Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Construção de uma Cuba Ultrasom

Avalie este tópico:


rbmoreira

Posts em destaque

Tenho visto umas cubas de 15L muito caras no exterior, queria saber se alguém tem um projeto de construção de cuba ultrasom usando bandejas de aço inox

meu objetivo é lavar a placa completa de PC,Notebook, fontes e etc então para caber a placa inteira precisa ser uma cuba com 33cmX30cm + ou - com uns 10cm altura tá bom para dar a placa deitada inteira.

 

quem tiver alguma coisa para ajudar.

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

bem estes de limpeza por ultra som que existe por aí, aqui esposa tem um para limpeza/e desentupir de cartuchos de impressora  são de 35w/50w ainda vou fazer uam MAIOR para limpar componentes, ex: retir uam flash tsop48 com fluxo e limpar os pinos para não dar malacontato no Gravador de flash é uam guerra, demora e o fluxo fica resíduos agarrados,  creio que um ultra som maior, ruim é se eu tiver que usar algo catingudo como thiner aqui na loja não uso thiner nem a pau, espanta clientes,

bem a tempos eu pesquisei e separei uns links, atalhar as etapas, comprar a placa pronta e o transdutor de 60W ou 100W penso  n 100

depois colar ele na bandeja inox.

veja uns links:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

e peças de 50W ou 60W ou 80W separadas:

 

 

 

 

 

 

 

eventualmente posso ter repetido algum link,

mas boa sorte.

sds

silvanoservitec

vamos ver se cola uma figura de lá aqui: um dos de 100W o transdutor piezo + placa, acho que isso daria legal.

$(KGrHqZHJDoFGqM7o4h2BRqtRsBCww~~60_57.JPG

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, tem ideia de potencia X litragem da cuba, será se 100 watts é muito?  será se thinner com ultra-som poderia tirar a tinta e o verniz da placa,  existe um produto max clean que não sei o composto dele, já fiz uns testes com peça suja de carro em uma cuba pequena que tenho, apenas água não limpa nada, só o ultra-som não faz milagre, precisa do produto quimico tbm

 

tem experiencias com o melhor produto quimico para eletronica,  alcool isopropilico é caro para usar na cuba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem acho que se essas pequena como as que temos é 35 e 50w teria que ser uma maior em potencia para uma bandeja de 30cm eu ia nessa de 100W.

agora sobre produtos a por na cuba, não sei, aqui  esposa desentoque cartuchos é água somente, e serve,

mas para placa inteira álcool isso é caro, mas thiner  acaba sendo caro tbm, talvez metade do preço  do que o álcool isso.

e que tal álcool comum de posto de gasolina, e depois dá um banho no isso já depois de limpo no comum,  só para descontaminar e reaproveitar o isso já que vai estar bem limpo.

relojoeiros usam muito é benzina, se comprada em litros pode ser que o preço saia mais em conta,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso não sei, maioria é inox, alumínio vai ter parede mais grossa e perder potencia talvez... tem que ver se tem como fixar bem o transdutor como nas de fabrica, se basta ser pressionado ou se é colado com algo especial que não detone ao ele vibrar, esses transdutores das fotos de mais potencia do ebay devem ser fixados mais fácil que os que vem nas cubinhas pequenas que são tipo um disco, igual uma moeda grande.

hoje estava mexendo com pintura pintei a tampa traseira do meu uno, vou pintar ele todo em partes, 1 cada fim de semana e ir andando nele,

bem o que queria dizer que mexo com tintas a uns 20 anos, thiner  já comprei centena de litros até hoje

mas esta semana comprei uma coisa que nunca tinha comprado, "Solução desengraxante" na loja de tintas automotiva.

do mesmo fabricante do thinner,  lata igualzinha apenas etiqueta escrita desengraxante até thiner escrito na lata tem perigo misturar ( se confundir) e tacar desengraxante na tinta hehhe

. bem o desengraxante não tive tempo de observar ele bem, custou igual ao thiner aqui interior é tudo mais caro, foi 11,00 o litro, e quem sabe isso serve de solução no ultrassom? não cheira tão forte quanto o thinner, evapora rápido  não deixa resíduo algum por isso usado antes de pintar.  Comentei porque ia esquecer  disso depois, pois acabei de usar. e ele nã deve atacar nada nem tinta nem plástico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, para ter 2 frequencias na mesma cuba precisa de 2 placas ou exite alguma placa dupla de 2 saidas 28khz e 40khz,  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Não cheguei a montar, o custo de comprar uma pronta é muito caro, aqui no brasil em média 3mil no exterior uns 2mil,  tem que ver se realmente vai valer a pena ou se uma lavagem física com pincel e escova já seria o suficiente poupando investimento.

