Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bancada de eletronica, o que preciso?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola pessoal, estou me iniciando na eletronica. Entao resolvi que irei precisar de instrumentos de trabalho.

 

Entao falei com uma pessoa que vendi este tipo de material de eletronica ao que ele prontamente me respondeu a todas as questoes e me indicou e orçamentou algum do material que necessito.

Irei deixar abaixo o material aconselhado e mais tarde coloco uma foto de onde irei montar a minha bancada.

 

Ferro de solda e estação de ar -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Fonte assimetrica -

Frequencimetro -

Multimetro -

 

Estes sao os aparelhos que tenciono comprar, acho que sao os apropriados e que sao os que me aconselharam.

Gostava de que me dessem mais opinioes do que irei precisar, eu irei trabalhar maioritariamente com motherboards de laptops.

E gostava que me desse sugestoes do que irei precisar em questao de iluminacao e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já experimentou usar a busca? Você vai se surpreender com o vasto conteúdo que vai encontrar.

 

Ferro de solda

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Uso e aprovo além de ser muito barato

 

Estação de solda

 

Fonte assimétrica

A fonte ideal para se trabalhar com notebooks é a que fornece tensão de 0v a 30v e corrente de 0a a 5a.

 

Frequencimetros

O frequencimetro é útil sim mas prefiro investir um pouco mais e comprar um osciloscópio.

 

Multimetro

Tenho recomendado fortemente o UT61E -

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me ajudou bastante na montagem da minha bancada

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

comprei algumas coisas do proprio site deles, gostei da empresa, e algumas outras comprei da china ^^ demorou pra caramba mas chegou hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... tenho juntado material para montar a minha bancada entao vou deixar aqui a minha pequena lista do que terei na minha bancada/laboratorio.

 

- Mesa em madeira com uma prateleira a cerca de 20cm de altura (posto foto mais tarde)

- Estacao de solda 2 em 1 (ainda estou indeciso em qual compro)

- Desumidificador (Para manter a humidade longe das minhas placas GRRRR!!! )

- Fita de 1m de Leds para ter uma exelente ilumincao da minha bancada.

- Portatil de servico

- Gavetas plasticas para guardar o material

- Multimetro

- Osciloscopio

- Base de Aquecimento

- Chaves de plastico e chaves de pontas

 

Acho que nao preciso de mais nada, o que voces acharam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, acho que a fita de led é a pior ferramenta que tu colocou nessa lista! Vou explicar o porque:

 

A fita de led tem uma fonte de luz disposta ao lado de outra fonte de luz e isso causa um enorme numero de sombras quando se coloca um objeto na frente dessa luz.

Ficaria bom se voce colocasse um plastico leitoso na frente dessa fita de led para uniformizar o fluxo luminoso de cada led. Ficaria melhor ainda se ao invés de colocar uma fita voce colocasse só um led de uns 3w ou 5w com dissipador bom, aí sim ficaria legal!

 

Uma ideia seria usar uma "cabeça" daquelas lanternas táticas, aí coloca ela em uma fonte chaveada de 3,8 ou 4v (eu modifico uma fonte de 5v para ficar com 4v) e colocaria em um suporte articulado, fica show!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, tou indeciso entre qual estacao comprar,

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
- esta fica por 87 euros 261dilmas

 

- esta fica por 123euros ou 369dilmas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo pra vc pegar a estação de 800W, como a diferença de valor é pequena, vale mais a pena.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Por serem modelos que não são conhecidos aqui no Brasil, fica dificil opinar, podemos nos basear somente pela descrição dos modelos.

A BAKU é um modelo mais simples, parece com algumas HAKKO e SUNKKO que temos muito aqui no Brasil, mas tenho certeza que também vai atender vc.

Apesar de ter uma potência inferior, tudo vai depender do seu uso e se vc vai precisar de toda essa potência, se o valor não for um problema, recomendo a outra.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

 

Esquece isso que viste, vai neste site, enviam à cobrança entrega em 2 ou 3 dias e portes baratos.

www.satkit.com

Por exemplo estaçao de solda 3 em 1.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Fonte de bancada

 

Nota: É comum ler-se por aqui que estas fontes são assimétricas, está errado estas fontes (as mais baratas) não são assimetricas.

Para ter assimetria teriam que ter tensão positiva e tensão negativa que não é o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso de uma resposta a minha duvida, estou indeciso entre que estacao de solda comprar.

 

Estou apenas comecando na eletronica mas quero ja montar a minha bancada de modo a trabalhar com as melhores condicoes possiveis.

 

Estas sao as Estacoes que eu estou em duvida, ja agora tambem gostava que me explicassem qual a diferenca entre os sopradores com o tubo mais fino e o tubo mais grosso.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

Tambem pensei em comprar em separado. Agradecia tambem que explicassem o porque da escolha para que eu ficasse a perceber o porque.

 

Se possivel deem uma checkada nesse site e se virem algo que compense entre 100 e 120 euros coloquem aqui e aconselhem.

 

Obrigado,

 

Fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive a Mlink H2  mas da marca scootle (é a mesma coisa só muda as letras da marca) e agora tenho a Mlink h5.

