Jump to content

em análise Som philips-fwm583-sem áudio nas saídas..

Rate this topic

Recommended Posts

Em 10/11/2023 às 11:23, Testemusicasboas Teste disse:

njm4556

Para teste pode usar o 4558 (esse acha em qualquer lugar).

Olha, a única coisa que vejo que poderia queimar a saída é o filtro passa baixa (indutor e capacitor ) porque a fonte está correta, o oscilador está correto (temos áudio no agudo ). Os resistores de 10R abrem devido a falha/consumo excessivo da saída. Não acredito que sejam os operacionais. Sem o ic da saída da pra testar com osciloscópio o pino de entrada do ic.

Voce soldou eles com o ferro de solda ou estação de ar? 

Abaixo o filtro passa baixa em destaque vermelho. 

IMG_2497.jpeg

@ohm eu soldei com ferro de solda,eu só pensei em trocar os operacionais pq vc falou que o motivo do resistor r48 ter torrado só podia ser por curto no diodo z3 ou por operacional consumindo muito..mas já que suspeita do passa baixa, explique aí pq pode ser o circuito passa baixa esquentando os ic….já deixa o tópico mais rico de informação,isso é ótimo 

8 horas atrás, Testemusicasboas Teste disse:

as bobinas passa baixa não estão abertas,e os capacitores passa baixa não estão com baixa capacitância …

pelo aspecto físico os indutores não superaqueceram o que poderia causar curto nas espiras. Descartamos suspeitas nos indutores. Sobre os capacitores, normalmente o que causa a queima do ic é capacitor com fuga ou em curto. Que também nao estão.

Em 12/11/2023 às 11:42, Testemusicasboas Teste disse:

explique aí pq pode ser o circuito passa baixa esquentando os ic….já deixa o tópico mais rico de informação,isso é ótimo 

o circuito passa baixa "interrompe"  os pwm de alta frequência, em um lado so terá o áudio analógico que é no mínimo 10 vezes mais baixo que a frequência do pwm. Se o capacitor estiver em curto ou indutor com indutância muito baixa provocará um fluxo de corrente muito alto nos mosfets internos do ic causando um curto e consecutivamente consumo elevado e rompimento dos resistores que estão queimando.

Em 12/11/2023 às 12:54, Testemusicasboas Teste disse:

outra dúvida,vc mandou eu testar sem os ic o pino de entrada do ic com osciloscópio,qual seria esse pino?

pinos 8 e 4.

23 horas atrás, Testemusicasboas Teste disse:

sabendo que o passa baixa tá normal,vc me indica ligar o som com os ic ou sem os ic? Tô com medo de perder mais dois 

Ah, lembrei de outra passagem que danifiquei ic com esse mesmo invólucro, apertando a parte metálica dele com uma chave de fenda a fim de deixa-lo mais próximo da placa... isso causou inesperadamente a queima do ic! Então não apoia ferramenta alguma forçando ele na placa no momento que for soldar.

Em quando troco ic amplificador classe d ou até mesmo mosfets coloco o osciloscópio nos indutores e monitoro ao ligar ao aparelho se surge pwm ou tensão dc. Não pode existir tensão dc, somente pulsos. Ai de cara saberei se está tudo correto, se o ic ja veio queimado, se a fonte está no valor esperado.

Edited by ohm

• ohm pinned this topic

@ohm sobre oque vc falou de ter apertado o ic com chave de fenda ou algo do tipo,n teve a ver com meu caso,até pq se tivesse feito isso,danificaria o ic do agudo também,e ele tá funcionando…vc me sugere ligar o som novamente,mesmo correndo o risco de queimar os ic novamente? Aguardo sua resposta pra da prosseguimento @ohm @ohm

@ohm @ohm @ohm

Edited by Testemusicasboas Teste

Não tem outra forma de testar amigo. 

Antes de ligar, para finalizar veja com multímetro se não tem curto entre:

_onde vai para o alto  falante e o gnd 

_onde vai para o alto  falante e o -vcc 

_onde vai para o alto  falante e o +vcc

• 2 weeks later...