Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Voltagem de fonte X bateria

Avalie este tópico:


fabiomaua

Posts em destaque

Ola galera...

 

Como sempre aprendendo, esses dias eu estava fazendo uma análise em uma placa de notebook e percebi que algumas coisas eu fiquei na dúvida. Peguei um notebook Dell que a fonte é de 19.5v, porem a bateria é de 11v, peguei um netbook que a fonte é de 12v e a bateria de 7.5v.

Pode parecer bem simples, mas porque a bateria sempre tem a voltagem mais baixa??? se precisa de 19.5V como ele consegue trabalhar com uma bateria de 11v??

Já é quase 00:00 e eu aqui, estudando e pesquisando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a maioria dos componentes não trabalha nem mesmo com tensão de 11V. Os 19V ou os 11V são convertidos para tensões mais baixas que irão alimentar os circuitos. Um processador trabalha com tensão entre 1,5V, 1,6. Uma memória ram trabalha com menos de 2V. Um bga recebe tensão de 1,2 e e de no máximo 3,0v. Um chip de bios e o super i/o recebem tensão de 3,3V. Pelos exemplos que dei dá pra entender que não há nenhum circuito que trabalha com mais que 5v, então essa tensão de entrada chega num pwm que diminui para a tensão que deve alimentar os chips principais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, esse modo que voce citou, é realmente uma maneira muito simples de descrever o circuito.

vamos lá..

 

basicamente o CI charger ( no caso do seu exemplo mb39a132) que tem a função de:

1 - reconhecer o Adaptador AC externo.

    1.1 - habilitar o mosfet de entrada enviando os 19V da fonte pro circuito.

    1.2 - oscilar os mosfets de modo que carregue a bateria da maneira e com a voltagem correta.

    1.3 - enviar para o SIO o sinal ACOK para informar a presença de um carregador.

2 - reconhecer que o carregador foi desconectado

  2.1 habilita o mosfet comutador de bateria, e envia 12V para o circuito

  2.2 - informa para oSIO que o adaptador AC foi desligado.

  2.3 - desabilita o mosfet de entrada de modo que os 12V da bateria não retorne para o JACK DC.

 

 

Agora a segunda pergunta.

Porque a bateria é 12V.

Simples. pois que nesse caso precisa de menos "células"dentro dela, o que diminui o tamanho.

Alem do mais, os CI PWM, charge são construídos de modo a trabalhar dentro de uma faixa de tensão de entrada

peguei o próprio MB39a132 como exemplo.

 

[mg]476[/mg]

 

 

Voce pode ler datasheet de outros PWM para entender seu funcionamento

recomendo o TPS51125 e o BQ75724.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Perciva

Mais uma vez, respondendo as perguntas...

Pela sua explicação encontrei alguns termos que tive que pesquisar ainda mais. Por exemplo:

CI charger é o CI PWM

SIO - quer dizer Super I/O

ACOK - quer dizer um sinal AC que está OK

Tudo isso só me ajuda a aumentar meus conhecimentos... valew... alias, parabéns pelos seus 600 joinhas...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a maioria dos componentes não trabalha nem mesmo com tensão de 11V. Os 19V ou os 11V são convertidos para tensões mais baixas que irão alimentar os circuitos. Um processador trabalha com tensão entre 1,5V, 1,6. Uma memória ram trabalha com menos de 2V. Um bga recebe tensão de 1,2 e e de no máximo 3,0v. Um chip de bios e o super i/o recebem tensão de 3,3V. Pelos exemplos que dei dá pra entender que não há nenhum circuito que trabalha com mais que 5v, então essa tensão de entrada chega num pwm que diminui para a tensão que deve alimentar os chips principais.

 

Gilson,

Obrigado pelas suas explicações. Foi extremamente válida e exclareceu as minhas dúvidas... joinha pra vc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela sua explicação encontrei alguns termos que tive que pesquisar ainda mais. Por exemplo:

CI charger é o CI PWM

 

Vale lembrar que existe um CI com a funcao de PWM para cada fonte de alimentacao do notebooks, neste caso o CI do charger também forma parte da fonte de alimentacao que gera a tensao de carga da bateria.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...