Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido JBL Charge 4 - Não carrega

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Essa JBL não carrega no tempo especificado pelo fabricante de 4h, deixei mais de 12h e não carregou praticamente nada. Após desmontar verifiquei que estavam chegando os 5v nos pinos da bateria corretamente, 2,6v no pino 1 e 2,6v no pino 2. Sendo assim constatei que o problema é possivelmente na bateria, retirei ela e a mesma estava com 2.88v, até dei uns choques nela de 4.2v, mas sequer subiu sua tensão. Essa bateria tem uma placa gerenciadora de carga acredito eu, pode ser que o problema esteja nela e não nas próprias baterias em si, alguém pode me confirmar se realmente tem uma plaquinha que gerencia a carga dela? Se possível não quero trocar a bateria. 

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

Essa JBL não carrega no tempo especificado pelo fabricante de 4h, deixei mais de 12h e não carregou praticamente nada. Após desmontar verifiquei que estavam chegando os 5v nos pinos da bateria corretamente, 2,6v no pino 1 e 2,6v no pino 2. Sendo assim constatei que o problema é possivelmente na bateria, retirei ela e a mesma estava com 2.88v, até dei uns choques nela de 4.2v, mas sequer subiu sua tensão. Essa bateria tem uma placa gerenciadora de carga acredito eu, pode ser que o problema esteja nela e não nas próprias baterias em si, alguém pode me confirmar se realmente tem uma plaquinha que gerencia a carga dela? Se possível não quero trocar a bateria. 

Sim ela possui uma BmS de controle, o que poderia ser feito se realmente a célula estiver boa mas o BMS não é pegar um de uma bateria de celular e substituir a danificada, dará uma sobrevida a bateria ok.

Boa Sorte   :)

• Joinha 1
Link para o comentário

@Maru A bateria tá consumindo 0.07A quando carregando, deixei 12h e ela foi de 2.88v para 3.46v. Eu tentei dar um choque  diretamente na bateria com 5v, mas nem subiu a tensão. Aliás, é normal ter uma linha direta entre o B+ com os dois fios vermelhos e B- com os dois fios pretos? Eu quase nunca peguei caixas de som originais para conserto, então realmente não sei dizer se isso é normal, porque eu creio que como tem uma BMS, primeiramente a tensão passa por ela e depois vai para as baterias. Outra coisa, ao colocar para carregar, não é possível ver a tensão de 5v chegando na bateria, nos fios que entram 2.6v só aparece a tensão atual da bateria (3.46v atualmente), isso seria normal? 

Link para o comentário

@Maru Coloquei uma bateria de lítio comum que tem 3.85v, juntei dois fios positivos no P+ da BMS dessa bateria e 2 fios negativos no P- e coloquei nos dois positivos e negativos do conector. Após isso coloquei para carregar e apareceu 3 leds acesos e um quarto piscando, deixei assim por 1h e medi a bateria de novo e para a minha surpresa não tinha mudado a voltagem dela... Estou desconfiado que o U401 ou U400 esteja derrubando a corrente dos 5v, mas não tenho certeza alguma disso, alguma sugestão? 

Link para o comentário

1 hora atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

@Maru Coloquei uma bateria de lítio comum que tem 3.85v, juntei dois fios positivos no P+ da BMS dessa bateria e 2 fios negativos no P- e coloquei nos dois positivos e negativos do conector. Após isso coloquei para carregar e apareceu 3 leds acesos e um quarto piscando, deixei assim por 1h e medi a bateria de novo e para a minha surpresa não tinha mudado a voltagem dela... Estou desconfiado que o U401 ou U400 esteja derrubando a corrente dos 5v, mas não tenho certeza alguma disso, alguma sugestão? 

verifique a tensão que os dois estão liberando, realmente pode ser um dos dois ou mesmo os dois com problema, deixe a bateria desconectada do carregador e verifique as tensões de entrada nos dois e depois as saídas, anote para comparação, depois reconecta a bateria e efetue o mesmo teste e anote, compare e ai poderá ter uma certeza se é um ou os dois ruins.

