Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Asus p5gc-mx com tensão no cristal de 32k alterada

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigos, estou com essa placa da Asus, que tem todas as tensões, bios regravada, processador esquenta e tem sinal do gerador de clock, pois além da placa post já testei esses sinais com osciloscópio. Toda ajuda é bem-vinda, mas adianto que o problema está relacionado ao cristal de 32k que não está recebendo a tensão correta, portanto está oscilando, mas não corretamente. Sei que o defeito está em algum componente relacionado ao circuito que alimenta esse cristal, mas não consegui identificar. Também não entendi o esquema elétrico dessa placa. Quem puder postar uma foto com as tensões nos resistores e capacitores, ou mesmo me explicar de onde vem a alimentação para esse cristal, eu agradeço. O cristal também já foi testado,e  não é ele o problema.

 

A placa que citei logo abaixo que dá vídeo, mas não apresenta o clock correto no cristal de 32K é uma ECS 945GZT -MV 1.0

 

Outro ponto que também me suscita dúvida é uma placa da Asrock N68-S que ao medir o cristal de 25 apresenta algo bem perto disso, mas não chega aos 25 megaherts, apresentando 24,8.....Troquei o cristal retirando de uma placa que apresentava a frequência exata, mas ainda assim não funcionou e a placa liga, mas não apresenta vídeo.

 

Outra pergunta que tenho é: quando for medir um cristal eu devo encontrar as mesmas medidas nos dois pinos do cristal?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

asuspsgcmx_novo.JPG.3a22f7514c4bbea31475a5efd0ed71f0.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado colega. Este circuito de relógio é fundamental para o funcionamento da placa e costuma ser bem sensivel (ponta osciloscopio tem que ser X10 para ver o sinal). No caso do chip set Intel, ele está ligado no chip ponte sul. Praticamente não existe eletronica, nesse oscilador. Somente dois capacitores smd ligados do cristal (um em cada ponta)para o terra e um resistor smd de 106 entre o xtal. Este oscilador é alimentado pela bateria de 3v quando placa esta desligada e pela fonte no power on. Sugiro trocar todo o conjunto (2 x capacitores, resistor 106 e o próprio xtal) pegando de outra placa com chip Intel tambem e que esteja oscilando (a placa não precisa estar funcionando para este circuito).  BOARDS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, mais um detalhe: nos pinos do clear cmos só encontro 5v em dois pinos e não encontro tensão da bateria, talvez seja por isso que o cristal não esteja funcionando, justamente por não estar recebendo a tensão. Caso saibam algum procedimento mesmo que não seja o correto, me indiquem, pois como a placa é minha não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boas amigo,

 

oha esses 5V ai no RTC ja esta estranho,

 

conforme demostra na foto abaixo , verifique o diodo BAD1, veja se acha os +3VSB com a placa ligada, e veja porque não essa tensão não esta presente ou esta com esses 5V.

 

como essa tensão vai para ICH (PS) pode bem ser ela em curto , desde que o Circuito RTC esteja ok.

 

retiro o dissipador e veja se a sul não esta torrando.

 

o defeito me parece esta nessas tensões onde era para ter 3v esta com 5v.

rtc.JPG.21b6efceca24227941b58cc891ec4ceb.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A PS não está esquentando muito não, está normal. No diodo perto da bateria eu encontro sim a tensão que sai da bateria. Os 5V aparecem quando a placa está energizada com a fonte. Estou tendo dificuldade com esse esquema de desktop pois são diferentes dos esquemas de notebook que aparecem a referência dos componentes.

Tenho várias placas iguais a essa e com o mesmo defeito. Parece até algo de série. No diodo encontro a tensão da bateria e uma tensão de 3,3V que creio vem da fonte. No pino 3 com a fonte conectada aparece 5V, enquanto que no pino 1 não aparece tensão nenhuma. O pino 3 é terra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então olha para mim não deveria ter os 5v quando liga  a placa, se sua fonte não esta alterada, temos então que achar outro ponto para medir esse 3v que esta com cinco , olha tem um ci que pode muito bem ser ele o problema, é um regulador de 5VSB para +3VSB, é o PWQ20, tem em cima dele L1117LG,

 

tem que entrar 5v no terminal 3 e sair 3v no pino do meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontro 5V no pino 1 e no pino 3, sendo que no pino central 0V.

 

este ci tinha que entrar 5v e sair 3v essa tensão vai para a placa inteira, inclusive para o RTC que esta com 5v ai não estou entendendo de onde esta vindo

 

olha retira ele e ejeta 3v veja se chega no rtc a tensão certa .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson, creio que você esta fazendo uma pequena confusão, o pino 3 é ligado ao terra, sendo impossível ter qualquer tensão neste ponto, será que você não esta confundindo na placa o pino 3 com o pino 1?

 

Agora o PWQ20 recebe 5VSB e transforma em 3VSB, tensão no pino 4 tem que ser 3V. Verifica esta tensão porque se o pino do conector de bateria tiver 5V, várias partes da placa onde deveria ter 3V tem 5V.

 

Boa Sorte.

 

Abs

 

Mauricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi que a revisão dessa placa que tenho é 3.04, sendo que o esquema em questão é rev 2.0. Creio que é por isso que não estou vendo esse componente em questão. Agora vi que embora no download esteja escrito 2.0, na verdade na primeira página está escrito rev. 1.00g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...