 

ultrasom só seria vantagem para peças que não é possivel lavar fisicamente, por ter furos internos e etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Olá a todos, tenho acompanhado essa postagem e para reacender a discussão, vi uma cuba de 3 litros no ML por 373 reais, será que essa não seria possivel com algumas modificações atender as espectativas, já que sai até mais barato que se importar via Ebay? Segue o link do ML:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, tenho acompanhado essa postagem e para reacender a discussão, vi uma cuba de 3 litros no ML por 373 reais, será que essa não seria possivel com algumas modificações atender as espectativas, já que sai até mais barato que se importar via Ebay? Segue o link do ML:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

O topico é mais voltado para cubas grandes que custam muito caro, as pequenas como essa do seu link vc acha até por menos de 100,00 e lá fora custa uns 20usd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá a todos, tenho acompanhado essa postagem e para reacender a discussão, vi uma cuba de 3 litros no ML por 373 reais, será que essa não seria possivel com algumas modificações atender as espectativas, já que sai até mais barato que se importar via Ebay? Segue o link do ML:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

vc chegou a pegar essa cuba no ML?  pensei no que vc disse e se der poderiamos desmontar e colocar numa cuba maior, ela tem um baixo custo, será se o transducer dela é o grande ou tipo moeda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , ,  estava lendo o post, tem como fazer uma Cuba ultrassonica com aquele transdutor piezoelétrico do umidificador de ar? No caso eu queria fazer algo pequeno,  ele chega a evaporar a água, então ele consegue gerar a frequência necessário para limpeza certo?

 

agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , ,  estava lendo o post, tem como fazer uma Cuba ultrassonica com aquele transdutor piezoelétrico do umidificador de ar? No caso eu queria fazer algo pequeno,  ele chega a evaporar a água, então ele consegue gerar a frequência necessário para limpeza certo?

 

agradeço desde já

 

evaporador de água???  ultrasom é outra coisa! gera frequencia de 40khz, precisa de uma placa osciladora nessa frequencia na potencia de 50w ou 100w e 1 ou 2 piezoeletrico que vai emitir o ultrasom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, amigo desculpa minha ignorância, mas aqueles umidificadores não trabalham com o princípio da frequência?  Tenho uns dois aqui e os dois possuem pastilhas piezoelétricos e circuitos para altas frequência

 

O transdutor que me refiro é esse :

 

Poderia me explicar o funcionamento de tal mecanismo?

Obrigado pela resposta

download.jpg.a8fe483e133a28fe4f2d67fd372b3064.jpg

download.jpg.ba69120c54367d6e0f9d4f9763bda726.jpg

images.jpg.02e29ef8547bb790ec571873f9dee9a9.jpg

download.jpg.9c63f6c9bfdc929703f7e4ab5dff2903.jpg

download.jpg.e765751f9faf64e8713ac62530ba06e5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, ahh sim amigo, pelo pouco que sei eles evaporam a água usando a frequência, transformando a água líquida em microparticulas de água sem nem mesmo aquece-la, li em um datasheet que podem alcançar a frequência de trabalho de 1.7mhz, gostaria de saber se cm elas é possível construir uma mini Cuba, mas não sei se elas conseguiriam aguentar a potência de 50 ou 100w que mencionou :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Procuro a pastilha para recuperar a minha da marca Ya-Xun 3560, que queimou e ela não vibra mais, liga mas não faz o que teria que fazer. rsrsrs algum colega sabe informar onde encontrar esta pastilha??

Pois ela ronca como se estivesse funcionando e a tensão diretamente nela medida esta em 160.2 volts. acho que esta errada esta tensão, e a água não é agitada, o que me leva a crer que é a pastilha.

