Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Inspiron 7520 Placa LA-8241P, 3 bios, qual armazena a senha ?

Avalie este tópico:


tarcisoamaral

Posts em destaque

Olá pessoal tentei de todas as formas quebrar a senha dessa bios.. sem sucesso, Vi que a placa tinha duas bios PH2 e PH6 uma de 2mb e eoutra de 4mb, usei o arquivo que está no gerenciador. Para a minha surpresa ela continuou pedindo senha, daí baixei o arquivo original do site da dell, e separei as duas bios... gravei e NADA!!!! após analisar o esquema notei que havia uma 3ª Bios.. de 128k, e ai pessoal.. será que a senha esta nessa eprom, não achei esse arquivo dentro do original e nem fragmentos do mesmo para poder separar a bios.. desde já agradeço! valendo joinha! o esquema está no link abaixo, lembrando são 2 bios do PCH e uma do IO.. onde está a senha?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Depois de dual bios... agora essa po...xx..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente as Boards modernas têm 3 Bios (embora só se fale de duas, as 3 bios ja existem a algum tempo), de facto para ser mais claro existem mais de 3 BIOS na placa, existe a Bios da RAM, a BIOS da LAN, BIOS do LCD entre outras (por isso é que as sucatas são importantes).

Alías na realidade as chamadas de BIOS, são chips EEPROMS com uma programação de suporte para circuitos de varios valores tais como:

LCD -> Além de termos tensão teremos tambem dados

RAM -> Além de termos tensão teremos tambem dados

LAN -> Além de termos tensão teremos tambem dados

ICH / PCH -> Além de termos tensão teremos tambem dados

GMCH -> Além de termos tensão teremos tambem dados

Entre outros, para isso teremos uma programação de suporte numa EEPROM de forma a que desligando a Board, a programação se mantenha.

 

A sua duvida em relação as 3 BIOs é normal, vamos analisar:

Bios 1 -> Main BIOS:

É a que normalmente encontramos na Board como sendo a principal para controlar as Entradas e Saídas Básicas do Sistema (BIOS = basic Input Output System), no Ponte Sul, Ponte Norte, VGA, fundamental para a configuração de (ICH, PCH, Ponte Sul e Ponte Norte), porque os chipsets são de memória volátil ou seja, desligando a board a programação desaparece, para que isso não aconteça é colocada uma EEPROM, conhecida por nós como Main BIOS.

 

Bios 2 -> EC BIOS (Embeded Controller BIOS)

O firmware da BIOS EC está relacionada com a Main BIOS, e guarda as informações para o EC.

O firmware desta BIOS gerencia todos os sinais de power incluindo o GPIO (General Purpose Input Output), SM_BUS (Barramento de System Manager), teclado, senhas de segurança etc (vê no datasheet os restantes detalhes).

 

BIO3 -> ID BIOS

Apenas armazena informação sobre o ID da Board

 

Estas são as 3 BIOS presentes nas placas modernas, no teu caso como dizes que tens uma de 128k no EC eu iria verificar ela, mas tambem estou inclinado para a de 2MB, porque a de 4MB é sem duvida a do PCH.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado ao amigo Claudio Silva pela explicação, amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
acredito que isso encerra a sua dúvida, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excellente explicação, muito obrigado a todos! Amanha farei mais testes, de qualquer forma assim que conseguir remover a senha da bios farei um backup das 3 e subirei para o gerenciador de arquivos, o arquivo original da dell a cada atualização vem com um tamanho diferente, imagino que o .exe que atualiza a bios escreve somente os as partes da memória a serem atualizados, sem contar q é um chip de 4mb um de 2 e 90% dele não é usado... complicando o processo de separação das bios...  postarei os resultados e mais uma vez muito obrigado... enviando joinhas como prometido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Boa noite ,a muito tempo não entro no fórum, por incrível que parece  a senha fica no super I/O. pois também tentei os mesmo passos que você , a partir do esquema  analisei e aonde mostra que tem a 3 bios , realmente não possui na placa, então troquei o I/O e foi resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Amigo @Felipe nunes, estou com o mesmo caso, o modelo da placa tbm não tem a Bios de 128K. Você trocou o I/O para resolver seu problema? Deu certo mesmo? Ja regravei as Bios e ainda a solicitação da senha persiste conforme esse tópico

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
@Gilson Macedo, pelas pesquisas que fiz há algumas análises suas e sei que és bom em interpretar esquemas eu estou começando e encontro muita dificuldade em alguns casos como esse. Seria a troca do I/O meu problema. Por favor, me desculpe se estou fazendo algo errado em pedir uma ajudinha sua!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, esse é lugar certo para pedir uma ajudinha. Esse é basicamente o motivo desse fórum, portanto, não se acanhe em pedir.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...