Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Relação densidade de corrente versus potência de trafo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia mestres!

Para se calcular a seção dos condutores de transformadores de baixa tensão monofásicos usa-se as tabelas abaixo para estabelecer a densidade de corrente dos fios do primário e secundário.

Ocorre que estas tabelas são divergentes em seus valores DC e faixas de potências e até antagônicas entre si. Em algumas a densidade de corrente deve aumentar à medida que a potência diminui, enquanto que em outras a densidade de corrente deve aumentar à medida que a potência aumenta.

Alguns dizem que à medida que a potência aumenta a massa do trafo aumenta, e massa maior significa maior dificuldade na dissipação de calor, mas não encontrei fundamentação teórica para isto.

Tenho buscado exaustivamente a teoria que explique esta relação densidade de corrente versus potência, sem sucesso.

Alguém poderia me ajudar explicando ou indicando literatura que REALMENTE explique e fundamente a teoria desta relação?

DC = Densidade de Corrente = A/mm2.image.png.5c3a46188acfe5a34243599fb3519ffd.pngimage.png.857bd0abf3f5e1e6c2e1d9024e595a8d.pngimage.png.43bdf288d713fc6b3283539b92208644.pngimage.png.79ffe4711c9675dbaaf8e659baad7b80.pngimage.png.bd20043834cf06d749b0a2edb8ba15ee.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum dos vídeos do Dante Alves de Santana (salvo engano), no youtube, onde ele explica a questão da massa e do calor, eu não recordo exatamente o que foi dito, nem qual o vídeo, então vou me abster de falar sem ter certeza, mas sugiro assistir os vídeos e até entrar em contato com ele para tirar a dúvida, ele manja muito de transformadores.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um livro intitulado Transformadores do Martignoni , ele esta disponível em PDF em

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Pelo que me lembro quanto maior a potencia a densidade devera ser menor

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV Sim! Excelente livro e autor. Ele é o  nosso grande mestre dos transformadores e máquinas elétricas no Brasil.

Sim, ele diz que quanto maior a potência menor a densidade de corrente,

mas não tenho encontrado nenhuma explicação, mas revisarei o livro novamente. Talvez há alguma explicação indireta.

Grato!

Editado: por struggler
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...