Editado: por Maru
complemento de informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá amigos, retomando o assunto sobre Cubas para limpeza de ultrassom... pretendo fazer um cuba de limpeza usando uma forma de inox no tamanho 40x40cm e com 10cm de altura, seria usada para fazer limpezas em placas eletrônicas como as placas mãe de computador ok. Eu comprei na Bangood está placa da foto, ela é de 40Khz e 100W  com dois transdutores. A minha pergunta é o seguinte para quem tem conhecimento e poder ajudar... esses dois transdutores irão dar conta do volume de água a ser agitada pela frequência dos dois transdutores, sabendo que o nível de água chegará a ocupar os 40x40cm porém até a metade de altura, algo em torno de 4 a 5cm de altura o nível de água. Ou seja a potência dividida em 50W para cada transdutor neste tamanho de "cuba" e volume de água será suficiente ou seria necessários mais transdutores espalhados pela cuba? Outra questão... qual seria a melhor forma de ligar esses dois transdutores? em série ou paralelo? Um forte abraço a todos os amigos, que puder ajudar ficarei agradecido, valeu.

Ultrassom.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 21/06/2021 às 14:33, alvers disse:

Olá amigos, retomando o assunto sobre Cubas para limpeza de ultrassom... pretendo fazer um cuba de limpeza usando uma forma de inox no tamanho 40x40cm e com 10cm de altura, seria usada para fazer limpezas em placas eletrônicas como as placas mãe de computador ok. Eu comprei na Bangood está placa da foto, ela é de 40Khz e 100W  com dois transdutores. A minha pergunta é o seguinte para quem tem conhecimento e poder ajudar... esses dois transdutores irão dar conta do volume de água a ser agitada pela frequência dos dois transdutores, sabendo que o nível de água chegará a ocupar os 40x40cm porém até a metade de altura, algo em torno de 4 a 5cm de altura o nível de água. Ou seja a potência dividida em 50W para cada transdutor neste tamanho de "cuba" e volume de água será suficiente ou seria necessários mais transdutores espalhados pela cuba? Outra questão... qual seria a melhor forma de ligar esses dois transdutores? em série ou paralelo? Um forte abraço a todos os amigos, que puder ajudar ficarei agradecido, valeu.

Ultrassom.jpg

 

Por coincidência, estou com a mesma dúvida sua. Estou com o mesmo projeto e tinha visto esse kit num site de compras por um bom preço. No entanto, também não sei se devo ligar em série ou em paralelo.

 

Nas minhas buscas, me deparei com esse tutorial, abaixo, que o autor afirma que os transdutores, de 70w cada, em paralelo, ficam cada um com 50w.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Como nesse kit, da foto que você postou, os transdutores são de 50w cada, minha dúvida é se haveria redução de potência se ligados em paralelo e de quanto.

 

Em tempo, o kit que estou observando é esse, abaixo:

 

 

Cordial abraço a todos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Ricardo Paradella disse:

 

Por coincidência, estou com a mesma dúvida sua. Estou com o mesmo projeto e tinha visto esse kit num site de compras por um bom preço. No entanto, também não sei se devo ligar em série ou em paralelo.

 

Nas minhas buscas, me deparei com esse tutorial, abaixo, que o autor afirma que os transdutores, de 70w cada, em paralelo, ficam cada um com 50w.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Como nesse kit, da foto que você postou, os transdutores são de 50w cada, minha dúvida é se haveria redução de potência se ligados em paralelo e de quanto.

 

Em tempo, o kit que estou observando é esse, abaixo:

 

 

Cordial abraço a todos.

 

 

Olá Ricardo, a placa e os transdutores que coloquei aqui no post chegaram para mim está semana. Ainda estou com algumas ideias de como montar está banheira de ultrassom num tamanho grande que caiba placas de computador ATX, vi uma cuba de inox no tamanho 34x40cm com 11 cm de altura, inox bem fino 0,4mm. Quero montar um timer para ajustar o tempo usando uma placa de forno microondas, quando liga aciona o relê da placa e manda voltagem para a placa de ultrassom. Ainda vai demorar algumas semanas para montar o projeto, assim que finalizar e fazer os testes volto aqui postando como ficou o resultado e a eficiência do equipamento. Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...