Boa sorte   :)

• Joinha 1
Link para o comentário

@Maru Boa tarde. Eu tenho a tensão de 5v chegando no U401 e saindo dele, tanto com a bateria original conectada ou não e também está entrando 5v no U400 e dependendo se a bateria está conectada ou não, aparece na saída do U400 2.5v caso não conectada e 3.5v (tensão atual da bateria) se conectada. Eu tenho um adaptador que coloca na tomada e mostra a amperagem consumida, com essa bateria de lítio que adaptei não consome absolutamente nada, mas aparece que está carregando, não estou entendendo isso. Já com a original consome somente os 0.07A.

Link para o comentário

56 minutos atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

@Maru Boa tarde. Eu tenho a tensão de 5v chegando no U401 e saindo dele, tanto com a bateria original conectada ou não e também está entrando 5v no U400 e dependendo se a bateria está conectada ou não, aparece na saída do U400 2.5v caso não conectada e 3.5v (tensão atual da bateria) se conectada. Eu tenho um adaptador que coloca na tomada e mostra a amperagem consumida, com essa bateria de lítio que adaptei não consome absolutamente nada, mas aparece que está carregando, não estou entendendo isso. Já com a original consome somente os 0.07A.

Por um acaso você achou algo em curto nesta placa?? e como esta o conector de carregamento?? pegamos uma assim e era o conector de carga danificado

image.png.cf88d001bec7f4795012d8bef66bc683.png

e o próprio conector de faz a ligação da placa com o patch de bateria esta bem firme e sem mau contatos??

• Joinha 1
Link para o comentário

7 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

Boa noite. Não, eu não encontrei curto, medi continuidade nos pinos do J400 e J401 e até nas principais bobinas e nada de curto. 

Esta caixinha esta sinistra, ela é realmente original???, Pois fez tudo e ainda continua com o problema, esta muito estranho isto, estamos deixando passar algo. e as conexões do conector da carga esta bem soldado?? o que mais poderia fazer é  rastrear as trilhas responsáveis pela carda da bateria e assim tentar achar o que está de errado, fazendo um pente fino em tudo, pois todos os possíveis defeitos que esta caixa apresenta corriqueiramente já foram abordados, mas algo ainda esta errado, resistor alterado, diodo com fuga podem gerar esta falha também.

Boa sorte   :)

• Joinha 1
Link para o comentário

Boa noite. Não encontrei resistor alterado ou fuga na linha dos 5v que vai até o U400 e U401, nem no VBAT. A bateria aumenta o consumo conforme vai aumentando a tensão dela, quando estava com 3.5v só consumia 0.07A, agora que está com 4.02v + ou - tá consumindo 0.21A... Eu não sei mais no que recorrer, uma última alternativa é trocar a bateria, mas isso só comprando uma nova. 

Link para o comentário

@Maru  Estar chegando a voltagem correta nos pinos do conector J400 é sinônimo de que a placa principal está OK? Aliás, pode me confirmar se realmente tem que ter 2.5~2.6v no pino 16 do U400 com o USB-C conectado e sem a bateria? No pino 16 sem o conector eu tenho a tensão de bateria, mas quando conecta o usb-c eu ainda continuo tendo a tensão de bateria, essa tensão não deveria aumentar? 

Editado: por MarceloRibeiroF94
  • Joinha 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 31/10/2023 às 10:23, Maru disse:

o PAO -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Exatamente meu amigo, desculpe pela demora em responder. 

Mas é esse mesmo que na maioria das vezes costuma a dar defeito e o mesmo as vezes passa despercebido! 

Link para o comentário

• 1 mês depois...

estou com uma jbl charge 4 original que esta com problema bem parecido, ela veio demorando 1 dia e meio para carregar, agora atualmente ela parou de carregar, ja testei outras fontes e nada, ela pisca a luz indicadora de carga mais nao preenche e nem carrega, ela funciona normal , apenas nao esta carregando 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...