Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

    Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

    disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

    Clique Aqui e Apresente-se !!! 

         Passo 1
tarcisoamaral

Dell Inspiron 7520 Placa LA-8241P, 3 bios, qual armazena a senha ?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá pessoal tentei de todas as formas quebrar a senha dessa bios.. sem sucesso, Vi que a placa tinha duas bios PH2 e PH6 uma de 2mb e eoutra de 4mb, usei o arquivo que está no gerenciador. Para a minha surpresa ela continuou pedindo senha, daí baixei o arquivo original do site da dell, e separei as duas bios... gravei e NADA!!!! após analisar o esquema notei que havia uma 3ª Bios.. de 128k, e ai pessoal.. será que a senha esta nessa eprom, não achei esse arquivo dentro do original e nem fragmentos do mesmo para poder separar a bios.. desde já agradeço! valendo joinha! o esquema está no link abaixo, lembrando são 2 bios do PCH e uma do IO.. onde está a senha?

 

Conteúdo oculto

 

Depois de dual bios... agora essa po...xx..

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Realmente as Boards modernas têm 3 Bios (embora só se fale de duas, as 3 bios ja existem a algum tempo), de facto para ser mais claro existem mais de 3 BIOS na placa, existe a Bios da RAM, a BIOS da LAN, BIOS do LCD entre outras (por isso é que as sucatas são importantes).

Alías na realidade as chamadas de BIOS, são chips EEPROMS com uma programação de suporte para circuitos de varios valores tais como:

LCD -> Além de termos tensão teremos tambem dados

RAM -> Além de termos tensão teremos tambem dados

LAN -> Além de termos tensão teremos tambem dados

ICH / PCH -> Além de termos tensão teremos tambem dados

GMCH -> Além de termos tensão teremos tambem dados

Entre outros, para isso teremos uma programação de suporte numa EEPROM de forma a que desligando a Board, a programação se mantenha.

 

A sua duvida em relação as 3 BIOs é normal, vamos analisar:

Bios 1 -> Main BIOS:

É a que normalmente encontramos na Board como sendo a principal para controlar as Entradas e Saídas Básicas do Sistema (BIOS = basic Input Output System), no Ponte Sul, Ponte Norte, VGA, fundamental para a configuração de (ICH, PCH, Ponte Sul e Ponte Norte), porque os chipsets são de memória volátil ou seja, desligando a board a programação desaparece, para que isso não aconteça é colocada uma EEPROM, conhecida por nós como Main BIOS.

 

Bios 2 -> EC BIOS (Embeded Controller BIOS)

O firmware da BIOS EC está relacionada com a Main BIOS, e guarda as informações para o EC.

O firmware desta BIOS gerencia todos os sinais de power incluindo o GPIO (General Purpose Input Output), SM_BUS (Barramento de System Manager), teclado, senhas de segurança etc (vê no datasheet os restantes detalhes).

 

BIO3 -> ID BIOS

Apenas armazena informação sobre o ID da Board

 

Estas são as 3 BIOS presentes nas placas modernas, no teu caso como dizes que tens uma de 128k no EC eu iria verificar ela, mas tambem estou inclinado para a de 2MB, porque a de 4MB é sem duvida a do PCH.

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Excellente explicação, muito obrigado a todos! Amanha farei mais testes, de qualquer forma assim que conseguir remover a senha da bios farei um backup das 3 e subirei para o gerenciador de arquivos, o arquivo original da dell a cada atualização vem com um tamanho diferente, imagino que o .exe que atualiza a bios escreve somente os as partes da memória a serem atualizados, sem contar q é um chip de 4mb um de 2 e 90% dele não é usado... complicando o processo de separação das bios...  postarei os resultados e mais uma vez muito obrigado... enviando joinhas como prometido!

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Boa noite ,a muito tempo não entro no fórum, por incrível que parece  a senha fica no super I/O. pois também tentei os mesmo passos que você , a partir do esquema  analisei e aonde mostra que tem a 3 bios , realmente não possui na placa, então troquei o I/O e foi resolvido.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Amigo @Felipe nunes, estou com o mesmo caso, o modelo da placa tbm não tem a Bios de 128K. Você trocou o I/O para resolver seu problema? Deu certo mesmo? Ja regravei as Bios e ainda a solicitação da senha persiste conforme esse tópico

Conteúdo oculto

@Gilson Macedo, pelas pesquisas que fiz há algumas análises suas e sei que és bom em interpretar esquemas eu estou começando e encontro muita dificuldade em alguns casos como esse. Seria a troca do I/O meu problema. Por favor, me desculpe se estou fazendo algo errado em pedir uma ajudinha sua!!

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×