Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

    Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

    disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

    Clique Aqui e Apresente-se !!! 

         Passo 1
rosaldo

Baterias verdades e mitos

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Andei pesquisando e lendo muito sobre Bateria, vendo que muitos tem duvidas entre oque é verdade e oque é mito resolvi desenvolver uma dica em cima do que achei mais coerente.

Quem achar que falta algo e quiser complementar fica a vontade, criticas construtivas, são muito bem vindas.

 

                                                        Como aumentar a vida útil da Bateria

A tempos atrás quando se ouvia falar em Bateria de eletrônicos o que todos diziam era “utilize a bateria até esgotar a capacidade para não viciá-la”, porém este método era válido para as baterias que antes eram mais utilizadas, como a bateria de níquel-hidreto metálico (Ni-MH) e a bateria de níquel cádmio (NiCd), estas por sua vez podem viciar caso sejam recarregadas frequentemente. Porém, as novas baterias de Íons de Lítio possuem outros tipos de cuidados e aplicar o método de descarga total pode até danificá-la com o tempo. Antes de tomar qualquer iniciativa ou ler qualquer manual, tutorial, artigo sobre como cuidar da sua bateria para notebook o correto é verificar qual o composto químico que ela possui, em todas as baterias é possível facilmente fazer esta verificação l e n d o n o p r ó p r i o e q u i p a m e n t o , normalmente bateria para notebook de Íons de Lítio possui impresso em sua parte plástica o composto químico como Lithium-ion ou simplesmente abreviado Li- On. As baterias de lítio, mesmo com todos os cuidados, possuem vida útil, normalmente este tempo gira em torno de 1 ano e 6 meses podendo chegar a 2 anos dependendo dos cuidados com o equipamento. Muitos se questionam se há como recondicionar esta bateria, infelizmente isto não é possível, o que algumas empresas fazem é trocar todas as células internas da bateria por células novas, mas muitas vezes o custo deste serviço acaba ficando no mesmo valor de uma bateria nova. Além da vida útil que a bateria possui um outro fator determinante no funcionamento dela são os Ciclos de Carregamento, podemos considerar que cada Ciclo equivale a uma descarga total e

uma carga total, ou seja, descarregar a bateria em 100% e carregá-la 100% novamente consome 1 ciclo, normalmente baterias de lítio possuem 300 ciclos de carregamento. Efetuar carregamentos parciais podem consumir menos ciclos, enquanto descargas totais consomem 1 ciclo por inteiro.

                                                                              Temperatura

sobre aquecimento da bateria também pode diminuir, e muito, o tempo de vida útil de uma bateria. A temperatura alta pode ocasionar sérios danos na bateria, em alguns casos até fazer com que pare totalmente de funcionar. Isto ocorre devido ao sensor de temperatura que toda bateria possui, quando a mesma chega a uma determinada temperatura (alta) o sensor informa a placa lógica a temperatura e para que a bateria não entre em chamas ela para o funcionamento de todo o sistema, quando isto ocorre a única solução é a aquisição de uma bateria nova.

    Os seguintes cuidados básicos devem aplicar em baterias para notebook que são compostas por Li-On:

1) Manter a carga da bateria sempre acima de 40%.

2) Evitar locais muito quentes.

4) Em casos de notebook que esquentam muito ao redor da bateria utilizar um suporte para notebook com coolers embaixo para resfriar a bateria.

3) Evitar descarregar a bateria totalmente.

 

                                                COMO E PORQUE CALIBRAR A BATERIA DO NOTEBOOK

Objetivos:

 Calibrar a bateria de forma que a mesma possua níveis iguais de energia em suas células.

 Consertar problemas decorridos de desnivelamento de energia nas células da bateria.

 Eliminar problemas de desligamento precoce do notebook.

 Notebook desliga sozinho mesmo com o sistema operacional informando que ainda resta uma carga superior a 10% na bateria. Ou seja, a informação não é a realidade da carga.

 Bateria com autonomia inferior ao de sua capacidade normal.

 Diminuir o tempo para carregamento da bateria.

Estes são pontos em que este procedimento pode ajudar.

 

Atenção!

Este procedimento não deve ser executado de forma rotineira, é recomendado efetuar a calibragem da bateria somente quando a bateria estiver apresentando falhas de funcionamento ou na primeira utilização da mesma, caso contrário, descarregar as baterias de lítio por completo muitas vezes pode danificar a bateria e em alguns casos pode afetar por completo o funcionamento da bateria podendo até inutilizá-la.

Estes procedimentos são válidos para todos os aparelhos que utilizam baterias de íons de lítio (Lithium-ion).

 

Calibrando a Bateria

Seguem os passos para calibrar a bateria do seu notebook. O sistema operacional que iremos utilizar em nosso tutorial é o Windows 7, o processo em outras versões do Windows é muito semelhante a este.

 Selecione -> Iniciar -> Painel de Controle ->Sistema e Segurança

 

 Após entrar em Sistema e Segurança entre em Opções de Energia

 Clique em “Alterar configurações do plano”

 

 Selecione a Opções “Nunca” para todas as opções

 

Inicie o procedimento de Carga

Após alterar o plano de energia, carregue sua bateria até o sistema operacional exibir carga completa para a bateria (100%).

Agora realize o procedimento de Descarga

Com o carregamento completo desconecte o carregador do notebook e deixe o mesmo ligado até que ele se desligue sozinho.

Aviso para baterias novas, primeiro uso

Para as baterias que terão a sua primeira utilização o recomendado é executar estes passos 3 vezes.

Baterias que mesmo após a calibragem, continuarem apresentando problemas, terão somente como alternativa a substituição por uma nova bateria.

Ao finalizar

Após a execução destes passos não esqueça de voltar ao Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Opções de Energia e configurar o tempo de cada ação conforme sua necessidade.  Como padrão você poderá deixar configurado da seguinte maneira:

 Esmaecer Vídeo: 5 Minutos

 Desligar Vídeo: 10 minutos

 Suspender Atividade do Computador: 15 minutos

 

                                                      Ative a proteção da bateria no Windows

A novidade é que o Windows 7 ou Vista possuem um recurso que ajuda os descuidados a evitar este tipo de problema (deixar esgotar toda a bateria).

Como fazer:

Entre em Iniciar > Painel de Controle > Opções de Energia (ou no ícone da bateria próximo ao relógio tem um atalho com o botão direito)

Agora escolha um dos planos de energia de sua preferência

(Equilibrado  ou  Economia de energia )

- Selecione a opção > Alterar configurações de energia avançadas

- Na janela de Configurações Avançadas abra as opções de BATERIA

  (clique no sinal de [+] para expandir).

 

 

Certo ou errado? eu achei o mais coerente após ler muito sobre Baterias. Comentem...

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×