Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
satellite

Toshiba A105 6050a2041301 imagem no fundo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa tarde estou com esse toshiba A105 6050a2041301 com imagem no fundo, no inverter aonde era pra ter 19v tem 3.38

pinout como esta:

1 -  3.38    (19v era pra ter)

2 -  3.38

3 -  0v

4 -  0v

5 -  5.24v

6 -  5.24v

qualquer sugestao de componente para testar ou o esquema dessa mb no 4shared abradeço

obs: ja troquei o U501

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, ai vc deve troca o Inverte, ja troquei inverte e resolver,,

Dar joinha ai Amigo que Deus abencoe.

Troquei e nao resolveu, o problema é as tensoes que vao para o inverter tem algo errado

Compartilhar este post

Link para este post

Vamos la... aqui o link pro teu esquema caso ainda nao tenha

Conteúdo oculto

veja na pag 31, o circuito lvds,  troque esse Q500, nao necessita ser igual, retire de outra sucata, esse transistor possui 6 terminais, quase certeza que ele é o defeito. maioria dos casos ele nao apresenta curto, mais esta com defeito

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

veja na pag 31, o circuito lvds,  troque esse Q500, nao necessita ser igual, retire de outra sucata, esse transistor possui 6 terminais, quase certeza que ele é o defeito. maioria dos casos ele nao apresenta curto, mais esta com defeito

troquei q500 ele esta assim:

1 -  3.38

2 - 3.38

3-  0

4 - 3.38

5 - 3.38

6 - 3.38

obs: video monitor externo normal

Compartilhar este post

Link para este post

amigo vc pode fazer um jamper dda linha dos 19v ate o pino de entrada dos 19 do inverte  valeu.

se  ajudou nao esqueça de ajuda tamem.

Compartilhar este post

Link para este post

Olá amigo, se você verificar o esquema vai ver que a alimentação do inverter é de 5v nessa maquina, e sai dos pinos 29 a 34 do conector CN3 onde sai o flat para o display, esse Q500 alimenta 3.3v no display e não vai para o inverter.. no pino 35 sai o sinal um sinal pwm responsável pelo controle de brilho da lâmpada e no pino 36 o sinal de enable, que ativa o inverter , a tensão do pino 35 varia de acordo com o ajuste feito pelos botões de brilho no teclado e a tensão no pino 36 é uma tensão fixa de 3.3v.

Verifique na placa se esta saindo estas tensões, qualquer uma que faltar não vai ascender a lâmpada, se tiver todas e já trocou o inverter pode ser a lâmpada da tela mesmo ....Verifique o aterramento do inverter também  (se o flat não esta com o gnd aberto), ou algun outro fio quebrado. Boa sorte

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

1 -  3.38

2 - 3.38

3-  0

4 - 3.38

5 - 3.38

6 - 3.38

Esse pinout é do transistor ou do conector do inverter ?

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

1 -  3.38

2 - 3.38

3-  0

4 - 3.38

5 - 3.38

6 - 3.38

Esse pinout é do transistor ou do conector do inverter ?

[/quote

transistor o do inverter ta assim:

1- 3.3v

2 - 3.3v

3 - 0

4 - 0

5 - 5.2v

6 - 5.2v

pelo analize imagino que é algo errado no enable, como funciona o sinal enable ?

Compartilhar este post

Link para este post

Se for do Q500 estão corretas as tensões, o pino 3 é o gate, se tem 0v nele significa que ele foi aterrado pelo q501, fazendo com que ele conduza, isso explica a tensão de 3.3v no dreno dele, pinos 1256. Boa noite a todos e obrigado pelo joinha.

Compartilhar este post

Link para este post

Estou pensando em ligar um inverter de 19v mesmo no lugar desse de 5v o pinout dele é:

1 - 3.3v

2 - 3.3v

3 - 0v

4 - 0v

5 - 5v 

6 - 5v   

alguem sabe o pinout padrao de inverter 19v eu fazer a substituiçao

Compartilhar este post

Link para este post

Amigo seu inverter trabalha com 5v como havia dito, pois sua maquina é antiga. Não ligue 19v vai queimar, para mim as tensões nesse pinout estão corretas ! a única coisa que estranhei foi o gnd estar no pino 3 e 4. mas mesmo assim pode ser que nesta maquina seja assim mesmo . Meça continuidade entre os pinos 3 e 4 para o gnd da placa para ver se se trata do gnd mesmo.

