Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Gilson Macedo

Asus p5gc-mx com tensão no cristal de 32k alterada

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Amigos, estou com essa placa da Asus, que tem todas as tensões, bios regravada, processador esquenta e tem sinal do gerador de clock, pois além da placa post já testei esses sinais com osciloscópio. Toda ajuda é bem-vinda, mas adianto que o problema está relacionado ao cristal de 32k que não está recebendo a tensão correta, portanto está oscilando, mas não corretamente. Sei que o defeito está em algum componente relacionado ao circuito que alimenta esse cristal, mas não consegui identificar. Também não entendi o esquema elétrico dessa placa. Quem puder postar uma foto com as tensões nos resistores e capacitores, ou mesmo me explicar de onde vem a alimentação para esse cristal, eu agradeço. O cristal também já foi testado,e  não é ele o problema.

A placa que citei logo abaixo que dá vídeo, mas não apresenta o clock correto no cristal de 32K é uma ECS 945GZT -MV 1.0

Outro ponto que também me suscita dúvida é uma placa da Asrock N68-S que ao medir o cristal de 25 apresenta algo bem perto disso, mas não chega aos 25 megaherts, apresentando 24,8.....Troquei o cristal retirando de uma placa que apresentava a frequência exata, mas ainda assim não funcionou e a placa liga, mas não apresenta vídeo.

Outra pergunta que tenho é: quando for medir um cristal eu devo encontrar as mesmas medidas nos dois pinos do cristal?

Conteúdo oculto

asuspsgcmx_novo.JPG.3a22f7514c4bbea31475a5efd0ed71f0.JPG

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Prezado colega. Este circuito de relógio é fundamental para o funcionamento da placa e costuma ser bem sensivel (ponta osciloscopio tem que ser X10 para ver o sinal). No caso do chip set Intel, ele está ligado no chip ponte sul. Praticamente não existe eletronica, nesse oscilador. Somente dois capacitores smd ligados do cristal (um em cada ponta)para o terra e um resistor smd de 106 entre o xtal. Este oscilador é alimentado pela bateria de 3v quando placa esta desligada e pela fonte no power on. Sugiro trocar todo o conjunto (2 x capacitores, resistor 106 e o próprio xtal) pegando de outra placa com chip Intel tambem e que esteja oscilando (a placa não precisa estar funcionando para este circuito).  BOARDS

Compartilhar este post

Link para este post

Amigos, mais um detalhe: nos pinos do clear cmos só encontro 5v em dois pinos e não encontro tensão da bateria, talvez seja por isso que o cristal não esteja funcionando, justamente por não estar recebendo a tensão. Caso saibam algum procedimento mesmo que não seja o correto, me indiquem, pois como a placa é minha não tem problema.

Compartilhar este post

Link para este post

boas amigo,

oha esses 5V ai no RTC ja esta estranho,

conforme demostra na foto abaixo , verifique o diodo BAD1, veja se acha os +3VSB com a placa ligada, e veja porque não essa tensão não esta presente ou esta com esses 5V.

como essa tensão vai para ICH (PS) pode bem ser ela em curto , desde que o Circuito RTC esteja ok.

retiro o dissipador e veja se a sul não esta torrando.

o defeito me parece esta nessas tensões onde era para ter 3v esta com 5v.

rtc.JPG.21b6efceca24227941b58cc891ec4ceb.JPG

Compartilhar este post

Link para este post

A PS não está esquentando muito não, está normal. No diodo perto da bateria eu encontro sim a tensão que sai da bateria. Os 5V aparecem quando a placa está energizada com a fonte. Estou tendo dificuldade com esse esquema de desktop pois são diferentes dos esquemas de notebook que aparecem a referência dos componentes.

Tenho várias placas iguais a essa e com o mesmo defeito. Parece até algo de série. No diodo encontro a tensão da bateria e uma tensão de 3,3V que creio vem da fonte. No pino 3 com a fonte conectada aparece 5V, enquanto que no pino 1 não aparece tensão nenhuma. O pino 3 é terra?

Compartilhar este post

Link para este post

então olha para mim não deveria ter os 5v quando liga  a placa, se sua fonte não esta alterada, temos então que achar outro ponto para medir esse 3v que esta com cinco , olha tem um ci que pode muito bem ser ele o problema, é um regulador de 5VSB para +3VSB, é o PWQ20, tem em cima dele L1117LG,

tem que entrar 5v no terminal 3 e sair 3v no pino do meio.

Compartilhar este post

Link para este post

Encontro 5V no pino 1 e no pino 3, sendo que no pino central 0V.

este ci tinha que entrar 5v e sair 3v essa tensão vai para a placa inteira, inclusive para o RTC que esta com 5v ai não estou entendendo de onde esta vindo

olha retira ele e ejeta 3v veja se chega no rtc a tensão certa .

Compartilhar este post

Link para este post

Gilson, creio que você esta fazendo uma pequena confusão, o pino 3 é ligado ao terra, sendo impossível ter qualquer tensão neste ponto, será que você não esta confundindo na placa o pino 3 com o pino 1?

Agora o PWQ20 recebe 5VSB e transforma em 3VSB, tensão no pino 4 tem que ser 3V. Verifica esta tensão porque se o pino do conector de bateria tiver 5V, várias partes da placa onde deveria ter 3V tem 5V.

Boa Sorte.

Abs

Mauricio

Compartilhar este post

Link para este post

Percebi que a revisão dessa placa que tenho é 3.04, sendo que o esquema em questão é rev 2.0. Creio que é por isso que não estou vendo esse componente em questão. Agora vi que embora no download esteja escrito 2.0, na verdade na primeira página está escrito rev. 1.00g

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...