Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teste Mosfet SMD [video]

Avalie este tópico:


Perciva

Posts em destaque

utilizando as tecnicas desse topico

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Teste de mosfet SMD,

Observe que os 4 terminais de baixo (Drain) são interligado internamente, bem como os 3 terminais da direita superior (Souce), o terminal superior esquerdo é o Gate.

 

ë utilizado um multímetro analógico comum , em escala Ohmica X1. o Mosfet está DESSOLDADO da placa

 

  • Joinha 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 10 meses depois...

Teste de continuidade NUNCA deve ser feito com o aparelho energizado.

 

É bom tirar da placa, principalmente porquê não dá para testar o chaveamento com ele na placa. Além disso, na placa pode parecer que o fet está em curto, mas é a trilha que está. Isso pode confundir.

Então, muitas vezes aconteceu isso e fiquei sem saber o que fazer, pq confunde mesmo, e ainda mais eu que não sou expert na área estou apanhando bastante ultimamente com notebooks.Lógico que não saio trocando componentes sem ter certeza até para não danificar ainda mais as placas, sempre faço com calma e quando o negócio aperta recorro aqui ao fórum.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, muitas vezes aconteceu isso e fiquei sem saber o que fazer, pq confunde mesmo, e ainda mais eu que não sou expert na área estou apanhando bastante ultimamente com notebooks.Lógico que não saio trocando componentes sem ter certeza até para não danificar ainda mais as placas, sempre faço com calma e quando o negócio aperta recorro aqui ao fórum.

 

Um bom macete é você achar um componente na placa que seja um "divisor de circuitos" (pode ser um CI, mosfet ou indutor), você o retira e vê de que lado está o curto, assim você isola o circuito. Muitas vezes o "curto" na região dos mosfets que você está analisando "some" porquê na realidade estão em outro circuito da placa.

 

Não se preocupe que é assim mesmo, com o tempo você pega as manhas e faz o diagnóstico bem mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Então, muitas vezes aconteceu isso e fiquei sem saber o que fazer, pq confunde mesmo, e ainda mais eu que não sou expert na área estou apanhando bastante ultimamente com notebooks.Lógico que não saio trocando componentes sem ter certeza até para não danificar ainda mais as placas, sempre faço com calma e quando o negócio aperta recorro aqui ao fórum.

Um bom macete é você achar um componente na placa que seja um "divisor de circuitos" (pode ser um CI, mosfet ou indutor), você o retira e vê de que lado está o curto, assim você isola o circuito. Muitas vezes o "curto" na região dos mosfets que você está analisando "some" porquê na realidade estão em outro circuito da placa.

 

Não se preocupe que é assim mesmo, com o tempo você pega as manhas e faz o diagnóstico bem mais rápido.

 

O que são esses divisores de circuitos??

 

são as bobinas??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Quando coloco na escala x1, um pino no source e o outro no dreno ele dá continuidade normal. mas no vídeo eu vi que foi colocado nessa ordem: uma ponta no source, uma no dreno, no gate e no dreno de novo só depois que ele deu continuidade. faz alguma diferença se eu colocar source e dreno e ele dar continuidade de primeira ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para desarmar basta descarregar o gate, seja encostando o dedo ou com as pontas de prova. Tem que prestar atenção no teste pois fora da placa o mosfet pode desarmar imediatamente (mesmo estando bom) dependendo do material em que ele foi colocado em cima.

 

Por exemplo, tenho uma bancada com forro de borrachão para desmontar aparelhos pesados, uma vez testei uns mosfets em cima dela e eles iam desarmando lentamente, como se não estivessem segurando o chaveamento. Achando estranho que TODOS os mosfets estavam com defeito, mudei para a bancada que tem a manta anti-estática e todos passaram no teste. Como as 8 pernas ficam em contato com a superfície da mesa, se tiver qualquer condutividade, mesmo mínima, influencia nos testes.

 

@scheffler, antes de medir encoste a ponta do dedo nos pinos 1, 2, 3 e 4 (dreno e gate) ao mesmo tempo que se o mosfet estiver chaveado ele vai desarmar, aí você inicia o teste (e não pode dar continuidade, em nenhum dos sentidos). Claro, que isto deve ser feito com todo o cuidado com estática, mosfets odeiam estática. :))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...