Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

Clique Aqui e Apresente-se !!! 

Passo 1
Cassio Almeida

Como identificar componentes proximos esquentando - Versão 2.0

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Existem casos onde você tem vários componentes próximos e um deles está pegando fogo mas você não tem certeza qual deles é então você usa o papel térmico do tópico

Conteúdo oculto

acaba queimando um pouquinho a ponta do dedo mas acaba descobrindo o culpado que está esquentando.

Mas com o tempo de bancada descobri que você não precisa mais queimar o dedo, agora você pode usar simplesmente ALCOOL ISOPROPICOLICO. Vou explicar: você derrama álcool em cima de todos os componentes daquela área deixando aquele arredondado de álcool em cima deles então você liga o cabo de energia ou injeta tensão com a fonte variável (dependendo de cada caso) e observa que você verá o componente "fritando" e o álcool evaporando somente em cima daquele componente. Se quiser pode ir colocando mais álcool para conferir com mais certeza qual é o culpado.

É uma forma fácil e barata de resolver um grande problema, e não queima o dedo.

As fotos vão mostrar o que quero dizer:

[mg]460[/mg]

[mg]461[/mg]

Esse vídeo mostra o resultado

Conteúdo oculto

O vídeo foi gravado em uma linha de +B de 19v, a tensão injetada foi de 19V que é a nominal da linha e com corrente limitada a 1.5A

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

poderia-me tirar só uma duvida...

com  os componentes encharcados de alcool isopropilico... não se corre o risco de provocar um curto circuito?

posso por o isopropilico em todos os componentes sem correr esse risco?

Compartilhar este post

Link para este post

poderia-me tirar só uma duvida...

com  os componentes encharcados de alcool isopropilico... não se corre o risco de provocar um curto circuito?

posso por o isopropilico em todos os componentes sem correr esse risco?

Pode usar sem problemas.

Compartilhar este post

Link para este post

Técnica boa, mas o consumo de alcool vai tornar um pouco caro.  Será se o Thinner seri válido tbm?

Thinner evapora mais rápido do que o álcool, além de atacar plastico, toxico.

Pode usar álcool combustível de carro.

Compartilhar este post

Link para este post

Usei sua técnica e funciona melhor que meus dedos já queimados por alguns capacitores ( os pequenos KKKK ) e é a melhor ate agora obrigado joinha pro colega.

Compartilhar este post

Link para este post

O álcool não é condutor, porém o pó depositado sobre os equipamentos eletrônicos(placas, motores, etc...) possui sais que combinados podem transformar a mistura condutora. Apesar de ser 99% puro e isento de água, ele tem 1%... E água com diversos sais transforma-se em um condutor, portanto não arrisque! Manuseie os equipamentos sempre desligados da alimentação, sempre espere o álcool secar completamente. Eu particularmente respeito a opinião dos amigos, mas pesquisando melhor, verás que o isopropílico não é um produto recomendado para fazer esse teste. Além do que, se temos certeza que algo esta em curto, qualquer faísca, por mais pequena que seja pode ser a combustão necessária para iniciar uma chama.

Compartilhar este post

Link para este post

Tecnicamente o uso dos celulares em postos de gasolina pode causar explosão devido a concentração de vapores inflamáveis no local e a possibilidade de ocorrerem faíscas pelo uso do aparelho. Se você procurar na internet vai encontrar pesquisas dizendo que é possível e também vai encontrar vários outros testes dizendo que isso seria praticamente impossível e até existiu um programa dos caçadores de mitos onde eles não conseguiram explodir o posto de gasolina.

O caso mais próximo que aconteceu foi esse

Conteúdo oculto

onde o caminhão foi abastecer e o frentista levou o celular até a boca de abastecimento com a lanterna acesa para iluminar, até existe um comentário de um cara que fala que a iluminação era pouca e o frentista acendeu um isqueiro mas claro que deve ser apenas zoação, de qualquer forma se colocarmos nas estatísticas de uma possível explosão em 2008 comparado a quantidade de vezes que os carros abastecem todos os dias em nosso Brasil, acho que a possibilidade é muito pequena para se preocupar com o risco.

Também tem essa outra noticia que pode ser interessante

Conteúdo oculto

De qualquer forma, a dica foi dada e quem tiver medo de um possível incêndio no laboratório que não use a técnica mas quem não tiver medo como eu que a use ou então que use e se preferir, mantenha um extintor por perto.

Compartilhar este post

Link para este post

Tenho um amigo que trabalha numa empresa que fabrica as bombas abastecedores de combustivel.

Um dia coloquei essa questão pra ele. Se haveria realmente o risco de incendio causado pelo celular.

A resposta de le foi.

Não é tanto pelo risco de incendio, mas porque as frequencias de radio do celular pode causar interferencia no contador da maquina. Ou seja, mais pra prevenir a possiblidade de burlar os postos de combustivel.

Compartilhar este post

Link para este post

Risco tem sim, tanto quanto um posto de gasolina explodir por voce estar usando o celular perto

justamente..

pessoal fala de celular.. mas interessante lembrar que as novas máquinas de cartão usam chip GSM que no fim das contas, é um celular mesma coisa..  e o cara anda com a máquina pro posto todo.. ninguém fala nada..  interessante.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...