Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
willians

Gigabyte GA-Z77X-D3H, liga, desliga, mas sem gerar video.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite amigos, estou com esta placa mãe (GA-Z77X-D3H) que starta em seguida desliga e fica startando e desligando sozinha, porem não gera imagem, testado com vários processadores, memórias e fontes, ainda não regravei bios e nem verifiquei tensões, desde já agradeço a colaboração de todos.

IMG_0173.jpg.2a408a7a46b9efa755add9e678b2ff83.jpg

IMG_0172.jpg.eae2b82fe59bdc257f019fb68988de73.jpg

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos, estou com esta placa mãe (GA-Z77X-D3H) que starta em seguida desliga e fica startando e desligando sozinha, porem não gera imagem, testado com vários processadores, memórias e fontes, ainda não regravei bios e nem verifiquei tensões, desde já agradeço a colaboração de todos.

amigo faz o seguinte o teste mais simples de todos que agente acaba deixando pra trás retira a bateria com a fonte desligada sem corrente dar umas ligadas no PWB e COLOCA a bateria novamente  e religa a corrente se caso ela tiver ruim substitua a mesma de uma boa verificada se a qualquer sujeira no Socket do processador  pois pode esta ocorrendo mau contatos, antes de regravar a bios ja resolvi algumas dessa forma referente a seu modelo com os testes mais simples que raramente fazemos pois queremos logo condenar tudo ;)

Compartilhar este post

Link para este post

Além da regravação de bios, faz um jumper no conector da fonte para a placa ficar ligada e então veja se o bga, ou o chip de rede esquentam. Retira o dissipador do bga para ter uma melhor ideia de esquentamento desse chipset.

Olá, fiz o jumper e nada esquenta fora do normal, porem acho que os CIs da bios estão com problemas, fui regravar e as duas deram erros na hoa de apagar, vou ver se consigo outra da mesma referencia para poder testar.

Compartilhar este post

Link para este post

amigo faz o seguinte o teste mais simples de todos que agente acaba deixando pra trás retira a bateria com a fonte desligada sem corrente dar umas ligadas no PWB e COLOCA a bateria novamente  e religa a corrente se caso ela tiver ruim substitua a mesma de uma boa verificada se a qualquer sujeira no Socket do processador  pois pode esta ocorrendo mau contatos, antes de regravar a bios ja resolvi algumas dessa forma referente a seu modelo com os testes mais simples que raramente fazemos pois queremos logo condenar tudo ;)

Fiz do jeito que você falou e ficou do mesmo jeito.

Compartilhar este post

Link para este post

poe o dedinho nos terminais do cristal 32k, e starta a placa, já peguei gigabyte desligando por culpa dos dois capacitores ceramicos que tem junto ao terminal deste cristal, testa ai...

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

, Faça o seguinte teste, retire tudo da placa, multímetro digital escala de diodo, ponta preta no conector preto (-) do plug do 12v e ponta vermelha no amarelo (+) verifica se apita, se apitar provavelmente os transistores do vcore do processador estão com problema.

colega, a placa liga e reinicia em looping, não pode ser curto nos 12v.

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

, Faça o seguinte teste, retire tudo da placa, multímetro digital escala de diodo, ponta preta no conector preto (-) do plug do 12v e ponta vermelha no amarelo (+) verifica se apita, se apitar provavelmente os transistores do vcore do processador estão com problema.

O Vcore está ok, já tinha verificado, mesmo sem o conector 12 volt do p4 fica do mesmo jeito.

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

Isso mesmo...

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

Isso mesmo...

ok, você tem frequencímetro?

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

Isso mesmo...

ok, você tem frequencímetro?

Infelizmente não tenho frequencímetro.

Compartilhar este post

Link para este post

Então se tem todas as tensões, tente gravar novamente a bios, vi que vc tentou e deu erro na gravação, em últimos casos troque a bios.

Pois é, o problema está ai, eu não tenho nenhuma bios de 8mb e não consegui gravar, pois está dando erro nas duas e são erros em pontos diferentes.

Compartilhar este post

Link para este post

neste momento não tenho esse esquema e também não consigo identificar pelas imagens.

há na placa um ci gerador de clock externo com o cristal perto dele ou a placa usa o gerador de clock integrado no pch?

Compartilhar este post

Link para este post

não consigo ter a certeza, mas acho que deve ser o pch a gerar clock.

meça com o multímetro o terminal b16 do slot pci e poste o resultado.

também pode experimentar trocar o cristal de 25 mhz próximo ao pch.

(quando lhe for possível, tente comprar um frequencímetro de bancada que vai ser-lhe muito útil)

Compartilhar este post

Link para este post

@nasixNesta placa o clock é imbutido no pch. Quando eu falei sobre o chip de rede, é porque já tive casos em as placas subiam vídeo, entravam no sistema, mas eram lentas e travavam. Após remover o chip de rede e colocar outro no lugar a placa voltou a funcionar corretamente, por isso dei a minha dica, porque embora não esquente, pode estar com defeito.

Compartilhar este post

Link para este post

@nasixNesta placa o clock é imbutido no pch. Quando eu falei sobre o chip de rede, é porque já tive casos em as placas subiam vídeo, entravam no sistema, mas eram lentas e travavam. Após remover o chip de rede e colocar outro no lugar a placa voltou a funcionar corretamente, por isso dei a minha dica, porque embora não esquente, pode estar com defeito.

oi

Conteúdo oculto

, você não precisa se justificar, todas as dicas são válidas e pretendem ajudar.

só me referi ao post do colega

Conteúdo oculto

, porque temos sempre de ter atenção ao sintoma da placa e uma placa com curto na linha de 12v nunca poderia reiniciar em looping...

eu tinha quase a certeza de que seria o pch a gerar clock, mas quis chamar a atenção para esse circuito... claro que a avaria pode estar noutro local e é preciso mais análise para termos a certeza, mas numa placa com este sintoma temos sempre de medir esse circuito.

eu já há algum tempo que não reparo placas de desktop porque não me compensa financeiramente - só reparo de servidores. sei bem o que é reparar sem esquema e é uma tarefa muito difícil em circuitos desta complexidade. por exemplo, esta placa é relativamente recente e uma pequena "bomba".

então, temos de saber o que consultar e onde consultar (a internet ajuda mesmo muito hoje em dia). eventualmente estudar standards, a sua pinagem e começar a memorizá-los, etc. saber o que medir, onde, como, porquê...

na verdade eu quero chamar a atenção sempre para o mesmo - a nossa bela profissão implica MUITO estudo e esforço. ao procurar ser melhor, o técnico vai fazer a diferença, dignificar a profissão e criar cada vez mais respeito por ela. os sanguessugas, vampirões, cozinheiros, clientes imbecis, professores de meia-tijela mercenários serão pó de calçada para ele.

neste fórum não faltam técnicos que já estão nesse nível e muitos outros que dentro em pouco estarão lá. há muitos jovens que vão ser o futuro desta profissão. obrigado por me deixarem fazer parte deste fórum, sinto-me honrado.

abraço

Compartilhar este post

Link para este post
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...