Compartilhar este post

Link para este post

Boa tarde estou com esse toshiba A105 6050a2041301 com imagem no fundo, no inverter aonde era pra ter 19v tem 3.38

pinout como esta:

1 -  3.38    (19v era pra ter)

2 -  3.38

3 -  0v

4 -  0v

5 -  5.24v

6 -  5.24v

qualquer sugestao de componente para testar ou o esquema dessa mb no 4shared abradeço

obs: ja troquei o U501

Caro Darlanzbruffati, Como nosso amigo havia dito o notebook apresentava imagem no fundo, logo o transistor q500 está funcionando normalmente, pois se não estivesse não haveria imagem de fundo. Analizem o esquema, q500 alimenta 3.3v ao display LCD sem esta tensão é impossível haver imagem na tela. Por isso estou discordando da sua opinião, desculpe se pareço intransigente.

O inverter trabalha com 5v e é alimentado através +V5S, passando pelo pad505 e chegando ao CN3 nos pinos 29 à 34.

Compartilhar este post

Link para este post

esta certo amigo, pelo que andei vende aqui, ele pode nao estar chaveando, pois se trata de um fet canal P e na perna 4 onde tem 3v teria que estar 0 tambem..  insisto no Q500, pois peguei um mesmo not, com mesmo defeito, que resolvi trocando ele..

sobre nao ter os 3v no pino 3 voce esta certo, e segundo vi aqui, no pino 4 nao era para ter tambem como mencionei.. do amigo ter trocado o componente e nao ter funcionado, pode ser que nao era o mesmo fet, como ja aconteceu comigo aqui, e apos trocar o certo foi perfeito

Compartilhar este post

Link para este post

esta certo amigo, pelo que andei vende aqui, ele pode nao estar chaveando, pois se trata de um fet canal P e na perna 4 onde tem 3v teria que estar 0 tambem..  insisto no Q500, pois peguei um mesmo not, com mesmo defeito, que resolvi trocando ele..

sobre nao ter os 3v no pino 3 voce esta certo, e segundo vi aqui, no pino 4 nao era para ter tambem como mencionei.. do amigo ter trocado o componente e nao ter funcionado, pode ser que nao era o mesmo fet, como ja aconteceu comigo aqui, e apos trocar o certo foi perfeito

Entendi amigo, mas no pino 4 a tensão de 3.3v está correta pois ali é o source do transistor, poderia não haver tensão no dreno (pinos 1256) , SE não estivesse armando. Veja que quando o sinal LCM_3S_VDDEN não esta presente, q501 permite que a tensão +V3S chegue através de r567 e r568 ao gate de q500, mas quando o chipset libera o sinal de vídeo , ele manda nível alto em LCM_3S_VDDEN, fazendo com que q501 aterre a tensão +V3S  entre r567 e r568 e sucessivamente polarizando q500 que passa a conduzir o +V3S para seu dreno. Faça um teste pratico: monitore com o multímetro o gate do q500 e ligue o note. vera que a tensão se inicia em 3.3v depois cai para zero, e no dreno começa em 0v e depois sobe para 3.3v.

Agora gostaria de pedir uma ajuda, O amigo Darlanzbruffati poderia me ensinar a postar imagens no fórum ? é que sou novato no fórum rsrs  ( na verdade meu cadastro é antigo mas nunca participei)

Compartilhar este post

Link para este post

acabei de ligar um inverter de 19v com uma fonte externa assimetrica e a imagem apareceu perfeitamente, porem descobri mais um defeito

tela esta com problema tambem, com minha tela esta perfeita, imagino eu o defeito seja: inverter + tela

... jaja voltarei o inverter 5v com seu pinout e testarei com uma tela nova so para tirar a duvida

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...