Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook STI Não Liga

Avalie este tópico:


DavidWallaci

Posts em destaque

NOTEBOOK STI NÃO LIGA

 

Introdução

 

Primeiramente bom dia, tarde ou noite a todos do fórum ELETRÔNICA BR que são usuários e que colaboram com todos, esse é o meu primeiro post e vou trazer uma dica sobre a placa mãe de um notebook STI, sou iniciante na área, entendo poucas coisas e pretendo evoluir.

 

DICA

 

A Dica que vou trazer pra vocês é a seguinte, eu recebi um notebook que não ligava, ao abrir primeira coisa que eu faço é testar os fusíveis e depois troco os mosfet que é responsável pra mandar a energia para as bobinas de 3 e 5 volts, notei pelo multímetro que o fusível estava queimado, como não tive fusíveis disponível coloquei um fiapo de fio de cobre e soldei, como na imagem a seguir

 

w96xaq.jpg

 

notebook voltou a ligar.

ESPERO TER AJUDADO, E NÃO ESQUEÇA DO JOINHA, VOCÊ ME AJUDANDO EU PODEREI TE AJUDAR FUTURAMENTE

 

 

SE EU TIVER ERRADO EM ALGUMA INFORMAÇÃO POR FAVOR COMENTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo esse fio ai parece aguentar correntes um pouco + alta do que um fusível comum, já fiz isso mas usando 1 fio da malha dessoldadora, faça um teste com uma fonte assimétrica para ver quantos A essa espessura suporta antes de queimar,sucesso.

 

pelo o que me informei aquele fio que coloquei vai dar entorno de 5a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro DavidWallaci,

 

remova as letras maiúsculas de seu tópico, pois é contra as regras:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

            david sua dica é válida.porém há de se ver a primeira situação (a queima do fuse) esse cara não queima  a toa .

  só pra exemplificar esse gabinete quebra facilmente as presilhas do parafuso que fica proximo ao conector dc ;levando a ruptura do cabo que liga a mobo ao conector esse conector as cores são invertida (preto=positivo;vermeho=negativo) se alguém tentar ligar ele no modelo tradicional irá queimar o fuse;então explique qual era o defeito anterior para podermos analisar melhor a dica blz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a dica é boa mas como os colegas em cima ja avisaram:

1º Fusivel não queima a toa

2º Ele esta para proteger

3º Se o fio for mais grosso que o de fabrica, vais ter problemas no futuro.

 

Porque repara amigo esse fio segundo dizes aguenta até 5A e isso é muito alto na entrada, os carregadores de notebook por norma têm uma potência de 65W ou 90W.

 

Sabendo que têm uma potência de 65W com a tensão de 19v fazemos as contas, para achar a corrente de entrada fazemos a seguinte formula P = V*I o que é o mesmo de I = P/V e ficamos com 65W / 19v = 3,4A esse carregador vai enviar no maximo 3,4A.

 

Se o teu cliente usar um carregador de 90W, 90W / 19v = 4,7A, esse carregador vai enviar no maximo 4,7A e esse fio aguenta 5A, sabendo que a placa somente consome em amperes o que ela precisa e não o valor total das contas, acredito que o fabricante colocou esse fusivel na entrada exactamente para proteger o circuito dessa corrente.

 

Ao colocares esse fio a maquina funciona mas sem a protecção do fabricante. Faz como os colegas mencionaram e coloca um fio mais fino para proteger, se ele quebrar de novo tens de ver porque ele está com um consumo alto queimando o fusivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...