 

A scootle ao fim de 6 meses descalibrou as temperaturas e como nunca gostei muito dela acabei por a arrumar a um canto... Só tinha uma vantagem em relação a H5 é que poisavas o ferro de ar quente e ela pausava a temperatura... mas não sei até que ponto não ia prejudicar as resistências e a própria ventoinha da maquina...

 

Então comprei a mlink H5 do 1ro link, já a tenho á 3 meses e estou super satisfeito só tenho a dizer bem dela... bonita esteticamente, fácil de utilizar, veio com suga fumos o que é excelente para quem faz reballs, trás várias ponteira para o ferro de soldar, filtros para o suga fumos e trouxe outra resistência extra para o ferro de soldar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bruno, a estação do primeiro link é muito melhor.

o segundo link não esta abrindo.

o terceiro modelo não é para uso profissional, o sistema de ventuinha dela não é eficiente e não é própria para uso longo, eu comprei uma da marca BEST que usa o mesmo sistema e não gostei nada.

recomendo a vc a primeira, mesmo sendo ar junto com solda, vc vai ver que pra espaço, é uma ótima solução, eu tenho uma 2 x 1 e nunca tive problemas, só não posso te dizer sobre a marca pois não conheço, mas hoje temos tantas marcas no mercado, que fica dificil dizer qual é a melhor ou pior.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , , ,

 

Eu tenho duas em vista e ambas fazem o mesmo que sao estas duas

 

 

 

Esta e a minha grande indecisao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

 

As duas são validas, eu tenho a primeira e hoje voltaria a comprar essa. Embora a segunda venha com mais acessórios.

Mas não estou aqui para te convencer de uma ou outra, essa decisão deve ser tua.

 

Offtopic: Acho que tens sido um preveligiado, e nao teres tido já uma repreensão.

Deves conter a tua ansiedade, provavelmente proprio da idade.  9_9 Abres dois topicos sobre o mesmo, convidas o pessoal para skype, pedes ajudas  por mp,etc. Deves lembrar que isto é um forum, as tuas duvidas são (ou serão) também as de outros (futuros) membros, então se as tuas duvidas forem esclarecidas também as de outros serão. Não vá os futuros abrir topicos com duvidas mais que esclarecidas neste forum.  :o

Não leves a mal estas (palavras), mas como somos quase vizinhos achei que também aqui deveria ajudar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Claro que não levo a mal amigo e já levei uma advertência mas como eu estou com alguma pressa para comprar e ainda não comprei por não ter decidido nada estou assim um pouco a procura de opiniões.

 

Irei mesmo comprar a Aoyue 968A+.

 

Para os futuros usuários que necessitem de ajuda em encontrar a estação essencial eu deixou algumas dicas e algumas indicações do que comprar e porque comprar,

 

1 - Procurem uma estação que vá de encontro as vossas necessidades e orçamentos

 

2 - Procurem uma estação com assistência a nível de substituição de pecas como resistência, pontas e etc

 

3 - Atenção as potencias, pois quanto maior a potencia melhor o comportamento em questão de temperaturas das vossas estações.

 

4 - Não precisam de ter a melhor estação do mundo, precisam sim de uma estação que vos de condições boas de trabalho o que vier em acréscimo e só benefícios

 

Obrigado pelas opiniões.

 

 

Agora a minha duvida esta noutros pontos, um deles e a Fonte de bancada que ja esta escolhida ( DPS-305CF ) e o Multímetro que também já esta escolhido (Vichy VC99 ).

 

Estou com um pouco de dificuldades em perceber exactamente o porque de necessitar de uma fonte, pelo que já li em vários sítios ela e o ideal para encontrar curtos e injectar tensão e ai e que esta a duvida como e que eu injecto tensão? Para que e onde injecto?

 

E quanto ao multímetro acham que um multímetro tão bom me vai trazer mais benefícios? Se sim, em que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, sobre a fonte não terás necessidade de uma dps-305cf, em comparação a dps-305cm ela só tem uma leitura de corrente mais completa, não acredito que alguém vá usar uma escala de 0,0001A em testes na mobo. Então aconselho a DPS-305CM que tem todos os recursos da CF e é mais barata.

 

Sobre como, onde e porque injetar tensão, fiz um desenho simples pra te explicar... claro que na prática é diferente, você deve ver o esquema da placa e depois de testar os componentes críticos, que tendem a dar defeito, aí você parte pra injetar tensão.

 

Suponha que tens um esquema assim como no desenho. Está escrito que deveria ter 3,3v nessa seção da placa e você testa com o multímetro e só encontra 0,7v. Alguma coisa está em curto! Pelo esquema você terá 10 capacitores em paralelo, se medir com o multímetro todos eles vão parecer estar em curto. Essa pode ser a razão de não ter tensão, então como você sabe que ali chega 3,3v, você vai setar a fonte pra uns 3v e 1A, por exemplo, e injetar onde fala que deveria ter 3,3v. Com isso, o capacitor que está em curto vai aquecer...

O que será mais fácil: injetar a tensão e ver onde aquece ou retirar capacitor por capacitor e testar??

 

5957a58420d42_Sem_ttulo.jpg.af75c38741df45dbd6046bda3aa8a5e5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Obrigado pela explicacao, ganhou joinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...