Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Qual é o Componente?

Posts em destaque

Olá Pessoal! Boa Noite!

Preciso da ajuda de vocês! Eu tenho um conversor Buck-Boost XK-4KX e eu usava ele como fonte de bancada juntamente com uma fonte ATX de computador.... e aí acontece que durou um pouco mais de um ano, até eu acabar queimando ele agora pouco! Fui alimentar uma lâmpada H4 12V e estava consumindo 2.5A, e deixei lá fazendo um teste com um gerador de PWM na saída do conversor... Daí não ficou nem 5 minutos, a fonte já desligou na hora, daí fui religar e ela sempre desarmava... abri o conversor e fui ligando e desligando e ela desarmando, até que identifiquei que era um componente da PCI de potência do conversor! Eu não sei que componente é esse! ele não tem Part Number, está todo limpo de qualquer informação! ele está em curto, retirei ele, e não sei agora o que fazer... Peço por favor que me ajudem a saber qual é esse componente... Eu acho que possa ser um Mosfet, mas não tenho ideia de qual é! se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato, pois só tenho ela e uso muito pra fazer minhas manutenções! Obrigado galera.

IMG_20231027_220956.jpg

IMG_20231027_221124.jpg

IMG_20231027_221247.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem a informação fica difícil mesmo, você pode usar mosfet de baixa da parte de alimentação do processador de placa mãe antiga como teste.

Observe a pinagem pegando o datasheet do componente que você irá utilizar no lugar.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário

Olá, Boa Tarde!

Passando pra dizer que consegui resolver o problema... Duas Pessoas havia me falado em outro grupo sobre dois Mosfet's que poderiam ser esse que queimou, são eles: RU7570L e RU8590S! Analisei o Datasheet dos dois e a partir deles fui procurar outros Mosfet's. Achei umas placas Mãe de PC de sucata aqui paradas e fui procurar... achei um monte de Mosfet Tipo N! e então retirei um modelo de cada, e enfim, achei 2 tipos de Mosfet's que funcionaram... porém não é o indicado para o módulo, Seria indicado para eles um Advanced Power Mosfet, igual os mencionados. Eu tentei achar um mais parecido com os mencionados, porém achei só 2 que chegaram mais próximos... Eu Testei os dois Mosfet's "AP70T03GH/J e K3918". Os dois tem o Vds de 30V, a corrente é boa, porém não consigo chegar o Regulador Buck até os 30V... mesmo sem carga eles começam a aquecer a ponto de desssoldarem! Então só consigo chegar até 27 Volts, e com cargas até 3A por poucos minutos.... mas isso já foi muito bom! Eu no momento deixei o Mosfet AP70T03GH/J pois o outro esquentou muito mais em tensões acima de 12V sem carga... daí vou usando esse até eu comprar um dos dois mencionados no início! Desde já, agradeço pela dica! Essa experiência foi muito boa para aprendizado...  Muito Obrigado 🙌🏻🙏🏻

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...