Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Potenciomento digital para Dimmer

Avalie este tópico:

Badaui Experience

Posts em destaque

Olá colegas de Eletrônica. 

Estou precisando construir um circuito para controlar um dimmer, mas que quando eu desse um stop ou desligasse ele, ele zerasse a resistência que ele estava trabalhando.

achei um circuito mas ele possui memória. 

possuir um botão incremento e outro para diminuir o valor da resistência

vou controlar um motor de esteira, mas não quero usar dimmer analógico. 

Desde já Grato!

Potenciômetro Eletrônico Digital com CI DS1669.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já leu o datasheet?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Algo que talvez possa te ajudar:

"The digital source input, D, was designed for microprocessor or controlled applications. This control input manipulates the device in the same manner as the single pushbutton configuration, controlling movement of the wiper position in both upward and downward directions. One added feature over the single pushbutton configuration is the ability to increment or decrement wiper position at a faster rate. Digital source input control is available regardless of the type of pushbutton configuration."

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário

@nagkiller olá colega, eu tinha verificado sim, no meu projeto o uso de dois botões é essencial, estava pensando aqui em um outro circuito junto com ele sabe. algo que desse um delay em energizar o motor que o dimmer vai controlar enquanto isso algum controlador zerasse esse potenciômetro eletrônico. você ja viu alguma coisa parecida? 

• Joinha 1
Link para o comentário

Então, você pode usar um microcontrolador, por exemplo que, ao inicializar, envie os pulsos necessários, através de um opto, por exemplo, que fique em paralelo com a SW2 ou diretamente na input D,  enviando os pulsos para reduzir o valor do potenciômetro digital... ou usar eletrônica analógica (mas o circuito seria bem maior, com microcontrolador seria mais simples), enquanto isso, outro circuito deixasse o circuito do motor desligado enquanto não terminasse a inicialização.

Pode ainda substituir tudo, por apenas um microcontrolador, usar duas IOs para os botões e uma saída AD, que gere sinal PWM para a o circuito controlador do motor.

Flw...

• Joinha 2
Link para o comentário

Exemplos com Arduino que talvez te ajude:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Flw...

• Joinha 2
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...