Jump to content

dúvida Que transístor é este? Qual seria um transístor compatível?

Recommended Posts

Estou com uma fonte dell fa200eu do computador all-in-one inspiron one 2330, que apresenta 2.5V no PW OK mas não starta. E na placa, na parte secundária eu medi que 2 transístores marcados como "B51' estão com um voltage drop de 0,002V entre o dreno e o gate/source, testando com multímetro na função de diodo. Não sei se deveria ser assim e queria achar o datasheet e opções pra substituir eles (são 2). 

Pesquisei por O5NG , B51, e nada de achar nem datasheet nem ele para vender. Levantei os terminais dele para medir fora da placa também. 

Saberiam me dizer que transístor é esse?

transistor-ruim.jpg

Edited by Eduardo Amaro

30 minutos atrás, JoeRob disse:

Olá @Eduardo Amaro . O transistor em questão é o NTD4805N ou um NVD4805N, são mosfets fabricados pela ON Semiconductor. Segundo o datasheet são para 30V e 88A, como visto na imagem abaixo.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Eles são figurinhas difíceis, encontrei apenas no AliExpress, mas pelas fotos não parecem ser originais.

Muito obrigado! Vou procurar esse! Uma pergunta, como identificou o modelo? Tem algum macete? 

Vou tentar achar achar algum que sirva no lugar dele, de repente, caso não encontre ele mesmo. 

1 hora atrás, Eduardo Amaro disse:

como identificou o modelo? Tem algum macete? 

Não é propriamente um macete, mas eu sempre tento usar o máximo das informações disponíveis no invólucro do componente. Pela foto dá para identificar o logo do fabricante (ON Semiconductor) então podemos restringir a busca a esse fabricante. Além disso é comum confundirmos o numero zero com a letra O principalmente em componentes SMD. Como a sua busca por "O5NG" não deu resultado eu pesquisei no Google com "05NG ON Semiconductor" (sem as aspas) e no segundo  resultado  apareceu  o   site   do   fabricante   com   a   identificação "48 05NG" como no invólucro.

image.png.f8fe70a42241a85b8d68db70a7ef9825.png

Como eu disse não há um macete específico, é mais uma questão de experiência no trabalho com alguns componentes. Isso sem contar que os fabricantes são muito "criativos" em fazer marcações que complicam a vida dos técnicos para identificar os componentes (quem vai imaginar que o código desse MOSFET está dividido em 2 linhas?).

• Like 1