Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
smile_atencao_100.png   

Faça Perguntas. Ajude outros usuários.

A Comunidade está aqui para te ajudar ->  PARTICIPE !!! 

DavidWallaci

Notebook STI Não Liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

NOTEBOOK STI NÃO LIGA

Introdução

Primeiramente bom dia, tarde ou noite a todos do fórum ELETRÔNICA BR que são usuários e que colaboram com todos, esse é o meu primeiro post e vou trazer uma dica sobre a placa mãe de um notebook STI, sou iniciante na área, entendo poucas coisas e pretendo evoluir.

DICA

A Dica que vou trazer pra vocês é a seguinte, eu recebi um notebook que não ligava, ao abrir primeira coisa que eu faço é testar os fusíveis e depois troco os mosfet que é responsável pra mandar a energia para as bobinas de 3 e 5 volts, notei pelo multímetro que o fusível estava queimado, como não tive fusíveis disponível coloquei um fiapo de fio de cobre e soldei, como na imagem a seguir

w96xaq.jpg

notebook voltou a ligar.

ESPERO TER AJUDADO, E NÃO ESQUEÇA DO JOINHA, VOCÊ ME AJUDANDO EU PODEREI TE AJUDAR FUTURAMENTE

SE EU TIVER ERRADO EM ALGUMA INFORMAÇÃO POR FAVOR COMENTE

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Como você sabe qual o mosfet a trocar?

Eu tenho aqui um Asus que tem um mosfet avariado, ele tem escrita em cima, mas eu não sei qual mosfet comprar para substituir... Pode dar uma ajuda?

Compartilhar este post

Link para este post

amigo esse fio ai parece aguentar correntes um pouco + alta do que um fusível comum, já fiz isso mas usando 1 fio da malha dessoldadora, faça um teste com uma fonte assimétrica para ver quantos A essa espessura suporta antes de queimar,sucesso. 

Compartilhar este post

Link para este post

Amigo e se o mesmo defeito que causou a queima dele acontecer novamente e ele não esta ai para queimar, não danifica outros componentes?

Olha nos meus Testes se houver um curto novamente aquele pedaço de fio, vai se romper

Compartilhar este post

Link para este post

amigo esse fio ai parece aguentar correntes um pouco + alta do que um fusível comum, já fiz isso mas usando 1 fio da malha dessoldadora, faça um teste com uma fonte assimétrica para ver quantos A essa espessura suporta antes de queimar,sucesso.

pelo o que me informei aquele fio que coloquei vai dar entorno de 5a

Compartilhar este post

Link para este post

david sua dica é válida.porém há de se ver a primeira situação (a queima do fuse) esse cara não queima  a toa .

só pra exemplificar esse gabinete quebra facilmente as presilhas do parafuso que fica proximo ao conector dc ;levando a ruptura do cabo que liga a mobo ao conector esse conector as cores são invertida (preto=positivo;vermeho=negativo) se alguém tentar ligar ele no modelo tradicional irá queimar o fuse;então explique qual era o defeito anterior para podermos analisar melhor a dica blz.

Compartilhar este post

Link para este post

e cuidado 5 A é uma amperagem muito alta, se não tiver outro fusível coloque um fio (malha dessoldadora por exemplo) mais fino, e veja a dica do amigo acima, realmente fusíveis não costumam queimar do nada , sucesso.

Compartilhar este post

Link para este post

Realmente a dica é boa mas como os colegas em cima ja avisaram:

1º Fusivel não queima a toa

2º Ele esta para proteger

3º Se o fio for mais grosso que o de fabrica, vais ter problemas no futuro.

Porque repara amigo esse fio segundo dizes aguenta até 5A e isso é muito alto na entrada, os carregadores de notebook por norma têm uma potência de 65W ou 90W.

Sabendo que têm uma potência de 65W com a tensão de 19v fazemos as contas, para achar a corrente de entrada fazemos a seguinte formula P = V*I o que é o mesmo de I = P/V e ficamos com 65W / 19v = 3,4A esse carregador vai enviar no maximo 3,4A.

Se o teu cliente usar um carregador de 90W, 90W / 19v = 4,7A, esse carregador vai enviar no maximo 4,7A e esse fio aguenta 5A, sabendo que a placa somente consome em amperes o que ela precisa e não o valor total das contas, acredito que o fabricante colocou esse fusivel na entrada exactamente para proteger o circuito dessa corrente.

Ao colocares esse fio a maquina funciona mas sem a protecção do fabricante. Faz como os colegas mencionaram e coloca um fio mais fino para proteger, se ele quebrar de novo tens de ver porque ele está com um consumo alto queimando o fusivel.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...