Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Panasonic SA-AK240 - Cooler para de girar quando conecta o auto falante

Avalie este tópico:

Posts em destaque

@ohm Boa tarde. O som continua com o F61 aleatório, até poderia ser o ventilador ou algo parecido com o sistema que alimenta ele, mas como não sai áudio quando o F61 aparece (nem o ventilador gira ao aumentar o volume), creio que seja algo relacionado ao sistema de amplificação. Alguma sugestão? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

nem o ventilador gira ao aumentar o volume),

Ele depende do nível de áudio que vai para as caixas acústicas para excitar o drive do ventilador. 

3 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

vi que o tape e o cd podem ocasionar esse F61. 

Dessa informação não sabia. Todos que peguei com f61 estava relacionado com saída, ou fonte da saída, ou circuito dcdet da saída de áudio.

Tente monitorar a tensão do pino 7 do conector cn5103 quando tiver áudio e também com a falha f61. Com calma chegaremos ao defeito…

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário

@ohm Bom dia. Como esperado a tensão do DCDET vai caindo e aparece F61. Lembra que comentei que a resistência do DCDET estava alterada? 60~70ohms e de as vezes era +100 e outras 1000+? Isso ainda ocorre, retirei o resistor de 0 ohms W2536 que leva a tensão DCDET para o micro e para a minha surpresa... Do lado oposto ao micro a resistência é muito alta em relação ao terra, do lado do micro é aquela resistência baixa de 60~70 ou 100ohms por ai 😕. Pode-se afirmar que o micro tem algum problema na linha DCDET interna dele? 

EDIT: Aparentemente aquecendo a placa do amplificador o áudio volta e para de dar F61. Testei 2x e funcionou, ao aquecer o F61 parava. Irei fazer uma ressolda geral nela e volto com os resultados.

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário

17 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

resistência baixa de 60~70 ou 100ohms por ai 

Com 60ohns terá somente 5mA nessa malha. Não acho o valor da resistência entre essa porta do micro e gnd seja muito baixa.

17 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

Aparentemente aquecendo a placa do amplificador o áudio volta e para de dar F61. Testei 2x e funcionou, ao aquecer o F61 parava. Irei fazer uma ressolda geral nela e volto com os resultados.

Já resolvi essa falha com uma boa ressolda na placa de saída. Cuidado pra descarregar os capacitores eletrolíticos antes de iniciar a solda.

• Joinha 1
Link para o comentário

@ohm Boa noite. Cheguei a conclusão que aquecendo o componente X5201 o áudio volta, se trata de um cristal oscilador de 415KHz pelo que pesquisei, fiz uma ressolda e não adiantou, por via das dúvidas ressoldei o outro cristal também mas não adiantou. Não encontrei esse cristal para vender. No corpo do cristal tá escrito CRJ 415A, posso substituir por um ZTB432E ? 

image.png.22d67e9c2b92fd2343b33fd9c22e48e2.png

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário

@ohm Bom dia. Tem alguma sugestão? Eu estava pensando em arriscar e colocar o ZTB432, o problema é que se queima o inversor ou até mesmo o amplificador. devido a essa pequena variação nos kilohertz, se meu entendimento sobre o datasheet do TDA8920BJ estiver correto, a oscilação dele pode ir até 600khz? E o inversor até 10mhz, realmente eu não entendo sobre a troca de cristais por outros de maiores valores.  

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

@ohm Boa noite. O erro CHGR ERR aparece quando aperta as teclas de open/close, single change, multi change, CD 1, 2,3,4 e 5 e o display demo. Eu acho que pode ter haver com o mecanismo da gaveta, mas quando aperta essas teclas não acontece barulho nenhum de engrenagens, é como se não tivesse um mecanismo de disco conectado, porque sem o mecanismo aparece chgr err também. Alguma sugestão? Desmontar o mecanismo é trabalhoso demais e se eu desmontar sem ter pelo menos uma ideia do problema, vou perder muito tempo. Agradeço se puder me ajudar. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...