Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Painel Solar

Avalie este tópico:

tcherobin

Posts em destaque

Boa noite,

(moderadores, desculpe se estiver postando em lugar errado, qqr coisa favor mudar o tópico de lugar)

Adquiri 4 placas solares de 6v 520mAh, possuo também uma bateria selada de 6v 12Ah. Fiz a associação das placas, série/paralelo e ontem com o pouco tempo que tive para testar deu 11,65v com 1.24A. (Moro em Blumenau e a mais de 18 dias que esta ou nublado ou chovendo, então não consegui coletar mais dados)

Vou utilizar esse sistema para emergência, carregar celulares, pequenas lanternas, luminária de led (aquele que usamos no usb do note) e possuo algumas dúvidas:

1) Para carregar o celular, 5v 450mah, preciso "baixar" a tensão e a corrente certo? para reduzir a tensão posso utilizar 2 diodos em série, acredito ser o mais certo a fazer pois o o 7805 se não me engano precisa de no mínimo 2v de diferença entre entrada e saída certo?

2) Para limitar a corrente, posso utilizar o LM317 ? Acham uma boa solução?

3) Para a carga da bateria, utilizo apenas 1 diodo? Se utilizar apenas o diodo, quando a bateria estiver completamente carregada, o painel irá parar de carregar a bateria ou terá risco para ela? Ou o melhor é fazer um controlador de carga? Se for um controlador de carga, alguém tem algum projeto?

4) Qual vidro é o melhor para proteger o painel?

5) Quero implementar um "rastreador solar" para posicionar melhor o painel no decorrer do dia, e  coletar os dados em tempo real de tensão e corrente com arduino. (isso futuramente, pois chegou ontem meu arduino, shield ethernet etc.. e ainda tenho q estudar).

projeto.jpg.e5780e4d9b2d34d25f56adf349c74b91.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 ano depois...

Olá tcherobin, parece que você não acessa esse post há muito tempo, mesmo assim vou responder suas perguntas.

1) Sim, para carregar o celular você precisará abaixar e regular a tensão. O ideal seria colocar um Zener de 4,3V (1N4731A) na base de um transistor que tenha capacidade de 1A pelo menos, então a tensão de 6V ou um valor acima disso entrará pelo coletor de um NPN e sairá regulada em 5,0V no seu emissor.

2) Para limitar a corrente utilize um resistor de baixo valor, tipo 1ohm, em série com a carga.

3) O correto em sistemas fotovoltaico é utilizar um controlador de carga pois a variação de produção de tensão poderá, ou melhor, irá danificar a bateria sem sombra de dúvida.

4) O melhor vidro para confecção de módulos fotovoltaicos é o vidro temperado com baixo teor de ferro. Além do vidro você vai precisar de uma camada de EVA transparente por cima e outra por baixo, além dos perfis de alumínio.

5) Um tracker solar pode aumentar a eficiência de 15% a 30% segundo alguns estudos que li, porém o grande benefício dos módulos FV é o fato de não ter partes móveis, o que não causa atrito, quando um sistema móvel é adicionado, fatalmente haverá maior manutenção por parada.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...