um longo tempo, desde que o mesmo seja armazenado em local seco e ventilado, livre de umidade e de preferência dentro de uma embalagem anti estática e longe de campo magnético. temos um aqui que esta guardado a 16 anos e no início deste ano foi preciso acessar o mesmo para dados que a Receita havia solicitado e o mesmo estava funcional como se estivesse sendo usado todos os dias, estava perfeito, desde que sejam respeitados as formas acima citados de armazenamento ok.

Boa Sorte         :)

@lauderson Como os dados são gravados magneticamente no disco, com o tempo essa informação vai se perdendo, pois a força magnética vai enfraquecendo. 

Os HDs possuem uma proteção na carcaça para minimizar os ruídos magnéticos externos, por exemplo, o próprio campo magnético da Terra, ou outros imãs que estejam perto do HD.

Mas mesmo sem nenhuma proteção, como embalagem anti estática, vi HDs de mais de 10 anos ligarem e terem os dados legíveis, como se tivesse sido desligado no dia anterior.

Acredito que a parte mecânica possa até deteriorar mais rápido do que os próprios dados, uma vez que são partes móveis e podem emperrar se não forem usadas.

• 7 months later...

Como o HD armazena os dados de forma magnética, ele depende de alguns fatores:
Local, temperatura, umidade do ar, trepidações e energia (sim, energia, seja fisicamente ou estática).

Como o teu intuito é guardar ele para longos períodos, geralmente um HD consegue segurar os dados de forma segura até 8 anos, um modelo bom segura por uns 10 anos. Porém, cuidando onde armazena ele, de preferencia lacrado em plastico antiestático junto com aqueles saquinhos de sílica gel.

Agora uma dica, lembra que o funcionamento do HD é de forma magnética? Então, se tu ligar a cada 5 anos esse HD em um computador, fizer uma desfragmentação, deixar ele rodando, os dados serão "atualizados" magneticamente, é como se tu desse mais "força" para a superfície do disco, ou seja, vai aumentar consideravelmente o tempo de duração. Outra dica que eu dou é utilizar no máximo até 85% do disco, por conta dos possiveis setores de realocação em caso de badblock.

Eu ainda tenho HD IDE de 2005 com dados salvos.

Se ajudei em algo, deixe o joinha. Estamos todos aqui pelos mesmos ideais. Abraço, boa semana!