Jump to content

dúvida Dell N4030 / 48.4EK19.011 / Não carrega e touchpad apresenta interferencia

Rate this topic

ArthurGIM

Recommended Posts

Meu notebook da Dell N4030 (Possivel placa 48.4EK19.011, abri apenas para arrumar dobradiça, não tinha reparado na placa) apresenta o problema de carregar a bateria e ao mesmo tempo dependendo da energia em que esta conectada falha o touchpad completamente ficando imovel/em modo rolagem sozinho, a bateria fica sempre em 1% e suspeito não ser nem carregador (Pois testei de uma colega minha que carrega o dela de um diferente modelo porém com especificações do carregador de 65W),escuto um ruido como de interferencia/energia na parte inferior do notebook proximo ao local de onde fica encaixado a bateria, quando desmontei a bateria (que ja foi trocada) apresentava voltagens corretas das células, porém não soube em relação aos pinos... (Apresentou maximo 11.1v, e ela se apresenta apenas com 1% no notebook)

Como posso descobrir se é a bateria/bms ou algum circuito da placa-mãe dele? Não achei ninguém com problemas em placa sobre isso... geralmente ou era cabo de rede (Não estou a usar), bateria ou carregador... Não tenho outra bateria para testar porém tenho células, porém já que a voltagem parecia normal das células decidi não trocar... valeria a pena trocar todas e verificar se o problema persiste ou há algo para verificar antes de trocar?

Isso ta muito incomodo pois uso na faculdade onde tem ar condicionado forte que cada arranque de motor o touchpad chega até parar de funcionar, além que é chato ter que viver na tomada, as vezes alguém empurra ou está cheio...

(OBS: em casa raramente acontece o problema do touchpad porém persiste o de carregamento e o "zumbido")

Edited by ArthurGIM

• ArthurGIM changed the title to Dell N4030 / 48.4EK19.011 / Não carrega e touchpad apresenta interferencia
20 horas atrás, ArthurGIM disse:

Como posso descobrir se é a bateria/bms ou algum circuito da placa-mãe dele?

Para trocar as células é preciso resetar o bms.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Quanto a interferência, tem que examinar/testar os capacitores e circuitos de proteção contra ESD da placa, principalmente na entrada de alimentação.

Mas acredito que alguma fonte pwm da placa pode estar com ripple e qualquer oscilação na rede piora o ruído, afetando o funcionamento dos circuitos. Um osciloscópio vai ajudar a detectar ruído nas tensões da placa.

Edited by py2eb
  • Like 1

@py2ebGaranto que é bem mais que isso.

reparo em bateria requer equipamentos e software bem específicos e caros.

vc esta no caminho certo👍

@ArthurGIM Ninguém consegue reparar (nenhuma) bateria de (notebook) apenas trocando suas células.

Mesmo que "alguém" afirme que fez isso e "funcionou", as informações gravadas no (chip) exemplo: ciclos e balanceamento etc.... permanecerão o mesmo. 

Deixo 2 imagens da minha bancada para os colegas entenderem.

Captura de tela 2023-10-27 235136.png

Captura de tela 2023-10-27 235004.png

• Like 2

• 4 weeks later...

@ArthurGIM primeiro, a interferência pode ser a causa dos problemas. Os notes que possuem uma fonte aterrada, precisam ser usadas em uma tomada aterrada. É costume no Brasil, arrancar o terceiro pino do cabo da fonte ou usá-la em um famoso benjamim com tomada de dois pinos. Infelizmente a bateria ja era, precisa substitui-la. Mas se usam a fonte em tomadas sem aterramento, isso pode ter acontecido simplesmente por terem invertido a tomada, devido a falta do terceiro pino. Basta fazer uma vez, acredite, eu já fiz. 😄 Ou até, a própria tomada estar instalada de forma errada. Por causa disso também, carcaça de muitos notes ou a malha de aterramento ficam dando choques fortes. Principalmente se a tomada estiver com a fase e o neutro trocadas (monofásico), se estiver sem aterramento (bifasico e monofásico) e/ou se o uso da fonte estiver sendo feito de forma errada (com a tomada invertida e/ou sem aterramento).  

Segundo, verifique a tensão da fonte em um multímetro se está com a tensão correta pois ela também pode ter sido danificada. Se possível, verifique com algum osciloscopio. 

Terceiro, verifique o pwm da placa pra ver se não foi danificado também. Depois, verifique se existe sinal no conector da bateria da placa. Depois, verifique os mosfets do circuito charger.

Quarto, a bateria já era. É melhor comprar outra mesmo. As baterias do Dell são muito milindrosas. E mesmo que você troque as células pode ser que a bms da bateria já esteja cheia de erros na memória e não vai funcionar. Isso acontece não só com o Dell, mas parece que essa marca se preocupou mais em punir quem usar o sistema de carga de forma errada. 

Quinto, pode acontecer de dar problema também em display, principalmente naqueles notes que possuem uma parte metálica na carcaça do display. Pode dar problema em qualquer um dos componentes do note por simplesmente mal uso da alimentação de carga.

Boa sorte, amigo. 

15 minutos atrás, Rods disse:

@home service Consegue então aditar as informações que citou, como exemplo, ciclos? Desculpe pegar carona aqui para perguntar. Tens um nivel bom de sucesso nesses reparos?

Não é permitido alterar ciclos sem as substituição das células.

Com as substituição das células o ciclo pode ser zerado.

Sem a troca das células, "caso estejam boas", (exemplo desbalanceadas), executa-se o Discharge despois Charge.

Assim gravamos essas novas informações na eeprom, (sem alterar o ciclo)....