Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido substituição de relê duplo

Posts em destaque

olá, estou com o relê 793-p-1c danificado e estou na duvida se posso substituir por um de 12v 1A que encontrei a internet

no corpo do relê mostra 12v dc mas não diz a corrente.

e em tensão alternada mostra 16A para 250v ac e 20A para 125v ac, no datasheet não clareou a dúvida

esse relê é da placa de uma geladeira eletrolux modelo df50x

Editado: por fabio bolverk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As correntes e tensões são dos contatos. A corrente máxima em 127V é  20A e em 220V é de 16Amperes.

Você deverá substituir por um igual ou com corrente de terminais maior que o que está substituindo.

Se procurar na Internet, vai achar esse mesmo relay para compra.

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário

coloquei 2 relês de 5 terminais 10A

liguei e não aconteceu nada, quando fui medir um dos relês entre o comum e nc o motor disparou por 1s e depois parou.

esse relê ele é responsável por ligar o motor da geladeira.

será que por um relê de 16 ou superior de 5 terminais mesmo ele funcionará, o de 8 terminais aqui no estado eu não encontro

Link para o comentário

Perguntas:

- Essa geladeira é sua ou está fazendo reparo para cliente?

- Sendo de cliente, porque não compra o relay correto (evitando a gambiarra) no Mercado Livre ou outra loja online de eletrônica e adiciona os custos no equipamento?

- Se o problema realmente era no relay, pelo menos verificou o motivo da queima, verificou a carga que ele aciona, etc?

É aquilo: Sem análise não tem conserto. O cara acha um fusível queimado, por exemplo, substitui o mesmo. Porém o fusível queima novamente, ai ele substitui novamente. Então ele fica nesse laço de repetição e não resolve realmente o problema.

Entendo que talvez sua localização ou condições financeiras ou até mesmo o valor do componente não sejam boas, mas o ideal é usar componentes com mesmas características físicas e elétricas.

Deverá no caso de optar por componente diferente, deverá analisar o datasheet e usar a mesma sequência de pinos, tornando-o compatível.

Quando você tentou medir o comum e normalmente fechado, por um acaso, seu multimetro estava com as ponteiras nos bornes corretos?

Flw...

Link para o comentário

Use este datasheet como base para conversão:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Verifique o circuito que aciona o relay e também a carga( motor).

Flw...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...