Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar componentes proximos esquentando - Versão 2.0

Avalie este tópico:


Cassio Almeida

Posts em destaque

Existem casos onde você tem vários componentes próximos e um deles está pegando fogo mas você não tem certeza qual deles é então você usa o papel térmico do tópico

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
acaba queimando um pouquinho a ponta do dedo mas acaba descobrindo o culpado que está esquentando.

 

Mas com o tempo de bancada descobri que você não precisa mais queimar o dedo, agora você pode usar simplesmente ALCOOL ISOPROPICOLICO. Vou explicar: você derrama álcool em cima de todos os componentes daquela área deixando aquele arredondado de álcool em cima deles então você liga o cabo de energia ou injeta tensão com a fonte variável (dependendo de cada caso) e observa que você verá o componente "fritando" e o álcool evaporando somente em cima daquele componente. Se quiser pode ir colocando mais álcool para conferir com mais certeza qual é o culpado.

 

É uma forma fácil e barata de resolver um grande problema, e não queima o dedo.

 

As fotos vão mostrar o que quero dizer:

[mg]460[/mg]

[mg]461[/mg]

 

Esse vídeo mostra o resultado

 

 

O vídeo foi gravado em uma linha de +B de 19v, a tensão injetada foi de 19V que é a nominal da linha e com corrente limitada a 1.5A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
em eletrônica usamos exatamente o isopropilico porque ele não contém agua na formula e por isso não deixa resíduos, não causa oxidação e nem curto circuito. Pode ficar tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...

O álcool não é condutor, porém o pó depositado sobre os equipamentos eletrônicos(placas, motores, etc...) possui sais que combinados podem transformar a mistura condutora. Apesar de ser 99% puro e isento de água, ele tem 1%... E água com diversos sais transforma-se em um condutor, portanto não arrisque! Manuseie os equipamentos sempre desligados da alimentação, sempre espere o álcool secar completamente. Eu particularmente respeito a opinião dos amigos, mas pesquisando melhor, verás que o isopropílico não é um produto recomendado para fazer esse teste. Além do que, se temos certeza que algo esta em curto, qualquer faísca, por mais pequena que seja pode ser a combustão necessária para iniciar uma chama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tecnicamente o uso dos celulares em postos de gasolina pode causar explosão devido a concentração de vapores inflamáveis no local e a possibilidade de ocorrerem faíscas pelo uso do aparelho. Se você procurar na internet vai encontrar pesquisas dizendo que é possível e também vai encontrar vários outros testes dizendo que isso seria praticamente impossível e até existiu um programa dos caçadores de mitos onde eles não conseguiram explodir o posto de gasolina.

 

O caso mais próximo que aconteceu foi esse

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
onde o caminhão foi abastecer e o frentista levou o celular até a boca de abastecimento com a lanterna acesa para iluminar, até existe um comentário de um cara que fala que a iluminação era pouca e o frentista acendeu um isqueiro mas claro que deve ser apenas zoação, de qualquer forma se colocarmos nas estatísticas de uma possível explosão em 2008 comparado a quantidade de vezes que os carros abastecem todos os dias em nosso Brasil, acho que a possibilidade é muito pequena para se preocupar com o risco.

 

Também tem essa outra noticia que pode ser interessante

 

De qualquer forma, a dica foi dada e quem tiver medo de um possível incêndio no laboratório que não use a técnica mas quem não tiver medo como eu que a use ou então que use e se preferir, mantenha um extintor por perto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um amigo que trabalha numa empresa que fabrica as bombas abastecedores de combustivel.

Um dia coloquei essa questão pra ele. Se haveria realmente o risco de incendio causado pelo celular.

A resposta de le foi.

Não é tanto pelo risco de incendio, mas porque as frequencias de radio do celular pode causar interferencia no contador da maquina. Ou seja, mais pra prevenir a possiblidade de burlar os postos de combustivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Risco tem sim, tanto quanto um posto de gasolina explodir por voce estar usando o celular perto

 

 

justamente..

 

pessoal fala de celular.. mas interessante lembrar que as novas máquinas de cartão usam chip GSM que no fim das contas, é um celular mesma coisa..  e o cara anda com a máquina pro posto todo.. ninguém fala nada..  interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...