Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron N5010 / DG15 48.4HH01.011 / Liga e desliga

Avalie este tópico:


christian.ricard

Posts em destaque

Bom dia a todos, essa maquina entrou com defeito de não ligar, mas na verdade ela liga só de plugar a fonte e não desliga no botão. 

Desmontei e analisei, não tenho curto, CR 2032 com 3,1v. 

Tenho 3,3v e 5v.

Quando ligo tenho todas as tensões inclusive vcore, processador esquenta a amperagem vai a 0.67A depois de uns 10 segundos ela desliga e religa e fica nesse looping. 

Já testei outra memória e outro processador, regravei as duas bios com arquivos do meu banco de dados, testei tanto a versão UMA quanto a versão DIS, troquei os 2 ci tb. 

Medi os cristais e tenho todas as frequências corretas, pensei que poderia ser o SIO que não estava comunicando corretamente, troquei por outros 2 e o erro permanece igual.

Medi os gates dos mosfets de vcore com o osciloscópio e estão trabalhando normal. 

Fiz um ME no PCH tb.

 

Alguém teria mais alguma ideia? 

 

Agradeço a todos. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As dicas eu ate tentei postar aqui vc ja fez, acredito. Tentou desabilitar video dedicado certo? Veja se no esquema vc encontra onde medir a linha de reset, tanto do SIO  quanto da memória. Com esse sintoma, deve seguir a sequencia do start amigo, pois tudo que eu faria de testes antes, vc ja fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 05/07/2023 às 10:21, Rods disse:

As dicas eu ate tentei postar aqui vc ja fez, acredito. Tentou desabilitar video dedicado certo? Veja se no esquema vc encontra onde medir a linha de reset, tanto do SIO  quanto da memória. Com esse sintoma, deve seguir a sequencia do start amigo, pois tudo que eu faria de testes antes, vc ja fez.

 

Boa tarde desculpa a demora em responder. Novidades... eu estava trabalhando com a maquina desmontada na bancada, como já não tinha mais idéias resolvi montar pra devolver, pra minha surpresa passou a dar 7 beeps ( Falta de vídeo ), ahh essa placa não tem GPU... Pensei, deve ser flat, tirei bateria de bios e o flat, recoloquei somente o flat, 5 beeps ( falta de CR2032 ), coloquei a bateria e deu video... porém ficou assim meio período, aí voltou o mesmo erro, minha pergunta é olhando o esquema qual seria a tensão de +LCDVDD no conector LCD1? pois ela está zerada, seguindo essa tensão era para estar presente no pino 4 do Q5401 e no pino 3 do Q5402, correto? Abraços e obg.

image.png.10d6a0676e2c3b26d5b23c58011bbd82.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@christian.ricard veja que para aparecer +LCDVDD é necessário a ativação dos gates de Q5401 e Q5402. Perceba que esses sinais dependem do pino 3 do Q5403, que ativa com um sinal no pino 1, que vem do PCH (LCDVDD_EN e LCD_TST_EN). é necessário um sinal em um desses dois para aticar o pino 1 do Q5403, que aterra o pino 3, o que, por sua vez, aterra os gates do Q5402, abrindo o source do Q5402 e fechando o Q5401. Verifique primeiramente os sinais LCDVDD_EN e LCD_TST_EN, se não tiver esses sinais não vai ter +LCDVDD.

Além disso seria interessante também regravar a BIOS com um arquivo Clean ME, pois esse defeito me parece ser PCH, defeito físico ou ME corrompida. Aguardo retorno. Grato.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Carlos Porto disse:

@christian.ricard veja que para aparecer +LCDVDD é necessário a ativação dos gates de Q5401 e Q5402. Perceba que esses sinais dependem do pino 3 do Q5403, que ativa com um sinal no pino 1, que vem do PCH (LCDVDD_EN e LCD_TST_EN). é necessário um sinal em um desses dois para aticar o pino 1 do Q5403, que aterra o pino 3, o que, por sua vez, aterra os gates do Q5402, abrindo o source do Q5402 e fechando o Q5401. Verifique primeiramente os sinais LCDVDD_EN e LCD_TST_EN, se não tiver esses sinais não vai ter +LCDVDD.

Além disso seria interessante também regravar a BIOS com um arquivo Clean ME, pois esse defeito me parece ser PCH, defeito físico ou ME corrompida. Aguardo retorno. Grato.

 

Bom dia, obg pelo retorno, vou fazer essas medições, se não me engano não tenho essas tensões.. o arquivo de bios eu regravei com clean sim... vc tem algum de confiança seu por ai? Obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Q5402 merece uma atenção maior, tudo vai depender das tensões que encontrar, principalmente o gate do 5403 que é o LCDVCC_EN. O 5402 tem um diodo interno entre 1 e 6 e 3 e 4 que merecem atenção. O raciocínio do amigo Carlos foi muito bom. Só uma observação, @Carlos Porto não seria o pino 6 do 5402 que vai atuar no gate do 5401, ou seja ela não depende do pino 3 do 5403 e sim do pino 6 do 5402. Pfv me corrija se estiver errado!!

Sem título.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Carlos Porto disse:

@christian.ricard veja que para aparecer +LCDVDD é necessário a ativação dos gates de Q5401 e Q5402. Perceba que esses sinais dependem do pino 3 do Q5403, que ativa com um sinal no pino 1, que vem do PCH (LCDVDD_EN e LCD_TST_EN). é necessário um sinal em um desses dois para aticar o pino 1 do Q5403, que aterra o pino 3, o que, por sua vez, aterra os gates do Q5402, abrindo o source do Q5402 e fechando o Q5401. Verifique primeiramente os sinais LCDVDD_EN e LCD_TST_EN, se não tiver esses sinais não vai ter +LCDVDD.

Além disso seria interessante também regravar a BIOS com um arquivo Clean ME, pois esse defeito me parece ser PCH, defeito físico ou ME corrompida. Aguardo retorno. Grato.

 

Aqui de volta, os 3 terminais do D5401 estão em 0v. Seguindo esse sinal ( LCDVDD_EN )me leva até a pagina 55no RN5502 que tb está zerado tanto no pino 2 quanto no 7. Rastreando ainda tenho os pads do R2002 tb zerados, esse sinal saí direto do PCH_LCDVDD_EN. 

 

Se alguém tiver as 2 bios dessa placa versão UMA na certeza de funcionamento seria interessante. 

 

Abraços e muito obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, LSL disse:

Tenho este Dell e ele costuma dar problema de ligar/desligar e a solução sempre foi desconectar as placas e reconectar.

 

Infelizmente aqui parece mais grave. OBg

1 hora atrás, LSL disse:

@christian.ricard Mais tarde verei se o meu modelo tem essa versão

 

Top muito obg, vou deixar ela de lado aqui e na segunda volto a pegar. Bom final de semana. Obg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, christian.ricard disse:

 

Aqui de volta, os 3 terminais do D5401 estão em 0v. Seguindo esse sinal ( LCDVDD_EN )me leva até a pagina 55no RN5502 que tb está zerado tanto no pino 2 quanto no 7. Rastreando ainda tenho os pads do R2002 tb zerados, esse sinal saí direto do PCH_LCDVDD_EN. 

 

Se alguém tiver as 2 bios dessa placa versão UMA na certeza de funcionamento seria interessante. 

 

Abraços e muito obg.

poste aqui o backup original + o service Tag.
 amanha, configuro para vc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...