Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida equivalencia do resistor de 16.8 ohms da fonte de ps4

Posts em destaque

blz pessoal!! eu estou com uma fonte de ps4 modelo ADP-200ER AA aki na bancada com o resisitor de 16.8 aberto e não estou conseguindo achar ele para substituir.

alguém me indica um resistor equivalente e facil de comprar que possa ser colocado no lugar sem causar problemas futuros?

Já realizei os testes e colocando um resistor de 16 ohms 1/4w com a fonte ligada na lampada serie, a fonte voltou a entregar os 5v de standby e fazendo o acionamento da fonte os 12v está presente.

IMG_20231016_085012.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba, não existe um resistor que tenha um outro resistor como substituto com mesmo valor. A não ser que seja por outros parâmetros como a potência ou tipo de construção e forma. Mas a resistência é a mesma.

Quando você vai em uma loja comprar um resistor de 100R 10% de tolerância e potência de 1/16W, se o vendedor não tiver o que você solicitou, ele vai te oferecer o mesmo valor, mas com a potência de 1/8 ou 1/4 ou 1/2 ou 1W, 3W... etc...

Resitor não é igual transistor, como por exemplo substituto do 2N2222 ser o BC337.

O que há é a associação em serie, paralela ou mista para chegar ao valor! Ou ainda o que você pode fazer é adquirir um resistor com valor próximo com a potência igual superior.

Nesse caso específico, está usando um resistor de precisão. Então sua associação deva ter um valor bem próximo do desejado.

Além disso, esse valor ai não é 16R8, mas sim 0R16.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário

2 minutos atrás, joao lima RV disse:

Pela foto parece que as faixas são marrom azul prata ou seja 0R16

um resistor de 18k em paralelo com 270k = 16,875k

image.thumb.png.207469ea89b1fa7b822182a99741e496.png

Acho que você errou nos cálculos... era Ohms, que na verdade passou para miliOhms e agora KiloOhms?!?!?

😅🤣😂

Flw...

O valor comercial mais próximo é o 0R15.

Flw...

Link para o comentário

@nagkiller O calculo esta certo , o erro está no multiplicador , não é K e sim R, (18R//270R=16,875R) mas de qualquer forma não vai servir para ele pois o resistor que ele precisa é de 1R6.

@lauderson não conheço o circuito desta fonte mas provavelmente este resistor serve como fusível , de 0R15 seria o mais proximo como comentou o Nagkiller

Editado: por joao lima RV
Link para o comentário

1 hora atrás, joao lima RV disse:

@nagkiller O calculo esta certo , o erro está no multiplicador , não é K e sim R, (18R//270R=16,875R) mas de qualquer forma não vai servir para ele pois o resistor que ele precisa é de 1R6.

@lauderson não conheço o circuito desta fonte mas provavelmente este resistor serve como fusível , de 0R15 seria o mais proximo como comentou o Nagkiller

Acho que você continua se enganando nas unidades de medida!

O valor do resistor correto é 0R16 (cento e sessenta miliOhms). Reveja a faixa de cores.

Ele precisa de um 0R16 (cento e sessenta miliOhms... não de 1R6 (Um Ohms e 600 miliOhms) ou 16,875R (dezesseis Ohms e oitocentos e setenta e cinco miliOhms), conforme você disse ali.

Flw...

Link para o comentário

32 minutos atrás, joao lima RV disse:

1R8//2R7=1R687

Marrom, Azul, Prata e Ouro = 0R16 ou cento e sessenta miliOhms ou 0,16 Ohms... bem diferente de 1R6, não?

O valor que o o Lauderson citou o resistor como 16,8 está errado, veja o post #2.

Flw...

Link para o comentário

Começou certo.

"Pela foto parece que as faixas são marrom azul prata ou seja 0R16"

Porém, escorregou aqui:

Aqui #3: "um resistor de 18k em paralelo com 270k = 16,875k"
Aqui #5: "O calculo esta certo , o erro está no multiplicador , não é K e sim R, (18R//270R=16,875R) mas de qualquer forma não vai servir para ele pois o resistor que ele precisa é de 1R6."
Aqui #7 e #8: "1R8//2R7=1R687"

Percebeu a diferença?

Erro nas grandezas!

Flw...

• Joinha 1
Link para o comentário

35 minutos atrás, joao lima RV disse:

Percebeu a diferença?
Erro nas grandezas!

Meus parcos conhecimento de matemática e física da para saber a diferença entre K(kilo => x1000) e o unitário. Calculei a resistência solicitada (16,8R) , porque foi a que ele pediu e não a que estava na imagem

Compreendo!

Porém como eu disse, e acho que você não viu ainda ali, mesmo na primeira resposta tendo que o valor do resistor estava errado, você uma hora disse 16Kxxx, depois 1R6 e por fim 16Rxxxx (não necessariamente nesta ordem). Erros de grandezas, não?

16K != 16R !=1R6 != 0R16, correto?

Acho que vc precisa voltar ali e reler tudo e entender o que eu estou te falando!

"Além disso, esse valor ai não é 16R8, mas sim 0R16."

Só olhar o resistor e a tabela, caso não esteja familiarizado, e verá que se trata de um erro do autor do tópico, provavelmente deve ter usado uma calculadora online ou errou mesmo na conversão.

Flw...

• Joinha 1
Link para o comentário

Desviamos do foco da mensagem do Lauderson, tentei enviar uma MP para o Sr. mas, não tenho permissão.

Não fui suficientemente eloquente na resposta, tento sempre resumir ao máximo para não me tornar prolixo

Resumindo para encerrar

Pela foto parece que as faixas são marrom azul prata ou seja 0R16

Outro assunto sobre o resistor de 16,8 (#1)

um resistor de 18 em paralelo com 270 = 16,875R

um resistor de 18k em paralelo com 270k = 16,875k

um resistor de 1R8 em paralelo com 2R7 = 1R6875

um resistor de 180k em paralelo com 2M7 = 168,75k

Editado: por joao lima RV
  • Joinha 1
  • Perplexo 1
Link para o comentário

A potencia desse resistor acredito que seja algo em torno dos 2 Watts ou maior.
Você pode comprar 2 Resistores de 0R33 e colocá-los em paralelo (para deixar mais preciso, um de 56R também).
Ou simplesmente um resistor de 0R16 ou 0R15 2W ou maior.

Para a substituição, sempre preferir o mesmo valor ou pouca diferença.

Flw...

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...